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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1957| Título: | Território, educação e ensino: análise do IDEB das escolas públicas nos anos finais do ensino fundamental em Montes Claros - MG |
| Autor(es): | Santos, Maria Ines Fernandes dos |
| Orientador(ra): | Pereira, Anete Marilia Alves, Rahyan de Carvalho |
| Membro(s) Banca: | ., . |
| Palavras-chave: | Educação - Avaliação;Ensino fundamental - Montes Claros (MG);Geografia;Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) |
| Área: | Ciencias Humanas |
| Subárea: | Geografia |
| Data do documento: | 11-Mar-2025 |
| Resumo: | A educação é a base para o desenvolvimento social e econômico de toda nação. Seus indicadores, como o IDEB, são instrumentos essenciais para avaliar a qualidade do ensino. Por meio da análise desses dados, é possível identificar os desafios e traçar estratégias eficazes. Investir em educação, portanto, é investir em um futuro mais promissor. Nesse sentido, o principal objetivo do trabalho é investigar a relação entre as características socioeconômicas e territoriais das escolas públicas da cidade de Montes Claros/MG e os resultados de desempenho dos alunos, conforme medido pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), entre os anos de 2013 e 2023. A metodologia adotada é quali-quantitativa, utilizando o estudo de caso como estratégia principal, complementada por pesquisa bibliográfica e análise documental. A pesquisa de campo foi estruturada em várias etapas, incluindo a aplicação de um questionário misto com 09 questões direcionadas aos estudantes do 6º, 7º, 8º e 9º ano. A ferramenta principal utilizada foi um questionário, que garantiu anonimato aos alunos e coletou informações sobre o envolvimento familiar, escolaridade dos responsáveis e a percepção dos estudantes sobre a qualidade da educação recebida. Ainda, foi feito um levantamento de dados quantitativos e qualitativos, associado à análise da infraestrutura das escolas e fatores externos que podem influenciar o desempenho escolar, como localizações dos alunos e condições socioeconômicas das comunidades. Os resultados da pesquisa indicaram que a infraestrutura pedagógica, como a disponibilidade de laboratórios e acesso à tecnologia, tem um papel significativo na promoção de um ambiente de aprendizagem eficaz. A E. M. Geraldo Pereira de Souza destacou-se por oferecer melhores recursos em comparação à E. E. Secundino Tavares, que enfrentou limitações. Além disso, o apoio familiar e comunitário mostrou-se crucial para o sucesso acadêmico, ressaltando a importância da participação dos pais nas atividades escolares e o impacto das condições socioeconômicas no desempenho escolar. Por fim, a dissertação propõe reflexões sobre a necessidade de políticas educacionais que considerem as especificidades de cada território, visando promover a equidade educacional. Os resultados obtidos servem como subsídio para futuras práticas e intervenções que busquem garantir acesso a uma educação de qualidade para todos os alunos, independentemente de sua origem ou contexto social. A pesquisa, portanto, não apenas contribui para o avanço do conhecimento na área da educação, mas também enfatiza a importância de uma abordagem inclusiva e justa no sistema educacional brasileiro. |
| URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1957 |
| Aparece nas coleções: | Dissertações |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Santos, Maria Ines Fernandes dos_Território, educação e ensino_2025.pdf | 3,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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