Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1830
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Maria de Lourdes Guimarães de-
dc.contributor.authorMendes, Paulo César-
dc.date.accessioned2025-02-27T20:30:23Z-
dc.date.issued2023-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1830-
dc.description.abstractThis research aimed at presenting a plan of interventional proposals for reading funk music lyrics through didactic sequences and was motivated by the lack of interest and reading skills among 6th grade students at Escola Estadual Erezinha Antunes Martins in Nova Porteirinha, Minas Gerais, and by the interest in developing meaningful proposals. To this end, we started with the following question: “Can a systematic study of funk lyrics, especially the conscious funk sub-genre, be described and presented as a tool for working with reading in the final years of Elementary School?”. In this context, the hypothesis was that reading activities of funk lyrics, carried out in an interpretive, comprehensive, and critical way, in Portuguese language classes, can be described and presented as possible facilitators of the development of reading skills, towards literacy. To develop the research, it sought to present theoretical contributions that would support the development of didactic sequences for reading funk music lyrics, especially conscious funk; to analyze the results of a questionnaire on the musical preferences of the research participants; and, finally, to plan and describe didactic sequences for reading music from the conscious funk genre for students in the 6th grade of Elementary School II. It is theoretically based on authors who discuss reading comprehension, prior knowledge in reading, intertextuality, literacy, the importance of music for literacy, the funk genre, and didactic sequences. This is a qualitative, bibliographical, and propositional study, which made it possible to present theoretical subsidies, describe the reading preferences of 6th grade students and draw up three interventional proposals, in order to provide a positive response to the problem, confirm the hypothesis and satisfactorily achieve the proposed objectives.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHabilidades de leiturapt_BR
dc.subjectLeitura de letras de música funkpt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.titleLetras de música (funk): ferramentas para desenvolver habilidades de leitura de alunos do 6º ano – Ensino Fundamental II da Escola Estadual Erezinha Antunes Martins–MGpt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Humanaspt_BR
dc.subject.subareaLetraspt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou apresentar um planejamento de propostas interventivas para a leitura de letras de música funk por meio de sequências didáticas, tendo sido motivada pela verificação da falta de interesse e de habilidades de leitura de alunos de 6º ano da Escola Estadual Erezinha Antunes Martins, em Nova Porteirinha – MG, e pelo interesse em elaborar propostas significativas. Para tanto, partiu-se do seguinte questionamento: “Um estudo sistemático de letras de músicas do gênero funk, em especial do subgênero funk consciente, pode ser descrito e apresentado como ferramenta para o trabalho com leitura nos anos finais do Ensino Fundamental II?”. Nesse contexto, teve como hipótese a ideia de que atividades de leituras de letras de músicas do gênero funk, realizadas de forma interpretativa, compreensiva e crítica, em aulas de língua portuguesa, podem ser descritas e apresentadas como possíveis facilitadoras do desenvolvimento de habilidades de leitura, rumo ao letramento. Para o desenvolvimento da pesquisa, buscou apresentar aportes teóricos que subsidiem a elaboração de sequências didáticas para a leitura de letras de música funk, em especial funk consciente; analisar os resultados de um questionário sobre preferência musical dos participantes da pesquisa; e, por fim, planejar e descrever sequências didáticas para a leitura de músicas do gênero funk consciente para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II. Teoricamente, está fundamentada em autores que discutem a leitura compreensiva, conhecimentos prévios na leitura, intertextualidade, letramento, importância da música para o letramento, sobre o gênero funk e sequências didáticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e propositiva, que possibilitou apresentar subsídios teóricos, descrever as preferências de leitura de alunos de 6º ano e elaborar três propostas interventivas, de forma a evidenciar a resposta positiva para o problema, confirmar a hipótese e o alcançar satisfatoriamente os objetivos propostos.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2025-02-28T20:30:23Z-
dc.contributor.refereeMoraes, Carla Roselma Athayde-
dc.contributor.refereeCosta, Daniela Imaculada Pereira-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mendes, Paulo César_Letras de música funk_2023.pdf5,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.