Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1942Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Rodrigues, Vinícius Dias Vinícius Dias | - |
| dc.contributor.advisor | Ladislau, Carlos Rogério | - |
| dc.contributor.author | Silva, Gleidiene Fernandes | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-12T18:56:34Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1942 | - |
| dc.description.abstract | This study aims to verify the effect of using podcasts as a pedagogical tool in teaching the “baleado” game in Physical Education classes in Elementary School. This is a field research, of an action research type, carried out in a municipal school with the participation of 26 students from the 6th grade of Elementary School, final years, enrolled in the institution studied. After institutional approval and the signing of the Free and Informed Consent Form by the guardians, the participants were informed about the objectives, risks and benefits of the research. Data collection was carried out in five phases: (1) Diagnosis, with the application of a questionnaire to identify the students' prior knowledge about the “baleado” game; (2) Thematic Construction of the Podcast, with an initial presentation of the game and workshops to discuss technical aspects and cross-cutting themes, at which time the students developed content considered relevant; (3) Production of the Podcast, with organization and recording of the themes raised in the previous phases, including interviews with experts and subsequent availability of the episodes on a streaming platform; (4) Application of the Podcast, with pedagogical use of the episodes produced in the classroom; and (5) Reapplication of the Questionnaire, to verify the knowledge acquired. The effect of the podcast resource as a methodological tool in teaching "Baleado" proved to be effective, promoting student engagement in Physical Education classes. In some aspects, such as gender issues learning, the results indicated that the use of the podcast did not achieve the expected result. However, throughout the process, other aspects were influenced by the application of this resource, promoting important learning for both students and the teacher. In line with the educational proposal of the professional master's degree in Physical Education, the research resulted in several products such as: the production of a podcast with themes related to the game "Baleado", a didactic booklet in the format of a soundtrack for teaching the game "Baleado" to Physical Education teachers, a guide on how to produce a podcast in the classroom, in addition to scientific articles and abstracts to be presented at events. These initiatives aimed to contribute to the production of quality teaching material in the area of school Physical Education. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Podcasts | pt_BR |
| dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
| dc.subject | Plataforma de streaming | pt_BR |
| dc.subject | Baleado (jogo) | pt_BR |
| dc.subject | Jogos e brincadeiras | pt_BR |
| dc.title | A construção do conhecimento sobre o jogo “Baleado” através do uso do podcast como ferramenta de ensino aprendizagem | pt_BR |
| dc.type | Dissertacao | pt_BR |
| dc.subject.area | Ciencias da Saude | pt_BR |
| dc.subject.subarea | Educacao Fisica | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este estudo tem como objetivo verificar o efeito do uso do recurso podcast como ferramenta pedagógica no ensino do jogo de baleado nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo pesquisa ação, realizada em uma escola municipal com a participação de 26 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, séries finais, matriculados na instituição pesquisada. Após a aprovação institucional e a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos responsáveis, os participantes foram informados sobre os objetivos, riscos e benefícios da pesquisa. A coleta de dados foi realizada em cinco fases: (1) Diagnóstico, com aplicação de um questionário para identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o jogo de baleado; (2) Construção Temática do Podcast, com apresentação inicial do jogo e oficinas para discussão de aspectos técnicos e temas transversais, momento em que os alunos desenvolveram conteúdos considerados relevantes para o aprendizado; (3) Produção do Podcast, com organização e gravação das temáticas levantadas nas fases anteriores, incluindo entrevistas com especialistas e posterior disponibilização dos episódios em uma plataforma de streaming; (4) Aplicação do Podcast, com uso pedagógico dos episódios produzidos em sala de aula; e (5) Reaplicação do Questionário, para verificar os conhecimentos adquiridos. O efeito do recurso podcast como ferramenta metodológica no ensino do jogo baleado demonstrou-se eficaz, promovendo o engajamento dos alunos nas aulas de Educação Física. Em alguns aspectos, tais como nas questões de gênero, os resultados indicaram que o emprego do podcast não alcançou o resultado esperado nas aprendizagens em questão. No entanto, durante todo o processo, outros aspectos foram influenciados pela aplicação desse recurso, promovendo aprendizagens importantes tanto dos alunos quanto da professora. Em consonância com a proposta educacional do mestrado profissional em Educação Física, a pesquisa resultou em vários trabalhos como: a produção de um podcast com temáticas relacionadas ao jogo "Baleado", uma cartilha didática em formato de trilha para o ensino do jogo “baleado” para professores de Educação Física, um guia com orientações de como produzir um podcast na sala de aula, além de artigos científicos e resumos a serem apresentados em eventos. Essas iniciativas visaram contribuir para a produção de material pedagógico de qualidade na área da Educação Física escolar. | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| dc.embargo.lift | 2025-05-13T18:56:34Z | - |
| dc.contributor.referee | Souza Neto, Georgino Jorge de | - |
| dc.contributor.referee | Albuquerque, Denise Ivana de Paula | - |
| dc.contributor.referee | Machado, Frederico Sander Mansur | - |
| dc.contributor.referee | Silva, Alisson Gomes da | - |
| Aparece nas coleções: | Dissertações | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Silva, Gleidiene Fernandes Silva_A construção do conhecimento sobre o jogo Baleado através do uso do podcast_2025.pdf | 4,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.