Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1813Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Osmar, Pereira Oliva | - |
| dc.contributor.author | Cruz, Ana da Conceição Rodrigues da. | - |
| dc.date.accessioned | 2025-02-27T13:49:18Z | - |
| dc.date.issued | 2023-10-31 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1813 | - |
| dc.description.abstract | This dissertation aimed to analyze violence and crime in the short stories of the book "Olhos d'água" by Conceição Evaristo (2014). We started with the assumption that the focus is on violence and crime in urban peripheries, specifically located in the hills. The work consists of fifteen short stories, in which there is both symbolic and physical presence of violence and crimes suffered or committed by black protagonists, residents of these urban peripheries. In this study, we sought to identify the various forms of violence and crimes suffered, such as those committed by the protagonists of the stories: "Ana Davenga," "Duzu-Querença," "Maria," "Di Lixão," "A gente combinamos de não morrer." Thus, we investigated how these violence and crimes served to demonstrate the supremacy of black individuals or place them in a transgressive position in a fragmented society, and the means of survival of the Afro-Brazilian community in contemporary society. Conceição Evaristo has become one of the most significant intellectual writers of contemporary Afro-Brazilian literature, portraying through her writing black characters who have been stereotyped and marginalized for centuries. Furthermore, as a female writer, stereotyped by the canon as having a writing without political and social value judgments, the weight of this discrimination was harsh and exclusionary. Thus, the research follows the hypothetical-deductive bibliographic method for the study's verification. It relies on anthropological theories by Skidmore (1979), Azevedo (2004), Spivak (2010); Afro-Brazilian literature theories by Duarte (2011); and sociological and historical studies on Africans in Brazil by Freyre (2004). The discussion also encompasses laws that prescribe punishments for abuses portrayed in the Statute of Children and Adolescents (ECA), No. 8,069 reformulated by the Federal Constitution in (1988), and the Maria da Penha Law, 11,340 (2006), regarding punishments for domestic violence crimes, in addition to the analysis of the chosen work, "Olhos d'água," among others. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Other | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Literatura Brasileira - Conto | pt_BR |
| dc.subject | Evaristo, Conceição, 1946-. – Olhos d’água - Análise e interpretação | pt_BR |
| dc.subject | Violência. | pt_BR |
| dc.subject | Criminalidade | pt_BR |
| dc.subject | Negro | pt_BR |
| dc.title | A vida na corda bamba: violência e criminalidade em Olhos d’água, de Conceição Evaristo | pt_BR |
| dc.type | Dissertacao | pt_BR |
| dc.subject.area | Linguistica, Letras e Artes | pt_BR |
| dc.subject.subarea | Letras | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta dissertação teve por objetivo analisar a violência e a criminalidade em contos do livro Olhos d`água, de Conceição Evaristo (2014). Partimos do pressuposto de que o foco é a violência e o crime na periferia urbana, especificamente, localizados nos morros. A obra é constituída de quinze contos, neles há a presença simbólica e física da violência e dos crimes sofridos ou praticados pelos protagonistas negros, moradores dessas periferias urbanas. Neste estudo, buscamos identificar as várias formas de violências e crimes sofridos, como aqueles praticados pelos personagens protagonistas dos contos: “Ana Davenga”, “Duzu-Querença”, “Maria”, “Di Lixão”, “A gente combinamos de não morrer”. E assim, averiguar como essas violências e esses crimes serviram para demonstrar a supremacia do negro ou colocá-los frente a transgressiva numa sociedade fragmentada, e os meios de sobrevivência da comunidade afro-brasileira na sociedade contemporânea. Conceição Evaristo tornou-se uma das maiores escritoras intelectuais da literatura negro-brasileira contemporânea, e traz por meio da escrita personagens negros, que, por séculos foram estereotipados e marginalizados. Além disso, por se tratar de uma escrita feminina, estereotipada pelo cânone, como: uma escrita sem juízo de valor político e social. Nesse viés, por ser escritora negra, o peso dessa discriminação foi árduo e excludente. Assim, a pesquisa parte do método hipotético-dedutivo bibliográfico para constatação do estudo. Desse modo apoia-se nas teorias antropológicas de: Skidmore (1979); Azevedo (2004); Spivak (2010); nas teorias da literatura afro-brasileira de Duarte (2011); nos estudos sociológicos e históricos acerca dos africanos, no Brasil de Freyre (2004). Dessa forma discute-se as Leis que prevêem punições e crimes aos maus tratos retratadas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Nº 8.069 reformulada pela Constituição Federal em (1988) e a Lei Maria da Penha, 11.340 (2006) sobre punições a crimes de violência doméstica, ao estudo da obra escolhida a análise, Olhos d`água, dentre outros. | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| dc.embargo.lift | 2025-02-28T13:49:18Z | - |
| dc.contributor.referee | Souza, Márcio Jean Fialho | - |
| dc.contributor.referee | Maia, Geuvana Vieira de Oliveira | - |
| Aparece nas coleções: | Dissertações | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Cruz, Ana da Conceição Rodrigues da_A vida na corda bamba_2023.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.