Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1916Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Martins, Andréa Maria Eleutério de Barros Lima | - |
| dc.contributor.advisor | Cardoso, Rachel da Silva Serejo | - |
| dc.contributor.author | Oliveira, Valessa Gizele Ramos de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-04-01T17:04:57Z | - |
| dc.date.issued | 2024-10-21 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1916 | - |
| dc.description.abstract | This is a methodological study, through which an Educational Technology (ET) was built and validated, in terms of content, appearance and semantics, to support the literacy and practice of nursing technicians, in relation to the Nursing Process (NP). The research followed Pasquali's (2010) theoretical framework and took place between February 2023 and August 2024. The technology was organized in the form of digital didactic material, with the possibility of printing, and dealt specifically with the NP for nursing technicians and nursing technician students. Epistemologically supported by the founding concepts of integral human formation, it was made up of six thematic units: Introduction to the Nursing Process; Nursing Assessment; Nursing Diagnosis; Nursing Planning; Nursing Implementation; and Nursing Evolution. To evaluate the content, the Health Education Content Validation Tool was used, consisting of 18 items, divided into 3 domains: objectives, structure/presentation and relevance. The content judges were 6 nurses from different parts of the country, selected using criteria adapted from Fehring (1994), all of whom had a master's degree in nursing, a doctorate, teaching experience associated with the teaching of EP and researchers on the subject. Based on the experts' responses, a total Content Validity Coefficient (CVC) of 0.97 and a Content Validity Index (CVI) of 0.97 were obtained. With regard to the semantic and appearance assessment, the experts working in the field of communication and education and the target audience included 4 teachers from the technical nursing course, 2 educators and 3 social communicators, one of whom is also a specialist in instructional design, all researchers and masters in their field, and 5 nursing technicians and 6 students from different semesters of the technical nursing course. At this stage, the translated version of the American instrument called Suitability Assessment of Materials was used, and the overall CVI and total CVC achieved were 0.93 and 0.97 respectively, i.e. indices higher than 0.80. Thus, it can be concluded that the TE was considered valid in terms of its content, appearance and semantic aspects, so it is capable of supporting the literacy and practice of nursing technicians related to PE, and is therefore suitable to be made available digitally, for free printing, use and reading. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Other | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Enfermagem - Educação técnica | pt_BR |
| dc.subject | Formação humana integral | pt_BR |
| dc.subject | Processos de enfermagem | pt_BR |
| dc.subject | Técnico de enfermagem | pt_BR |
| dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
| dc.title | Desenvolvimento de uma tecnologia educacional sobre o processo de enfermagem: uma abordagem voltada para técnicos de enfermagem | pt_BR |
| dc.type | Thesis | pt_BR |
| dc.subject.area | Ciencias da Saude | pt_BR |
| dc.subject.subarea | Saude Coletiva | pt_BR |
| dc.description.resumo | Trata-se de estudo metodológico, por meio do qual foi construída e validada, no que se refere ao conteúdo, à aparência e à semântica, uma Tecnologia Educacional (TE) voltada para apoiar o letramento e a prática do técnico de enfermagem, com relação ao Processo de Enfermagem (PE). A pesquisa seguiu o referencial teórico de Pasquali (2010) e aconteceu nos meses de fevereiro de 2023 a agosto de 2024. A tecnologia foi organizada em forma de material didático digital, com possibilidade de impressão, e tratou do PE especificamente para técnicos de enfermagem e alunos do curso técnico de enfermagem. Sustentada epistemologicamente pelos conceitos fundantes da formação humana integral, ela foi composta por seis unidades temáticas: Introdução ao Processo de Enfermagem; Avaliação de Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Planejamento de Enfermagem; Implementação de Enfermagem; e Evolução de Enfermagem. Para avaliação do conteúdo, foi utilizado o Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde, composto por 18 itens, divididos em 3 domínios: objetivos, estrutura/apresentação e relevância. Figuraram como juízes de conteúdo, 6 enfermeiros de diferentes partes do país, selecionados diante da aplicação dos critérios adaptados de Fehring (1994), todos com mestrado em enfermagem, doutorado, experiência docente associada ao ensino do PE e pesquisadores da temática. Mediante as respostas dos especialistas, foi obtido Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) total de 0,97 e Índice de Validade de Conteúdo (IVC) global de 0,95. Concernente à avaliação semântica e da aparência, junto aos experts atuantes na área de comunicação e educação e ao público-alvo, participaram 4 professores do curso técnico de enfermagem, 2 pedagogos e 3 comunicadores sociais, sendo um deles especialista também em desenho instrucional, todos pesquisadores e mestres na área de atuação, e 5 técnicos de enfermagem e 6 alunos, de diferentes semestres, do curso técnico de enfermagem. Nessa etapa, foi utilizada a versão traduzida do instrumento americano denominado Suitability Assessment of Materials, e o IVC geral e o CVC total alcançados foram, respectivamente, 0,93 e 0,97, ou seja, índices maiores que 0,80. Assim, conclui-se que a TE foi considerada válida em seu conteúdo, aparência e aspectos semânticos, logo, ela é capaz de apoiar o letramento e a prática do técnico de enfermagem, relacionados ao PE, e está apta, portanto, para ser disponibilizada digitalmente, para livre impressão, utilização e leitura. | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| dc.embargo.lift | 2025-04-02T17:04:57Z | - |
| dc.contributor.referee | Siqueira, Leila das Graças | - |
| dc.contributor.referee | Matos, Roberta Pereira | - |
| dc.contributor.referee | Locatelli, Ederson Luiz | - |
| dc.contributor.referee | Almeida, Rosiney Rocha | - |
| dc.contributor.referee | Costa, Fernanda Marques da | - |
| dc.contributor.referee | Martins, Antônio Carlos Soares | - |
| Aparece nas coleções: | Teses e Dissertações | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Oliveira, Valessa Gizele Ramos de_Desenvolvimento de uma tecnologia educacional_2024.pdf | 7,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.