Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1826
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Nepomuceno, Arlete Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Silva, Sidneia Rodrigues da | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-27T20:29:34Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1826 | - |
dc.description.abstract | In this research, we aim to present a notebook of news reading activities, with suggestions for the development of critical-reflective reading and the production of new knowledge. This proposal justifies the need to develop interventional strategies to awaken in students the interest in reading and try to minimize difficulties with regard to reading proficiency. Thus, in view of the difficulties of comprehensive-reflective reading evidenced in teaching practice and in the results of systemic assessments, questions emerged that we proposed to answer through the research question: which activities can be proposed for the production of meanings, with a critical-reflective reading, by students of the final years of elementary school during the reading of the discursive genre reportage? Thus, considering that the classroom should be a space for promoting of knowledge,we venture that a proposal for reading activities of the reporting genre, through practical workshops that explore language as a social practice, in a dialogic perspective, raising reflective attitudes, avoid reading proposals superficial and are more suitable for the development of critical-reflective reading of elementary school students. Based on socio-interactive bases, the theory of genres propounded by Bakhtin (1997) constituted a basic theoretical framework for the study undertaken, in dialogue with discussions and reflections proposed by Lage (2001), Yanes (2004), Bahia (1999), regarding to the report, Brandão (2012), Maingueneau (2005; 2015), with regard to Discourse Analysis, among others, on discourse under the political bias, etc. Methodologically, our study is aligned with a qualitative-interpretive approach, through a bibliographical and documentary research, in order to gather information, concepts and positions regarding the topic under study. With the production of a pedagogical notebook aimed at Portuguese language teachers in basic education, we hope to collaborate so that educators can intervene for a greater perception and awareness of students, in order to stimulate a critical posture. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Other | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Leitura crítico-reflexiva | pt_BR |
dc.subject | Reportagens | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.title | Reportagens sobre política: uma análise interpretativa | pt_BR |
dc.type | Dissertacao | pt_BR |
dc.subject.area | Ciencias Humanas | pt_BR |
dc.subject.subarea | Letras | pt_BR |
dc.description.resumo | Nesta pesquisa, objetivamos apresentar um caderno de atividades de leitura de reportagens, com sugestões para o desenvolvimento da leitura crítico-reflexiva e a produção de novos conhecimentos.Tal proposta justifica pela necessidade do desenvolvimento de estratégias interventivas para despertar nos alunos o interesse pela leitura e tentar minimizar dificuldades no tocante à proficiência leitora.Desse modo,tendo em vista o quadro de dificuldades de leitura compreensivo-reflexiva evidenciado na prática docente e nos resultados das avaliações sistêmicas, surgiram questionamentos a que nos propusemos a responder por meio da pergunta de pesquisa: quais atividades podem ser propostas para a produção de sentidos, com uma leitura crítico-reflexiva, por parte de alunos dos anos finais do ensino fundamental durante a leitura do gênero discursivo reportagem? Assim, considerando que a sala de aula deve ser espaço de promoção do saber,aventamos a hipótese de que uma proposta de atividades de leitura do gênero reportagem, por meio de oficinas práticas que explorem a linguagem como prática social, numa perspectiva dialógica, suscitando atitudes reflexivas, fogem de propostas de leitura superficial e são mais adequadas ao desenvolvimento da leitura crítico-reflexiva de alunos do ensino fundamental. Alicerçada em bases sociointerativas, a teoria dos gêneros propalada por Bakhtin (1997) constituiu um referencial teórico basilar para o estudo empreendido, em diálogo com discussões e reflexões propostas por Lage (2001), Yanes (2004), Bahia (1999), no tocante à reportagem, Brandão (2012), Maingueneau (2005; 2015), no que se refere à Análise do Discurso,entre outros, sobre o discurso sob o viés políticoetc.Metodologicamente, nosso estudo alinha-se com uma abordagem qualitativo interpretativa, por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, de modo a reunir informações, conceitos e posicionamentos no tocante ao tema em estudo. Com a produção de um caderno pedagógico direcionado aos professores de Língua Portuguesa do ensino básico, esperamos colaborar para que os educadores possam interferir para uma maior percepção e conscientização dos alunos, de forma aestimular uma postura crítica. | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2025-02-28T20:29:34Z | - |
dc.contributor.referee | . | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, Sidneia Rodrigues da_Reportagens sobre política_2021.pdf | 2,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.