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dc.contributor.advisorFonseca, Ana Ivânia Alves-
dc.contributor.authorFreitas, Bruno Rodrigues-
dc.date.accessioned2025-06-09T16:23:38Z-
dc.date.issued2025-03-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1958-
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHortas escolarespt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em projetospt_BR
dc.titleO uso de hortas escolares como estratégia de metodologia ativa no processo de ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Humanaspt_BR
dc.subject.subareaGeografiapt_BR
dc.description.resumoEm um cenário de crescente valorização das metodologias ativas, as hortas escolares destacam-se como descobertas inovadoras que integram teoria e prática e contribuem para a formação crítica e o desenvolvimento integral dos estudantes. Este estudo teve como objetivo analisar a relevância da implementação de uma horta escolar como estratégia pedagógica para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, promover a educação ambiental e incentivar a Interdisciplinaridade. Para atingir esse objetivo, apresenta-se uma abordagem metodológica quali-quantitativa que incluiu revisão bibliográfica, aplicação de questionários à equipe de docentes e discentes, além da observação sistemática das atividades práticas realizadas na Escola Estadual Maria da Conceição Rodrigues Avelar. Os resultados demonstraram que a prática das hortas escolares favoreceu a integração entre os diferentes componentes curriculares, aumentou o engajamento dos estudantes e contribuiu para o aprimoramento de competências socioemocionais e de consciência ambiental. Observou-se ainda, uma melhoria na percepção dos participantes sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis e na valorização do meio ambiente, o que evidenciou o potencial transformador dessa iniciativa. Em conclusão, os dados indicam que a implementação de hortas escolares é uma estratégia eficaz para fomentar metodologias ativas e promover uma educação mais dinâmica e contextualizada. Os resultados reforçam a necessidade de expandir projetos semelhantes, fortalecer a integração entre teoria e prática e estimular a formação de cidadãos críticos e comprometidos com a sustentabilidade.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2025-06-10T16:23:38Z-
dc.contributor.refereeSilva, Cássio Alexandre da-
dc.contributor.refereeAyres, Eduardo Charles Barbosa-
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