Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1817
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Alba Valéria Niza-
dc.contributor.authorMoreira, Orlinda Imaculada.-
dc.date.accessioned2025-02-27T15:27:32Z-
dc.date.issued2023-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1817-
dc.description.abstractMedia use is increasingly inserted in the school routine, and it provides new ways of working in such environment. They appear as an innovative tool for the study of the most varied textual genres, being able to influence learning, analysis and reflection, in order to form the world knowledge of the individuals who explore them. Regarding the new technologies, they have become an indispensable communication vehicle for students in general (ALMEIDA, 2010). Therefore, in this work we propose to analyze the literary narratives approach(es) in Portuguese textbooks adopted in state public schools. We considered first how literary narratives are worked, specifically in Portuguese Language classes, through the textbook. We focused on finding openings for possible dialogues with the media and printed material, the textbook, the possible contributions for the critical readers formation, and how these media present literary narratives and text production in textbooks, with a view to formation of critical readers, capable of reflecting and taking a stand on relevant contemporary issues. We present the 9th grade textbooks for the formation of competent, creative and critical readers in different language situations; we reflected on the textbook as an innovative tool in the active readers formation in contemporary times; we verified whether the textbook, as a digital tool, favors the taste for reading literary texts; and finally, we analyzed the digital tool as an educational instrument and propitiator of the taste for reading literary texts in the textbook. The research corpus consisted of two Portuguese textbooks from the 9th grade of elementary school, indicated by Portuguese language PNLD, the Programa Nacional do Livro Didático – PNLD (in English, National Textbook Program) Portuguese language, 2018 edition: Se Liga na Língua: Leitura, Produção de Texto, Linguagem, and the books from the collection Araribá Project, PNLD, 2008 edition. This study reinforces the teacher importance as a mediator in the literary narratives reading from the textbook. Regarding the theoretical framework, this research is based on ideas from scholars in the areas of literature and education – mainly Antonio Candido, Isabel Solé, Nelly Novaes Coelho, Paulo Freire, Marisa Lajolo, Magda Soares – and on the normative framework of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018; in English, Common National Curriculum Base), among others.pt_BR
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstudantes - Livros e leiturapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectNarrativas literáriaspt_BR
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectLeitor crítico.pt_BR
dc.titleLiteratura e a formação do leitor : uso das mídias tecnológicas na educação básicapt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLetraspt_BR
dc.description.resumoO uso das mídias está cada vez mais inserido no cotidiano escolar, e sua utilização proporciona novas modalidades de trabalho em tal ambiente. Elas aparecem como ferramenta inovadora para o estudo dos mais variados gêneros textuais, podendo influenciar na aprendizagem, análise e reflexão, de modo a formar o conhecimento de mundo dos indivíduos que as exploram. Acerca das novas tecnologias, elas se tornaram indispensável veículo de comunicação para estudantes de modo geral (ALMEIDA, 2010). Assim sendo, neste trabalho propomos a analisar a(s) abordagem(s) das narrativas literárias em livros didáticos de português adotados em escolas públicas estaduais. Levamos em consideração, a priori, como as narrativas literárias são trabalhadas, especificamente nas aulas de Língua Portuguesa, por meio do livro didático. Tivemos como foco encontrar abertura para possíveis diálogos com as mídias e o material impresso, o livro didático, as possíveis contribuições para formação de leitores, e de como essas mídias apresentam em livros didáticos as narrativas literárias e a produção de texto, tendo em vista a formação de leitores críticos, capazes de refletir e de se posicionar sobre temas relevantes na contemporaneidade. Apresentamos os livros didáticos do 9º ano na formação de leitores competentes, criativos e críticos nas diversas situações de linguagem; refletimos sobre o livro didático como ferramenta inovadora na formação de leitores ativos na contemporaneidade; verificamos se o livro didático, como ferramenta digital, propicia o gosto pela leitura de textos literários e por fim, analisamos a ferramenta digital como instrumento educativo e propiciador do gosto pela leitura de textos literários no livro didático. O corpus da pesquisa foi constituído por dois livros didáticos de português do 9º ano do Ensino Fundamental, selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD de Língua Portuguesa, edição de 2018: Se Liga na Língua: Leitura, Produção de Texto, Linguagem, e os livros da coleção do Projeto Araribá, PNLD, edição de 2008. Este estudo reforça a importância do professor como mediador de leitura de narrativas literárias a partir do livro didático. Em relação ao aporte teórico, esta pesquisa apoia-se em ideias de estudiosos das áreas de literatura e educação – principalmente Antonio Candido, Isabel Solé, Nelly Novaes Coelho, Paulo Freire, Marisa Lajolo, Magda Soares – e no marco normativo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), dentre outros.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2025-02-28T15:27:32Z-
dc.contributor.refereeSantos, Rita de Cássia Silvia Dionísio-
dc.contributor.refereeAlves, Roberta Maria Ferreira-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Moreira, Orlinda Imaculada_Literatura e a formação do leitor_2023.pdf3,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.