Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1992Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Rossi-Barbosa, Luiza Augusta Rosa | - |
| dc.contributor.advisor | Costa, Simone de Melo | - |
| dc.contributor.author | Souza, Joyce ElenMurça de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-22T18:20:37Z | - |
| dc.date.issued | 2020 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1992 | - |
| dc.description.abstract | The voice is an essential work tool for teachers, and this professional category is frequently affected by vocal disorders, causing a high amount of work leave, job restriction and professional rehabilitation. Vocal disorders, also known as dysphonia, refer to any obstacle or change in vocal emission that interferes with the natural production of the voice. The aim of the study was to estimate the prevalence and the rate of absence from work due to vocal disorders and to verify the factors associated with the time of leave among teachers of the municipal education system, in a municipality of Minas Gerais, Brazil. Methodology: This is an analytical time series study, with data collection in documents about work leave due to vocal disorders from 2014 to 2018, in a municipality of Minas Gerais, Brazil. The data were consolidated and analyzed using the IBM SPSS statistical program. The prevalence of absenteeism was estimated, the demographic and professional profile was raised, and the indicators of labor absenteeism were analyzed. The absenteeism index considered the number of hours lost divided by the number of working hours planned in the month, multiplied by 100. In order to identify the factors associated with the time of leave, a bivariate analysis was used using Pearson's chi-square test or Fisher's Exact Test, those that were associated with the level of 20% (p <20%) were selected for the multiple analysis adopting the logistic regression model with a significance level of 5% (p <0.05) and to estimate the magnitude of the associations, the OddsRatio (OR) was used. The data were consolidated and analyzed in the IBM SPSS statistical program. Research with ethical approval, opinion No. 3,165,423. Results: An amount of 125 occupational records were analyzed, the prevalence of absenteeism varied from 1.4% to 1.9%, according to the year, and the average rate of absenteeism due to vocal disorders was 0.23%. The longest time of work leave was associated with the workload of 40 hours per week (p = 0.012), performing the role of teacher in the final years of elementary school (p = 0.06) and with registration of the ICD J.38.2 that corresponds to vocal fold nodules (p = 0.001). Conclusion:The prevalence of absenteeism due to vocal disorders and the index were low in the group of teachers in the municipality studied. Most absences had short duration, and the factors associated with the long-term ones were workload, being a teacher in the final years of elementary school and the presence of vocal nodules. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Other | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Disfonia | pt_BR |
| dc.subject | Absenteísmo | pt_BR |
| dc.subject | Professores escolares. | pt_BR |
| dc.subject | Saúde do trabalhador. | pt_BR |
| dc.subject | Licença médica | pt_BR |
| dc.title | Absenteísmo por distúrbios vocais entre professores | pt_BR |
| dc.type | Dissertacao | pt_BR |
| dc.subject.area | Ciencias da Saude | pt_BR |
| dc.subject.subarea | Saude Coletiva | pt_BR |
| dc.description.resumo | A voz é um instrumento de trabalho essencial para os professores e essa categoria profissional frequentemente é acometida por distúrbios vocais, ocasionando uma quantidade elevada de afastamento do trabalho, restrição de função e readaptação profissional. Os distúrbios vocais, também conhecidos como disfonia, se referem a qualquer empecilho ou alteração na emissão vocal que interfere na produção natural da voz. O objetivo deste estudo foi estimar a prevalência e o índice de absenteísmo trabalhista por distúrbios vocais e verificar os fatores associados ao tempo de licença entre professores da rede municipal de ensino, em um município de Minas Gerais, Brasil. Metodologia: Trata-se de uma série temporal de caráter analítico, com coleta de dados em documentos sobre afastamento trabalhista por distúrbios vocais, de 2014 a 2018, em um município de Minas Gerais, Brasil. Foi estimada a prevalência de absenteísmo, levantou-se o perfil demográfico e laboral, e analisaram-se os indicadores de absenteísmo trabalhista. O índice de absenteísmo considerou o número de horas perdidas dividido pelo número de horas planejadas de trabalho no mês, multiplicado por 100. Para identificar os fatores associados ao tempo de licença, utilizou-se a análise bivariada por meio do teste qui-quadrado de Pearson ou o teste Exato de Fisher, aquelas que se mostraram associadas ao nível de 20% (p<20%) foram selecionadas para a análise múltipla adotando o modelo de regressão logística com nível de significância de 5% (p<0,05) e para estimar a magnitude das associações utilizou-se o OddsRatio (OR). Os dados foram consolidados e analisados no programa estatístico IBM SPSS.Pesquisa com aprovação ética, parecer nº 3.165.423. Resultados: Foram analisados 125 prontuários ocupacionais, a prevalência variou de 1,4% a 1,9% ea média do índice de absenteísmo por distúrbios vocais foi de 0,23%. A maioria dos professores (55,2%) afastou por menos de 15 dias. O maior tempo de licença esteve associado à carga de trabalho de 40 horas semanais (OR=6,821; IC95%: 1,255- 37,082); à função de professor dos anos finais do ensino fundamental (OR=3,752; IC95%:1,601-8,790); e ao registro de nódulos de pregas vocais (OR=5,922; IC95%:2,192- 16,000). Conclusão: A prevalência de absenteísmo por distúrbios vocais e o índice foram baixos no grupo de professores do município estudado. A maioria dos afastamentos foi de curta duração, e os fatores associados aos de longa duração foram carga de trabalho, ser professor dos anos finais do ensino fundamental e possuir nódulos de pregas vocais. | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| dc.embargo.lift | 2025-09-23T18:20:37Z | - |
| dc.contributor.referee | Medeiros, Adriane Mesquita de | - |
| dc.contributor.referee | Caldeira, Antonio Prates | - |
| dc.contributor.referee | Haikal, Desiree Sant´Ana | - |
| dc.contributor.referee | Silva, Rosângela Ramos Veloso | - |
| Aparece nas coleções: | Teses e Dissertações | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Souza, Joyce Elen Murça de_Absenteísmo por distúrbios vocais_2020.pdf | 3,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.