Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1980Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães de | - |
| dc.contributor.author | Costa, Gisleide | - |
| dc.date.accessioned | 2025-08-11T13:26:02Z | - |
| dc.date.issued | 2025-04-22 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1980 | - |
| dc.description.abstract | This dissertation presents the results of a research project conducted with 7th-grade students from a public school in the countryside of Minas Gerais, Brazil. The main objective was to promote literacy development through a pedagogical intervention focused on the creation of digital books, using fairy tales and fables as the guiding genres. The proposal emerged from the identification of persistent writing difficulties among students and the concerning performance levels in Portuguese Language, as indicated by external assessments. The methodology adopted was action research, which allowed for the integration of theoretical reflection and teaching practice. The theoretical framework is grounded in authors such as Soares (2003, 2004), Candido (2004), Cosson (2006), and Antunes (2009), who discuss literacy, textual production, and genres as pedagogical tools. The intervention consisted of a sequence of writing workshops in which students were encouraged to plan, write, revise, and rewrite their own narratives, culminating in the publication of digital books. The results reveal significant progress in students’ understanding of textual structure, the development of authorial writing, and the recognition of their role as authors. The study concludes that the integration of digital tools and literary genres can enhance meaningful reading and writing practices, contributing to improved language education in socially vulnerable school contexts. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Other | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Letramento | pt_BR |
| dc.subject | Produção textual | pt_BR |
| dc.subject | Contos de fadas | pt_BR |
| dc.subject | Fábulas | pt_BR |
| dc.subject | Livro digital | pt_BR |
| dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
| dc.title | Letramento no fundamental II: produção de livros digitais com alunos do 7º ano do ensino fundamental | pt_BR |
| dc.type | Dissertacao | pt_BR |
| dc.subject.area | Ciencias Humanas | pt_BR |
| dc.subject.subarea | Letras | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no interior de Minas Gerais. A investigação teve como objetivo principal promover o desenvolvimento do letramento por meio de uma intervenção pedagógica centrada na produção de livros digitais, utilizando os gêneros contos de fadas e fábulas. A proposta partiu do diagnóstico de dificuldades persistentes na escrita dos estudantes e da constatação, a partir de dados de avaliações externas, de um cenário preocupante quanto ao desempenho em Língua Portuguesa. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, que permitiu aliar a reflexão teórica à prática docente em sala de aula. O referencial teórico fundamenta-se em autores como Soares (2003, 2004), Candido (2004), Cosson (2006), Antunes (2009), entre outros, que discutem o letramento, a produção textual e o uso dos gêneros como instrumentos de ensino. A intervenção foi desenvolvida por meio de oficinas pedagógicas organizadas em sequência didática, nas quais os alunos foram incentivados a planejar, escrever, revisar e reescrever suas histórias autorais, culminando na publicação de livros digitais. Os resultados indicam avanços significativos na apropriação das estruturas dos gêneros trabalhados, no desenvolvimento da escrita autoral e na valorização do papel do aluno como autor. Conclui-se que o uso de ferramentas digitais associado ao trabalho com textos literários pode favorecer práticas mais significativas de escrita, contribuindo para a melhoria do ensino de Língua Portuguesa em contextos escolares desafiadores. | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| dc.embargo.lift | 2025-08-12T13:26:02Z | - |
| dc.contributor.referee | Cunha, Zoraide Portela da Silva | - |
| dc.contributor.referee | Nepomuceno, Arlete Ribeiro | - |
| Aparece nas coleções: | Dissertações | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Costa, Gisleide_Letramento no fundamental II_2025.pdf | 15,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.