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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1974Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Coelho, Maria do Socorro Vieira | - |
| dc.contributor.advisor | Soares, Gilvan Mateus | - |
| dc.contributor.author | Anjos, Analice Viviane Ferreira dos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-24T20:39:03Z | - |
| dc.date.issued | 2025-04-24 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1974 | - |
| dc.description.abstract | Given the persistent literacy challenges and the high illiteracy rates in Brazil, it is crucial to develop strategies that strengthen this process for students in the upper years of elementary education. This will enable them to progress with essential writing skills and language mastery across different social contexts. Thus, this dissertation aims to investigate the alphabetic and orthographic writing skills of 6th-grade class 2 students in the final years of elementary education at Escola Estadual Monsenhor Gustavo, located in Montes Claros, Minas Gerais. The data were collected through diagnostic writing activities and later through instructional activities designed to support students’ progression toward orthographic writing. To achieve this, the research was divided into two stages: a diagnostic stage, which involved activities to assess students' writing levels through silent dictation and spontaneous writing, and the development of the pedagogical teaching proposal, focused on teaching the spelling of the phoneme /s/ according to the students’ age group. This study is grounded in research on Phonetics and Phonology and Educational Sociolinguistics. Additionally, official documents regulating Basic Education and outlining the development of specific skills and competencies for both early (literacy) and upper elementary years were analyzed, including the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and the Currículo Referência de Minas Gerais. Beyond identifying students’ spelling difficulties, the data analysis allowed for classifying their literacy levels, which facilitated the development of the pedagogical teaching proposal titled “Orthography: Understanding, Learning, and Practicing the Spelling of the Phoneme /s/ in the Upper Elementary Years.” The results showed a significant improvement in students’ ability to represent the phoneme /s/ compared to the diagnostic stage. One of the key factors contributing to their success was the integration of technology and playful learning strategies, making the process more engaging and interactive. In summary, the findings of this dissertation contribute to the understanding of orthographic challenges related to the graphic representations of the phoneme /s/, as well as other phonological processes arising from the irregular relationships between phonemes and graphemes. Moreover, it suggests strategies to enhance writing instruction by fostering greater comprehension and autonomy among learners regarding Portuguese orthography. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Other | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Língua portuguesa - Estudo e ensino | pt_BR |
| dc.subject | Escrita | pt_BR |
| dc.subject | Ortografia | pt_BR |
| dc.subject | Processos fonológicos | pt_BR |
| dc.subject | Registro do fonema (S) | pt_BR |
| dc.title | Ortografia e ensino: problemas de escrita e proposta de atividades para alunos do ensino fundamental anos finais | pt_BR |
| dc.type | Dissertacao | pt_BR |
| dc.subject.area | Linguistica, Letras e Artes | pt_BR |
| dc.subject.subarea | Letras | pt_BR |
| dc.description.resumo | Diante da persistência do problema da alfabetização e dos dados sobre o analfabetismo no Brasil, é urgente pensar em estratégias que consolidem esse processo para os alunos do Ensino Fundamental anos finais, permitindo que avancem para os anos subsequentes com as competências e habilidades básicas de escrita e domínio da língua em diferentes práticas sociais. Assim, esta dissertação tem como objetivo investigar as habilidades de escrita ortográfica dos alunos do 6º ano 2, do Ensino Fundamental anos finais, da Escola Estadual Monsenhor Gustavo, localizada em Montes Claros – Minas Gerais. Os dados foram coletados por meio de atividades diagnósticas de escrita e, posteriormente, pela proposição de atividades que visam ao avanço dos alunos para a escrita ortográfica. Para isso, esta pesquisa foi dividida em duas etapas: a Diagnóstica, com o desenvolvimento de atividades que permitiram identificar o nível de escrita dos alunos, através de ditado mudo e escrita espontânea; e o Desenvolvimento da Proposta Pedagógica de Ensino, voltada para a aprendizagem do registro do fonema /s/, de acordo com a faixa etária dos estudantes. O trabalho fundamenta-se nos estudos de autores que discutem o tema por meio das contribuições da Fonética e Fonologia, bem como da Sociolinguística Educacional. Ademais, foram analisados documentos oficiais que regulamentam o ensino na Educação Básica e o desenvolvimento de competências e habilidades específicas aos anos iniciais (alfabetização) e finais do Ensino Fundamental: a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo Referência de Minas Gerais. Além da identificação das dificuldades ortográficas dos alunos, a análise dos dados permitiu verificar e classificar os níveis de alfabetização da turma, possibilitando a elaboração da Proposta Pedagógica de Ensino intitulada “Ortografia: compreendendo, aprendendo e praticando o registro do fonema /s/ no Ensino Fundamental anos finais”. Os resultados comprovaram uma evolução significativa dos alunos quanto ao registro do fonema /s/ em relação à fase diagnóstica. Um dos fatores responsáveis pelo sucesso dos alunos foi a integração do ensino com a tecnologia e com a ludicidade, proporcionando uma aprendizagem mais leve e interativa. Além disso, o trabalho em grupo promoveu o fortalecimento das relações interpessoais por meio da colaboração e da empatia entre os participantes. Em suma, os resultados desta dissertação contribuem para a compreensão dos desafios ortográficos referentes às representações g´raficas do fonema /s/ e de outros processos fonológicos oriundos das relações de irregularidades entre fonema e grafema. Para mais, sugerem caminhos para aprimorar o ensino da escrita, através de uma maior compreensão e autonomia dos aprendizes no que se refere à ortografia da Língua Portuguesa Brasileira. | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| dc.embargo.lift | 2025-07-25T20:39:03Z | - |
| dc.contributor.referee | Cristianini, Adriana Cristina | - |
| dc.contributor.referee | Felício, Ros’elles Magalhães | - |
| Aparece nas coleções: | Dissertações | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Anjos, Analice Viviane Ferreira dos_Ortografia e ensino_2025.pdf | 10,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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