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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1829
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães de | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Vanessa Menezes | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-27T20:30:14Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-01 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1829 | - |
dc.description.abstract | Research carried out within the scope of the Professional Master's Degree in Letters at the State University of Montes Claros in order to answer the difficulties of a sample of EF II students in relation to the differentiation and use of fact and opinion in the writing of argumentative texts and which theoretical-methodological actions may compose a proposal to be developed with a view to enabling the establishment of the difference between fact and opinion and the use of this dyad in the writing of argumentative texts. Its general objective was to present a pedagogical notebook with activities for the development of fact and opinion recognition skills and the writing of argumentative texts. As for the specific ones: Present the theoretical framework; to present systematized data that show difficulties of a sample of students in the final years of EF regarding the differentiation and use of fact and opinion in argumentative texts and to elaborate methodological strategies, theoretically based on the TL, for the writing of argumentative texts contemplated by the BNCC, through didactic sequences that aim to organize knowledge about textual genres of argumentative typology and their application in writing. Methodologically qualitative, the data presented were based on exercises applied on different occasions and found in a personal archive. The bibliographical research had as theoretical foundations mainly the studies of Fávero and Koch (2012), Koch (2002-2021), Koch and Travaglia (2021); Marcuschi (2020), Platão and Fiorin (2000); Dolz; Noverraz; Schneuwly (2011), among others. As for the results, the difficulties of a sample of PE students in relation to the differentiation and use of fact and opinion in the writing of argumentative texts were highlighted and theoretical-methodological actions were elaborated with a view to enabling the establishment of the difference between fact and opinion and the use of this dyad in the writing of argumentative texts. In this way, a pedagogical notebook with activities for the development of fact and opinion recognition and writing of argumentative texts was presented as a final product | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Other | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Escrita argumentativa | pt_BR |
dc.subject | Linguística textual | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.title | Coerência textual: a díade fato e opinião na construção argumentativa em aulas de língua portuguesa dos anos finais do ensino | pt_BR |
dc.type | Dissertacao | pt_BR |
dc.subject.area | Ciencias Humanas | pt_BR |
dc.subject.subarea | Letras | pt_BR |
dc.description.resumo | Investigação realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual de Montes Claros com a finalidade de responder quais as dificuldades de uma amostra de alunos do EF II em relação à diferenciação e ao uso do fato e da opinião na escrita de textos argumentativos e quais ações teórico-metodológicas poderão compor uma proposta a ser desenvolvida com vistas a possibilitar o estabelecimento da diferença entre fato e opinião e o uso dessa díade na escrita de textos argumentativos. Teve como objetivo geral apresentar um caderno pedagógico com atividades para o desenvolvimento de habilidades de reconhecimento de fato e opinião e escrita de textos argumentativos. Já os específicos: Apresentar o referencial teórico; apresentar dados sistematizados que evidenciem dificuldades de uma amostra de alunos dos anos finais do EF quanto à diferenciação e uso de fato e opinião em textos argumentativos e elaborar estratégias metodológicas, teoricamente fundamentadas na LT, para a escrita de textos argumentativos contemplados pela BNCC, através de sequências didáticas que visam organizar os conhecimentos sobre os gêneros textuais de tipologia argumentativa e sua aplicação na escrita. Metodologicamente de base qualitativa, os dados apresentados partiram de exercícios aplicados em ocasiões diversas e que se encontram em arquivo pessoal. A pesquisa bibliográfica teve como fundamentos teóricos principalmente os estudos de Fávero e Koch (2012), Koch (2002-2021), Koch e Travaglia (2021); Marcuschi (2020), Platão e Fiorin (2000); Dolz; Noverraz; Schneuwly (2011), entre outros. Quanto aos resultados, pôs-se em evidencia as dificuldades de uma amostra de alunos do EF em relação à diferenciação e ao uso do fato e da opinião na escrita de textos argumentativos e elaboraram-se ações teórico-metodológicas com vistas a possibilitar o estabelecimento da diferença entre fato e opinião e o uso dessa díade na escrita de textos argumentativos. Dessa forma, apresentou-se como produto final um caderno pedagógico com atividades para o desenvolvimento de habilidades de reconhecimento de fato e opinião e de escrita de textos argumentativos. | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2025-02-28T20:30:14Z | - |
dc.contributor.referee | Lima, Maria da Penha Brandim | - |
dc.contributor.referee | Machado, Juliana Lacerda | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Oliveira, Vanessa Menezes_Coerência textual_2023.pdf | 2,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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