Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1809
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliva, Osmar Pereira-
dc.contributor.authorGusmão, Daniel Fernandes.-
dc.date.accessioned2025-02-27T11:20:54Z-
dc.date.issued2023-06-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1809-
dc.description.abstractSimulacros (1977), by Sérgio Sant'Anna, presents itself as a work of controversial meanings in that it reflects on concepts such as simulacrum, representation, literature, among others, thus undermining theoretical constructs already solidified in the history of art. literary criticism. It is from this perspective that, in this study, we are dedicated to the analysis of the processing of the concept of simulacrum, in the spheres of social and fictional representation as performed in Simulacros (1977). Therefore, with regard to the study of social representation in such a narrative, taking into account themes such as postmodernism, contemporaneity and literary production in times of dictatorial censorship, we list as fundamental the studies of Antonio Candido (1985), Mikhail Bakhtin (2010), Carine Daniele Franke (2011), Deonísio da Silva (1986), Linda Hutcheon (1991), Luiz Costa Lima (2006), Maria Luiza Tucci Carneiro (2002), Niza Villaça (1996) and Samira Pinto Almeida (2015), Sandra Reimão (1996) , Silviano Santiago (1989), among others. On the other hand, when dealing with the problem of fictional representation and considering the concepts of simulacrum and mimesis, we used authors such as Aristoteles (2011), Eric Auerbach (2015), Gilles Deleuze (1998; 1988, 1974), Jean Baudriland( 1991), Juan José Saer (2012), Luiz Costa Lima (2003, 2007), Plato (2003, 2006), Roland Barthes (2009)and Wolfgang Iser (2002). Methodologically, we make use of a bibliographic-qualitative research, in which we find out how Simulacros (1977) tends to reflect on social and fictional representation in a literary context based on the concept of simulacrum. Therefore, from the analysis of Simulacros (1977), we understand that this work performs a simulacrum in all its social and fictional composition, provoking a (re)(de)construction of the fictional reality itself, as well as the interpellation of its social context of production.pt_BR
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSimulacros - Sant'Anna, Sérgio, 1941-2020 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura e sociedadept_BR
dc.subjectImitaçãopt_BR
dc.subjectFicçãopt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.titleQuando a literatura se torna simulacro: sociedade e ficção em Simulacros, de Sérgio Sant’Annapt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLetraspt_BR
dc.description.resumoSimulacros (1977), de Sérgio Sant’Anna, expõe-se como uma obra de significados polêmicos na medida em que reflete acerca de conceitos como simulacro, representação, literatura, entre outros, abalando, dessa forma, construtos teóricos já solidificados na história da crítica literária. A partir dessa perspectiva é que, neste estudo, dedicamo-nos à análise do processamento do conceito de simulacro, nos âmbitos da representação social e ficcional conforme executadas em Simulacros (1977). Para tanto, no que se refere ao estudo da representação social em tal narrativa, levando em consideração temáticas como pós-modernismo, contemporaneidade e produção literária em tempos de censura ditatorial, elencamos como basilares os estudos de Antonio Candido (1985), Mikhail Bakhtin (2010),Carine Daniele Franke (2011), Deonísio da Silva (1986), Linda Hutcheon (1991), Luiz Costa Lima (2006), Maria Luiza Tucci Carneiro (2002), Niza Villaça (1996) e Samira Pinto Almeida (2015), Sandra Reimão (1996), Silviano Santiago (1989), entre outros. Por outro lado, em se tratando da problemática da representação ficcional e considerando os conceitos de simulacro e mímesis, lançamos mãos de autores como Aristóteles (2011), Eric Auerbach (2015), Gilles Deleuze (1998; 1988, 1974), Jean Baudriland (1991), Juan José Saer (2012), Luiz Costa Lima (2003, 2007), Platão (2003, 2006), Roland Barthes (2009) e Wolfgang Iser (2002), entre outros. Metodologicamente, valemo-nos de uma pesquisa de cunho bibliográfico- qualitativo, em que averiguamos o modo como Simulacros (1977) tende a refletir acerca da representação social e ficcional em âmbito literário a partir do conceito de simulacro. Assim sendo, a partir da análise de Simulacros (1977), entendemos que tal obra performatiza um simulacro em toda a sua composição social e ficcional, provocando uma (re)(des)construção da realidade ficcional em si, bem como a interpelação do seu contexto social de produção.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2025-02-28T11:20:54Z-
dc.contributor.refereeCampos, Pereira, Andrea Cristina Martins Alex Sander Luiz-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gusmão, Daniel Fernandes_Quando a literatura se torna simulacro_2023.pdf1,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.