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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1897
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Martins, Andréa Maria Eleutério de Barros Lima | - |
dc.contributor.author | Mendes, Sheilla Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-28T19:20:43Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1897 | - |
dc.description.abstract | The purpose of this study was to develop and validate a questionnaire-type instrument for pregnant women who use the Family Health Strategy (FHS) to assess their knowledge about the oral health of babies aged 0 to 6 months. To this end, a methodological study was conducted using a qualitative and quantitative approach, from May to December 2023, in three stages: bibliographic survey; preparation of the survey of pregnant women; and content validation. According to the literature, health literacy consists of the ability to obtain and process information for appropriate decisions in life. Oral health literacy is crucial to prevent problems and ensure healthy development from the first years of life. From the study, eight thematic categories emerged, from which 63 multiple-choice items were developed for the initial version of the survey. The results were evaluated by the judges based on four criteria: clarity, coherence, sufficiency, and relevance. Regarding the 103 suggestions made by the judges, each comment was read and accepted if consistent with the current literature. The final version of the questionnaire consisted of 64 multiple-choice questions that covered the following items: access to information, understanding of information, evaluation of information, memorization of information, and application of information. The topics covered were: breastfeeding, harmful oral habits, oral lesions and changes, medical, nursing, and dental appointments. In the end, it was found that the validity of the questionnaire content was the first step toward an instrument that could support the development of educational strategies and oral health promotion within the ESF, contributing to a better quality of life for babies in their first 6 months of life together with their mothers. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Other | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Letramento em saúde | pt_BR |
dc.subject | Gestantes | pt_BR |
dc.subject | Recém-nascidos | pt_BR |
dc.subject | Saúde bucal | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento e validação de conteúdo de um instrumento para avaliação do letramento em saúde bucal de gestantes sobre cuidados com bebês de 0 a 6 meses | pt_BR |
dc.type | Dissertacao | pt_BR |
dc.subject.area | Ciencias da Saude | pt_BR |
dc.subject.subarea | Saude Coletiva | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo teve como finalidade construir e validar um instrumento do tipo questionário destinado a gestantes usuárias da Estratégia Saúde da Família (ESF), acerca do conhecimento sobre a saúde bucal de bebês de 0 a 6 meses. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa metodológica, de abordagem quali-quantitativa, realizada no período de maio a dezembro de 2023, por meio de três etapas: levantamento bibliográfico; elaboração do inquérito das gestantes e validação de conteúdo. O letramento em saúde, conforme a literatura, consiste na capacidade de obter e processar informações para decisões adequadas na vida. O letramento em saúde bucal é crucial para prevenir problemas e garantir um desenvolvimento saudável desde os primeiros anos de vida. A partir do estudo, emergiram oito categorias temáticas, a partir das quais foram desenvolvidos 63 itens de múltipla escolha da versão inicial do inquérito. Os resultados foram avaliados pelos juízes a partir de 4 quesitos: clareza, coerência, suficiência e relevância. Em relação às 103 sugestões emitidas pelos juízes, cada comentário foi lido e acatado se coerente com a literatura vigente. A versão final do questionário contou com 64 questões de múltipla escolha que envolveram os seguintes itens: acesso á informação, compreensão da informação, avaliação da informação, memorização da informação e aplicação da informação. Os assuntos abordados foram: amamentação, hábitos bucais deletérios, lesões e alterações bucais, consultas médicas, enfermagem e odontológicas. Ao final, verificou-se que a validade do conteúdo do questionário consistiu no primeiro passo em prol de um instrumento que poderá subsidiar o desenvolvimento de estratégias educativas e de promoção da saúde bucal no âmbito da ESF, contribuindo para uma melhor qualidade de vida para bebês em seus primeiros 6 meses de vida juntamente com suas mães. | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2025-03-29T19:20:43Z | - |
dc.contributor.referee | Freitas, Ronilson Ferreira | - |
dc.contributor.referee | Nascimento, Jairo Evangelista | - |
dc.contributor.referee | Vieira, Thallyta Maria | - |
dc.contributor.referee | Moura, Ana Paula Venuto | - |
Aparece nas coleções: | Teses e Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Mendes, Sheilla Silva_Desenvolvimento e validação de conteúdo de um instrumento para avaliação do letramento em saúde bucal_2024.pdf | 11,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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