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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1958Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Fonseca, Ana Ivânia Alves | - |
| dc.contributor.author | Freitas, Bruno Rodrigues | - |
| dc.date.accessioned | 2025-06-09T16:23:38Z | - |
| dc.date.issued | 2025-03-17 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1958 | - |
| dc.description.sponsorship | Other | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Hortas escolares | pt_BR |
| dc.subject | Metodologia ativa | pt_BR |
| dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
| dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizagem baseada em projetos | pt_BR |
| dc.title | O uso de hortas escolares como estratégia de metodologia ativa no processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
| dc.type | Dissertacao | pt_BR |
| dc.subject.area | Ciencias Humanas | pt_BR |
| dc.subject.subarea | Geografia | pt_BR |
| dc.description.resumo | Em um cenário de crescente valorização das metodologias ativas, as hortas escolares destacam-se como descobertas inovadoras que integram teoria e prática e contribuem para a formação crítica e o desenvolvimento integral dos estudantes. Este estudo teve como objetivo analisar a relevância da implementação de uma horta escolar como estratégia pedagógica para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, promover a educação ambiental e incentivar a Interdisciplinaridade. Para atingir esse objetivo, apresenta-se uma abordagem metodológica quali-quantitativa que incluiu revisão bibliográfica, aplicação de questionários à equipe de docentes e discentes, além da observação sistemática das atividades práticas realizadas na Escola Estadual Maria da Conceição Rodrigues Avelar. Os resultados demonstraram que a prática das hortas escolares favoreceu a integração entre os diferentes componentes curriculares, aumentou o engajamento dos estudantes e contribuiu para o aprimoramento de competências socioemocionais e de consciência ambiental. Observou-se ainda, uma melhoria na percepção dos participantes sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis e na valorização do meio ambiente, o que evidenciou o potencial transformador dessa iniciativa. Em conclusão, os dados indicam que a implementação de hortas escolares é uma estratégia eficaz para fomentar metodologias ativas e promover uma educação mais dinâmica e contextualizada. Os resultados reforçam a necessidade de expandir projetos semelhantes, fortalecer a integração entre teoria e prática e estimular a formação de cidadãos críticos e comprometidos com a sustentabilidade. | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| dc.embargo.lift | 2025-06-10T16:23:38Z | - |
| dc.contributor.referee | Silva, Cássio Alexandre da | - |
| dc.contributor.referee | Ayres, Eduardo Charles Barbosa | - |
| Aparece nas coleções: | Dissertações | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Freitas, Bruno Rodrigues_O uso de hortas escolares como estratégia de metodologia ativa_2025.pdf | 6,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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