Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1831
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarbosa, Liliane Pereira-
dc.contributor.authorSales, Macélia Teixeira-
dc.date.accessioned2025-02-27T20:30:31Z-
dc.date.issued2023-07-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1831-
dc.description.abstractThis research had as object of study the spelling errors resulting from the irregularities of the Portuguese spelling norm in the representation of the phoneme /s/, present in the writing of students of the 6th and 7th years of elementary school II. It arose from one of the following questions: what would be the most recurrent errors related to spelling irregularities in these students’ writing?; and what didactic-pedagogical strategies for teaching-learning spelling irregularities in Portuguese could compose a teaching proposal to support the spelling writing of elementary school II students? The hypotheses raised, respectively, were that the most recurrent difficulty in the students’ spelling writing, related to irregularities, concerns the phoneme /s/, and that a teaching-learning proposal based on didactic-pedagogical, systematic and reflective strategies to the teaching and learning of spelling irregularities in Portuguese can develop students’ writing, in its spelling aspect. The general objective of the research was to present a didactic-pedagogical proposal, in a systematic and reflective approach to the teaching and learning process, to alleviate the spelling errors arising from the spelling irregularity that was most evident in the diagnosis. In this case, violations of the orthographic representation of the phoneme /s/. For that, theoretical anchoring was sought in authors who defend the teaching of orthographic norms in a systematic and reflective perspective, and also in those who indicate the use of educational strategies based on gamification and digital games. The research presents a quantitative and qualitative methodology and its nature is diagnostic, interpretative and propositional. The results showed that, in the subcategory of irregularities, spelling errors arising from the multiple spelling representations of the phoneme /s/ were the most recurrent in the writing of the researched students. Based on this fact, a teaching-learning proposal was elaborated in a systematic and reflexive perspective, composed of written activities, gamification and digital games, which can be applied later and its effectiveness verified. Therefore, it is concluded that this research can contribute significantly to the teaching and learning of the orthographic norm in terms of the representation of the phoneme /s/.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Ortografiapt_BR
dc.subjectFonemapt_BR
dc.subjectEnsino reflexivopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleEstratégias de ensino e aprendizagem de irregularidades ortográficas do portuguêspt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Humanaspt_BR
dc.subject.subareaLetraspt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objeto de estudo os erros ortográficos decorrentes das irregularidades da norma ortográfica do português na representação do fonema /s/, presentes na escrita de alunos dos 6.º e 7.º anos do ensino fundamental II. Ele surgiu de um dos seguintes questionamentos: quais seriam os erros relacionados a irregularidades ortográficas mais recorrentes na escrita desses alunos?; e quais estratégias didático-pedagógicas de ensino-aprendizagem de irregularidades ortográficas do português poderiam compor uma proposta de ensino para subsidiar a escrita ortográfica de alunos do ensino fundamental II? As hipóteses levantadas, respectivamente, foram que a dificuldade mais recorrente na escrita ortográfica dos alunos, relacionada às irregularidades, diz respeito ao fonema /s/, e que uma proposta de ensino-aprendizagem a partir de estratégias didático-pedagógicas, sistemáticas e reflexivas para o ensino e a aprendizagem das irregularidades ortográficas do português pode desenvolver a escrita dos alunos, em seu aspecto ortográfico. O objetivo geral da pesquisa foi apresentar uma proposta didático pedagógica, numa abordagem sistemática e reflexiva do processo de ensino e aprendizagem, para amenizar os erros ortográficos decorrentes da irregularidade ortográfica que mais se evidenciasse no diagnóstico. No caso, as violações à representação ortográfica do fonema /s/. Para tanto, buscou-se ancoragem teórica em autores que defendem o ensino da norma ortográfica numa perspectiva sistemática e reflexiva, e também naqueles que indicam o uso de estratégias educacionais baseadas na gamificação e jogos digitais. A pesquisa apresenta metodologia quanti-qualitativa e sua natureza é diagnóstica, interpretativa e propositiva. Os resultados apontaram que, na subcategoria das irregularidades, os erros ortográficos advindos das múltiplas representações ortográficas do fonema /s/ foram os mais recorrentes na escrita dos alunos pesquisados. Com base nesse fato, elaborou-se uma proposta de ensino-aprendizagem numa perspectiva sistemática e reflexiva, composta por atividades escritas, gamificação e jogos digitais, a qual poderá ser aplicada posteriormente e verificada a sua eficácia. Sendo assim, conclui se que esta pesquisa pode contribuir significativamente para o ensino e a aprendizagem da norma ortográfica no que tange à representação do fonema /s/.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2025-02-28T20:30:31Z-
dc.contributor.referee.-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sales, Macélia Teixeira_Estratégias de ensino e aprendizagem_2023.pdf2,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.