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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1976Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Coelho, Maria do Socorro Vieira | - |
| dc.contributor.author | Santos, Paulina Borges da Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-24T21:18:27Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-23 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1976 | - |
| dc.description.abstract | The linguistic aspects of Brazilian Portuguese in the textual productions of students of the 8th grade of Elementary School II constitute the object of study of this research. Theoretical assumptions of phonetics, phonology and educational sociolinguistics in addition to the normative documents ruling the teaching of the Portuguese language supported our investigation. Methodology included bibliographic and documentary research and the postulates of action-research, under a qualitative-quantitative approach. We divided the investigation into two stages: diagnosis and the presentation of the teaching proposal. In the first stage, we applied two textual writing activities, through which we identified and analyzed deviations in writing in relation to the standard norm. The data analysis revealed that such deviations were due to phonological processes of erasure, addition and assimilation. In the second stage, we developed a teaching proposal that included activities aimed at correcting mistakes in the linguistic phenomena detected, such as vowel elevation and erasure. In addition, we gave a mini course on linguistic variation and on the adequacy of speech and writing in different communicative contexts. After the application of the pedagogical teaching proposal, results revealed that when compared to the initial diagnosis, the erroneous occurrences of language use decreased. These data attested that writing, rewriting and analysis practices of students own productions help them recognize and avoid the interference of speech traces in formal writing. We concluded that the relationship between theory and pedagogical practice can transform school reality, promote advances in writing, and positively impact the teaching context. For this, the teacher must be aware of the linguistic phenomena that influence writing, using them as a tool to detect the difficulties of students and improve the teaching of writing in the native language. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Fala | pt_BR |
| dc.subject | Escrita | pt_BR |
| dc.subject | Processos fonológicos | pt_BR |
| dc.subject | Propostas de ensino | pt_BR |
| dc.title | Processos fonológicos: análise de aspectos linguísticos na escrita de alunos do 8º ano do ensino fundamental | pt_BR |
| dc.type | Dissertacao | pt_BR |
| dc.subject.area | Linguistica, Letras e Artes | pt_BR |
| dc.subject.subarea | Linguistica | pt_BR |
| dc.description.resumo | O objeto de estudo desta pesquisa são os aspectos linguísticos do português brasileiro nas produções textuais de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II. Para desenvolver a pesquisa, definiu-se como objetivo geral analisar estes aspectos, visando a aprimorar a proficiência escrita daqueles discentes. A investigação se fundamentou nos pressupostos teóricos da fonética, fonologia e Sociolinguística Educacional, além dos documentos normativos do ensino da língua portuguesa. A metodologia utilizada incluiu a pesquisa bibliográfica, documental e os pressupostos da pesquisa-ação, com abordagem qualitativo-quantitativa, estruturando a investigação em duas etapas: diagnóstica e proposta de ensino. Na primeira etapa, aplicamos duas atividades de produção textual escrita, por meio das quais identificamos e analisamos desvios de escrita em relação à norma padrão. A análise dos dados revelou que tais desvios estavam relacionados aos processos fonológicos de apagamento, acréscimo e substituição Na etapa seguinte, desenvolveu-se uma proposta de ensino que incluiu atividades orientadas para sanar os equívocos nos fenômenos linguísticos detectados, como o alçamento vocálico e o apagamento. Além disso, ministrou-se um minicurso sobre variação linguística e adequação da fala e da escrita em diferentes situações comunicativas. Após a aplicação da proposta de ensino, os resultados apontaram que, se comparadas ao diagnóstico inicial, as ocorrências errôneas de uso da língua haviam diminuído consideravelmente. Esses dados atestaram que práticas de escrita, reescrita e análise das próprias produções ajudavam os alunos a reconhecerem e a evitarem a interferência de traços da fala na escrita formal. Concluiu-se que a relação teoriaprática pedagógica pode transformar a realidade escolar, promover avanços na competência escrita e impactar, positivamente, o contexto educacional. Para isso, o professor deve estar atento aos fenômenos linguísticos que influenciam a escrita, utilizando-os como ferramenta para captar as dificuldades dos discentes e aprimorar seu ensino da modalidade escrita da língua pátria. | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| dc.embargo.lift | 2025-07-25T21:18:27Z | - |
| dc.contributor.referee | Soares, Gilvan Mateus | - |
| dc.contributor.referee | Felício, Ros’elles Magalhães | - |
| Aparece nas coleções: | Dissertações | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Santos, Paulina Borges da Silva_Processos fonológicos_2025.pdf | 7,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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