Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1959Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Silva, Rosângela Ramos Veloso | - |
| dc.contributor.advisor | Silva, Nayra Suze Souza e | - |
| dc.contributor.author | Fonseca, Paulo Vitor Antunes | - |
| dc.date.accessioned | 2025-06-09T17:20:58Z | - |
| dc.date.issued | 2025-03-14 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1959 | - |
| dc.description.abstract | Physical Education, as a mandatory component of the basic education curriculum, contributes to the physical, cognitive, and social development of students. However, in the curriculum of Minas Gerais, particularly in high school, there has been a reduction in Physical Education classes, which may negatively impact the quality of student development and compromise the coverage of school Physical Education content. This study aimed to evaluate the effect of a pedagogical plan focused on health themes applied in Physical Education classes on the knowledge of full-time high school students at a school in Montes Claros, Minas Gerais. This quantitative, action-research study followed a longitudinal and analytical design. It was conducted with 2nd and 3rd year students from the Benjamin Versiani dos Anjos State School during the first and second semesters of 2024. The study was developed in three stages: initial questionnaire application, implementation of pedagogical interventions on health, and reassessment through a final questionnaire. Data were analyzed using the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS®), version 22.0, employing descriptive and bivariate statistics through paired sample T-tests, with a significance level of p<0.05. Ethical approval was obtained from the Research Ethics Committee of the State University of Montes Claros (Opinion No. 6,783,932). The study included 30 students, with 63.3% male, 56.7% aged 16, and 43.3% between 17 and 18 years old. The results showed a significant improvement in students' knowledge about the importance of physical activity for physical and mental health, as well as increased motivation for practice, when comparing pre- and post-intervention data. There was also an increase from 76.7% to 93.4% in students' recognition of the relevance of Physical Education and from 43.3% to 72.4% in understanding the positive impact of these activities on academic performance. Thus, it is concluded that the pedagogical strategies adopted in this study were effective in expanding knowledge related to healthy habits and improving the quality of life of participating students, providing a basis for educational policies focused on health in full-time schools. Creating environments that encourage regular physical activity and an interdisciplinary approach can enhance students' physical and mental well-being, as well as positively impact academic performance. The continuity of these interventions and adaptation to student needs are essential for comprehensive education. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Other | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Educação física | pt_BR |
| dc.subject | Estudantes | pt_BR |
| dc.subject | Promoção da saúde | pt_BR |
| dc.subject | Métodos pedagógicos | pt_BR |
| dc.subject | Ensino médio em tempo integral | pt_BR |
| dc.title | Abordagens metodológicas e práticas pedagógicas do tema saúde nas aulas de educação física com estudantes do ensino médio de tempo integral | pt_BR |
| dc.type | Dissertacao | pt_BR |
| dc.subject.area | Ciencias da Saude | pt_BR |
| dc.subject.subarea | Educacao Fisica | pt_BR |
| dc.description.resumo | A Educação Física como componente curricular obrigatório da educação básica, contribui para o desenvolvimento físico, cognitivo e social dos estudantes. No entanto, no currículo de Minas Gerais, especialmente no ensino médio, houve a redução das aulas de Educação Física, o que pode impactar negativamente na qualidade da formação dos estudantes, comprometendo o desenvolvimento dos conteúdos contemplados pela educação física escolar. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de um planejamento pedagógico como foco nos temas em saúde aplicado nas aulas de Educação Física, sobre os conhecimentos de estudantes do Ensino Médio em Tempo integral de uma escola de Montes Claros – Minas Gerais. Trata-se de um estudo quantitativo, do tipo pesquisa-ação, com delineamento longitudinal e analítico. O estudo foi realizado com estudantes do 2º e 3º ano da Escola Estadual Benjamin Versiani dos Anjos, no município de Montes Claros, durante o primeiro e segundo semestre de 2024. O desenvolvimento do estudo ocorreu em três etapas: aplicação de questionário inicial, implementação de intervenções pedagógicas sobre saúde e, reavaliação por meio de um questionário final. Os dados foram analisados com o software estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS®), versão 22.0, utilizando estatísticas descritivas e bivariada através do teste T para amostras pareadas, adotando nível de significância de p<0,05. Como preceitos éticos, o estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Montes Claros, Parecer n.º 6.783.932. Participaram do estudo 30 estudantes, sendo 63,3% do sexo masculino, 56,7% com 16 anos e 43,3% entre 17 e 18 anos de idade. Os resultados mostraram melhora significativa no nível de conhecimentos dos alunos sobre a importância da atividade física para a saúde física e mental, além de aumento na motivação para a prática, quando comparados os dados obtidos antes e após a intervenção pedagógica. Observou-se também evolução de 76,7% para 93,4% dos estudantes sobre a relevância da Educação Física e aumento de 43,3% para 72,4% na compreensão do impacto positivo dessas atividades no desempenho escolar. Assim, é possível concluir que as estratégias pedagógicas adotadas neste estudo se mostraram eficazes na ampliação dos conhecimentos relacionados aos hábitos saudáveis e a melhoria da qualidade de vida dos alunos participantes, fornecendo bases para políticas educacionais voltadas à saúde nas escolas de tempo integral. A criação de ambientes que incentivem atividades físicas regulares e uma abordagem interdisciplinar pode melhorar o bem-estar físico e mental dos estudantes, além de impactar positivamente o desempenho escolar. A continuidade dessas intervenções e a adaptação às necessidades dos alunos são essenciais para uma formação integral. | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| dc.embargo.lift | 2025-06-10T17:20:58Z | - |
| dc.contributor.referee | Silva, Alisson Gomes da | - |
| dc.contributor.referee | Rodrigues, Vinicius Dias | - |
| dc.contributor.referee | Tibaes, Hanna Beatriz Bacelar | - |
| dc.contributor.referee | Rocha, Josiane Santos Brant | - |
| Aparece nas coleções: | Dissertações | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Fonseca, Paulo Vitor Antunes_Abordagens metodológicas e práticas pedagógicas do tema saúde nas aulas_2025.pdf | 12,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.