Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1828
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Maria da Penha Brandim-
dc.contributor.authorPinto, Anne Francielle Macedo Dias Ribeiro-
dc.date.accessioned2025-02-27T20:30:05Z-
dc.date.issued2023-05-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1828-
dc.description.abstractThis research consists of an analysis of the use of anaphoric referential processes in the argumentative writing of students in the ninth year of elementary school at a state school in the municipality of Montes Claros (MG) and investigates the contributions of these cohesive resources to the development of argumentativeness. In this sense, we aim to show that referencing (specifically coreferential and encapsulating), as an argumentation strategy instantiated in the review genre, contributes to the development of these students' proficient argumentative writing. The theme of the work emerges from the fact that, in textbooks and institutional assessments, referencing is limited to the ability to substitute words in order to avoid vocabulary repetition, thus excluding its discursive characteristic. Through a qualitative interpretative methodology that follows the assumptions of bibliographic research, we propose, based on the diagnosis, a pedagogical sequence with dynamic and motivating activities in order to improve the approach and use of the phenomenon under analysis.pt_BR
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectReferência (Linguística)pt_BR
dc.subjectAnáfora (Linguística)pt_BR
dc.subjectTextospt_BR
dc.subjectEscrita argumentativapt_BR
dc.subjectResenhapt_BR
dc.subjectPodCastpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa (Ensino fundamental)pt_BR
dc.titleProcessos referenciais em textos argumentativos: uma proposta pedagógica para o desenvolvimento da escritapt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Humanaspt_BR
dc.subject.subareaLetraspt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa consiste em uma análise acerca do emprego de processos referenciais anafóricos na escrita argumentativa dos alunos do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município de Montes Claros (MG) e averigua as contribuições desses recursos coesivos para o desenvolvimento da argumentatividade. Nesse sentido, objetivamos mostrar que a referenciação (especificamente correferencial e encapsuladora), como estratégia de argumentação instanciada no gênero resenha, contribui para o desenvolvimento da escrita argumentativa proficiente desses estudantes. A temática do trabalho emerge do fato de que, em livros didáticos e em avaliações institucionais, a referenciação se limita à habilidade de substituir palavras a fim de se evitar repetição vocabular, excluindo, assim, sua característica discursiva. Por meio de uma metodologia qualitativo-interpretativa que segue os pressupostos da pesquisa bibliográfica, propomos, a partir do diagnóstico, uma sequência pedagógica com atividades dinâmicas e motivadoras a fim de se aprimorarem a abordagem e o emprego do fenômeno em análise.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2025-02-28T20:30:05Z-
dc.contributor.refereeRibeiro, Maria Clara Maciel de Araújo-
dc.contributor.refereeSouza, Fátima Aparecida de-
dc.contributor.refereePenido, Luiz Henrique Carvalho-
dc.contributor.refereeOliveira, Sandra Carneiro de-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pinto, Anne Francielle Macedo Dias Ribeiro_Processos referenciais em textos argumentativos_2023.pdf2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.