Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1837Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Oliveira, Ilca Vieira de | - |
| dc.contributor.author | Santa Rosa, Éllen Cássia Esteves Costa | - |
| dc.date.accessioned | 2025-02-28T15:04:51Z | - |
| dc.date.issued | 2022-09-15 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1837 | - |
| dc.description.abstract | This work is a study that aims to discuss how Cecília Meireles built her aesthetic-pedagogical project of formation of the child reader and advanced concepts such as "alphabetization"; "literacy"; "literary literacy" and "human formation" already in the 1930s, hastening several contemporary authors. As a corpus of the work, we used the Crônicas de Educação in dialogue with other publications by the columnist herself, forming a set that permeates, in addition to more chronicles published in other books, by poems and letters written to her friends Henriqueta Lisboa and Lúcia Machado de Almeida. The reading and analysis of the chronicles were based on critical studies about Cecília Meireles, among the authors, Darcy Damasceno (1982), Leodegário de Azevedo Filho (2017), Valéria Lamego (1996) and Margarida de Sousa Neves (2001) and the reflections about the brief genre reckoned by the authors Antonio Candido (1992) and Massaud Moisés (1975). The studies by Philippe Ariès (1986) and Walter Benjamin (1984) contributed to the analysis of the child's representation. The themes of education and humanization were read in the light of studies by Antonio Candido (1972) and Paulo Freire (1979); questions about the reader, the school, literary reading, as well as the formation of the reader were based on the authors: Antoine Compagnon (2009) and Umberto Eco (2002), Robert Jauss (1979), Wolfgang Iser (1996), Edgar Morin (2000), John Dewey (1959) and Piaget (1973, 2003). This methodological route, based on readings and analysis, bring the confirmation of our initial hypotheses: the formation of the child reader defended by the writer in her chronicles runs through the concepts of “child”, “childhood”, “reading”, “literature” and “ literary literacy”; as well as the accurate observation that humanization in childhood is directly related to the fulfillment of the right to literature, and that the school, along with the efficient and planned performance of the educator, has a fundamental role in the formation of children's readers and the development of literature in the childhood | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Other | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Meireles, Cecília, 1901-1964 | pt_BR |
| dc.subject | Educação - Crônicas. | pt_BR |
| dc.subject | Crônicas brasileiras | pt_BR |
| dc.subject | Infância – Leitura | pt_BR |
| dc.subject | . Letramento literário | pt_BR |
| dc.title | Crônicas de educação de Cecília Meireles: o letramento literário na infância | pt_BR |
| dc.type | Dissertacao | pt_BR |
| dc.subject.area | Linguistica, Letras e Artes | pt_BR |
| dc.subject.subarea | Letras | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho trata-se de um estudo que objetiva discutir como Cecília Meireles construiu seu projeto estético-pedagógico de formação do leitor infantil e adiantou conceitos como “alfabetização”, “letramento”, “letramento literário” e “formação humana” já na década de 1930, antecipando-se a vários autores contemporâneos. Como corpus do trabalho, utilizamos as Crônicas de educação em diálogo com outras publicações da própria cronista, formando um conjunto que perpassa, além de crônicas publicadas em outros livros, por poemas e cartas escritas às amigas Henriqueta Lisboa e Lúcia Machado de Almeida. A leitura e a análise das crônicas basearam-se nos estudos críticos sobre Cecília Meireles, dentre os autores Darcy Damasceno (1982), Leodegário de Azevedo Filho (2017), Valéria Lamego (1996) e Margarida de Sousa Neves (2001) e as reflexões sobre o gênero breve contaram com os autores Antonio Candido (1992) e Massaud Moisés (1975). Já os estudos de Philippe Ariès (1986) e Walter Benjamim (1984) contribuíram para a análise da representação da criança. Os temas educação e humanização foram lidos à luz dos estudos de Antonio Candido (1972) e Paulo Freire (1979); as questões sobre o leitor, a escola, a leitura literária, bem como a formação do leitor basearam-se nos autores: Antoine Compagnon (2009), Umberto Eco (2002), Robert Jauss (1979), Wolfgang Iser (1996), Edgar Morin (2000), John Dewey (1959) e Piaget (1973, 2003). Esse percurso metodológico, baseado em leituras e análises, levou à confirmação de nossas hipóteses iniciais: a formação do leitor infantil defendida pela escritora em suas crônicas perpassa os conceitos de “criança”, “infância”, “leitura”, “literatura” e “letramento literário”; bem como a constatação de que a humanização na infância está diretamente relacionada ao cumprimento do direito à literatura, e de que a escola, juntamente com a atuação eficiente e planejada do professor, tem um papel fundamental na formação do leitor infantil e no desenvolvimento da literatura na infância. | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| dc.embargo.lift | 2025-03-01T15:04:51Z | - |
| dc.contributor.referee | Duarte, Constancia Lima | - |
| dc.contributor.referee | Santos, Rita de Cássia Silva Dionísio | - |
| dc.contributor.referee | Oliveira, Élcio Lucas de | - |
| Aparece nas coleções: | Dissertações | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Santa Rosa, Éllen Cássia Esteves Costa_Crônicas de Educação de Cecília Meireles_2022.pdf | 1,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.