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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1956Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Rocha, Josiane Santos Brant | - |
| dc.contributor.advisor | Reis, Viviane Margareth Chaves Pereira | - |
| dc.contributor.author | Brito, Dejanny Martins de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-06-09T15:16:39Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1956 | - |
| dc.description.abstract | INTRODUCTION: Capoeira, as part of the educational curriculum, has been included in the National Curriculum Parameters and more recently in the Common National Curriculum Base, becoming part of the regulatory and guiding documents outlining the objectives to be achieved at each stage of basic education. Additionally, it has become an important tool for the implementation of Law No. 10,639/2003, which mandated the effective inclusion of Afro Brazilian history and culture in the curricula of basic education schools across the country. However, one of the current challenges lies in integrating its theoretical and methodological foundations into learning routines. OBJECTIVE: Thus, the aim of this study is to investigate the challenges faced by Physical Education teachers regarding the teaching of Capoeira in schools and theirstrategiesfor incorporating it into classes. METHODOLOGY: Thisis a field research study with a quantitative approach, conducted with Physical Education teachers from the State Education Network of Montes Claros, working in Basic Education. The teachers were assessed regarding their sociodemographic and professional profiles, knowledge, practices, andpedagogical strategies for integrating Capoeira instruction. Descriptive analyses of all investigated variables were performed through frequency distributions. Subsequently, multivariate analyses were carried out between the outcome variable and each independent variable using the SPSS program. RESULTS: A total of 123 teachers were evaluated, the majority of whom were female, with a mean age of 41.2 ± 7.12 years and an average length ofservice of 15.49 ± 7.09 years. Teachers consider Capoeira the most important martial art to be taught in schools. However, they face challenges in adequately integrating it into their pedagogical practices. FINAL CONSIDERATIONS: A gap between theory and practice was identified, emphasizing the urgent need for continuous teacher training and suitable teaching materials to facilitate the appropriation of Capoeira's theoretical and methodological foundations. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Capoeira | pt_BR |
| dc.subject | Educação física | pt_BR |
| dc.subject | Escola | pt_BR |
| dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
| dc.subject | Diversidade cultural | pt_BR |
| dc.title | Capoeira na educação física escolar: prática docente e estratégias pedagógicas | pt_BR |
| dc.type | Dissertacao | pt_BR |
| dc.subject.area | Ciencias da Saude | pt_BR |
| dc.subject.subarea | Educacao Fisica | pt_BR |
| dc.description.resumo | INTRODUÇÃO: A Capoeira, como parte do currículo educacional, foi inserida nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular fazendo parte dos documentos normativos e orientadores da Educação Básica. Além disso, tornou-se uma ferramenta importante para a efetivação da Lei nº 10.639/2003, que colocou a necessidade de inserção da História e Cultura Afro-Brasileira no currículo das escolas de Educação Básica do país. No entanto, um dos desafios configura-se em aplicar nas rotinas de aprendizagem os seus fundamentos teóricos e metodológicos. OBJETIVO: Dessa forma, o objetivo deste estudo é investigar os desafios enfrentados pelos professores de Educação Física em relação ao ensino da Capoeira na escola e suas estratégias de inserção nas aulas. METODOLOGIA: Trata-se deuma pesquisa de campo de abordagem quantitativa com professores de Educação Física daRede Estadual de Montes Claros, atuantes na Educação Básica. Os professores foram avaliados por meio de um questionário estruturado, composto por quatro blocos temáticos que referiram-se ao perfil sociodemográfico, laboral, conhecimento, atuação e estratégias pedagógicas de inserçãodo ensino da Capoeira. Realizou-se análises descritivas das variáveis investigadas por meio de suas distribuições de frequências, através do programa SPSS. RESULTADOS: Foram avaliados 123 professores, a maioria do sexo feminino, com média de idade de 41,2 ±7.12 e tempo de atuação de 15,49 ± 7.09. Os professores consideram a Capoeira a luta mais importante a ser trabalhada na escola, no entanto, encontram dificuldades para integrá-la adequadamente em suas práticas pedagógicas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Evidenciou-se um descompasso entre a teoria e a prática, sublinhando a necessidade urgente de formação contínua dos professores e de materiais didáticos adequados para que haja a apropriação dos fundamentos teóricos e metodológicos da Capoeira. | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| dc.embargo.lift | 2025-06-10T15:16:39Z | - |
| dc.contributor.referee | Freitas, Ronilson Ferreira | - |
| dc.contributor.referee | Cardoso, Fernanda de Souza | - |
| dc.contributor.referee | Autran, Roseanne Gomes | - |
| dc.contributor.referee | Rodrigues, Vinícius Dias | - |
| Aparece nas coleções: | Dissertações | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Brito, Dejanny Martins de_Capoeira na educação física escolar_2025.pdf | 4,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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