Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1977Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Coelho, Maria do Socorro Vieira | - |
| dc.contributor.author | Melo, Vanessa Costa de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-24T21:32:12Z | - |
| dc.date.issued | 2025-04-22 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1977 | - |
| dc.description.abstract | The object of study of this work is the dialogical gatherings for reading and discussing a literary, My Life with Boris, by Thays Martinez, work and other textual genres. The theme´s choice was doubly justified: the benefits of the habit of literary reading for the formation of critical and autonomous students, and the improvement of the performance of teachers interested in this content. Methodology used included: bibliographic research - with the study of some theoreticians´ work in the area-; the documentary one - with discussions on official documents -; the qualitative-interpretative one, which encompassed the experience with the report textual genre - support for the observation and analysis of the data, in which we described and analyzed the teaching proposals, in two phases. In the first phase, we proceeded with the dialogical literary gatherings about the literary book selected, and the second with dialogued expository classes on visual impairment and social inclusion. Results showed that the meetings dismembered into continuous actions to encourage reading offered robust subsidies for the consolidation of the reading habit of most students. This was due to the fact that some of them, initially having difficulties to read aloud, in the end, succeeded to doing so in small groups, in the same way as with the spontaneous silent reading, both requirements for the formation of the reading habit. We also found that the dialogic reading and the book plot contributed to the acquisition of knowledge about social inclusion, and, specifically, about visual impairment, relevant topics for raising awareness about the constitutional and human rights of men, and the guarantee of social inclusion and accessibility to the visually impaired. At the end of the work, we presented a teaching proposal offering subsidies for the formation of the active and critical reader of literary and non-literary texts. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Tertúlia | pt_BR |
| dc.subject | Leitura dialógica | pt_BR |
| dc.subject | Hábito de leitura | pt_BR |
| dc.subject | Minha vida com Boris - Martinez, Thays, 1974 - Crítica e interpretação | pt_BR |
| dc.title | Tertúlia literária dialógica da obra “Minha vida com Boris”: ler com os olhos de ver, ouvidos de ouvir, mãos de sentir e perceber | pt_BR |
| dc.type | Dissertacao | pt_BR |
| dc.subject.area | Linguistica, Letras e Artes | pt_BR |
| dc.subject.subarea | Letras | pt_BR |
| dc.description.resumo | O objeto de estudo deste trabalho é a tertúlia dialógica de uma obra literária Minha vida com Boris, de Thays Martinez, mediante sua leitura e discussão, e também a de outros gêneros textuais. A escolha pelo tema se justificou duplamente: os benefícios do hábito da leitura literária para a formação de estudantes críticos e autônomos, e o aperfeiçoamento da atuação do professor interessado neste conteúdo. A metodologia incluiu as pesquisas bibliográfica, com o estudo de obras de teóricos da área; a documental, com discussões sobre documentos oficiais atinentes; a qualitativo-interpretativista, suporte para a observação e análise dos dados, que abrangeu o gênero relatório de experiência, no qual descreveram-se e se analisaram as propostas de ensino, nas suas duas fases, a primeira com a realização de Tertúlias Literárias Dialógicas sobre o livro de literatura selecionado, e a segunda com aulas expositivas dialogadas sobre deficiência visual e inclusão social. Os resultados apontaram que as tertúlias desmembradas em ações contínuas de incentivo à leitura ofereceram subsídios robustos para a consolidação do hábito de ler da maioria dos alunos, porquanto alguns deles, inicialmente com dificuldades para ler em voz alta, ao final, o fizeram em pequenos grupos, à semelhança da leitura silenciosa espontânea, requisitos para a formação do hábito de leitura. Constatou-se, também, que a leitura dialógica e o enredo do livro trabalhado contribuíram para a aquisição de conhecimentos sobre inclusão social, e, especificamente, acerca da deficiência visual, tópicos relevantes para a conscientização sobre os direitos constitucionais e humanos dos cidadãos, e à garantia da inclusão e da acessibilidade aos deficientes visuais. Apresentou-se, ao final do trabalho, uma proposta de ensino que oferece subsídios para a formação do leitor ativo e crítico de textos literários e não-literários. | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| dc.embargo.lift | 2025-07-25T21:32:12Z | - |
| dc.contributor.referee | Batista Júnior, José Ribamar Lopes | - |
| dc.contributor.referee | Corrêa, Danilo Barcelos | - |
| Aparece nas coleções: | Dissertações | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Melo, Vanessa Costa de_Tertúlia literária dialógica_2025.pdf | 17,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.