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dc.contributor.advisorMendes, Patrícia Helena Costa-
dc.contributor.advisorSampaio, Cristina Andrade-
dc.contributor.authorPereira, Matheus Mendes-
dc.date.accessioned2025-09-26T18:06:12Z-
dc.date.issued2019-07-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/2005-
dc.description.abstractThis dissertation aims to discuss the knowledge and practices of Primary Health Care (PHC) professionals about the modes of disciplinary interaction: multidisciplinarity, interdisciplinarity and transdisciplinarity. This is a descriptive, exploratory study of a qualitative approach guided by the methodological assumptions of cartography, in which the subjects of the research are the medical professionals, nurses and dentists crowded in teams of the Family Health Strategy of Montes Claros - MG. The data were collected from April to October 2018, with an intentional sample due to management indication, in 14 teams of Family Health Strategy (eSF). Data collection took place through focus groups with the participation of 33 professionals, including 14 nurses, 10 doctors and nine dental surgeons. For the data analysis the speech analysis technique was used. As results, it was possible to perceive the existence of the plane of form of the action of the eSF in the PHC being affected by the plane of forces, which supports the flexible or flexible lines, that allow subjectivity to be affected. This interrelationship between the plans characterizes the agency generated, from which emerged the modes of disciplinary interaction as a line of escape. These modes of interaction, in turn, were affected by lines of forces related to the subjective and methodological questions of the present study, which triggered a new process of agency responsible for the emergence of the consecutive escape line formed by the perspectives and propositions raised by the study subjects. It was possible to conclude the importance of the modes of disciplinary interaction in the practice of eSF as a response to the micropolitics of living health work, centered on light technologies. It was also identified that despite the confusion, by the professionals, of the terms and concepts of multi, inter and transdisciplinarity, the performance of the teams are based on these attributes, except transdisciplinarity.pt_BR
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAtenção Primária à saúdept_BR
dc.subjectComunicação interdisciplinarpt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.titleInterações disciplinares no trabalho em saúde da família: uma análise cartográficapt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias da Saudept_BR
dc.subject.subareaSaude Coletivapt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação objetiva analisar o conhecimento e as práticas dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) sobre os modos de interação disciplinar: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, norteado pelos pressupostos metodológicos da Cartografia, em que os sujeitos da pesquisa são os profissionais médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas lotados em equipes da Estratégia Saúde da Família de Montes Claros – MG. Os dados foram coletados no período de abril a outubro de 2018, com amostra intencional, em 14 equipes de Estratégia Saúde da Família (eSF). A coleta de dados ocorreu por meio de grupos focais com a participação de 33 profissionais, sendo 14 enfermeiros, 10 médicos e nove cirurgiõesdentistas. Para a análise de dados, foi utilizada a técnica de análise de discurso. Como resultados, foi possível, inicialmente, mapear o plano cartográfico a partir da existência do plano de forma da atuação das eSF na APS sendo afetado pelo plano de forças, o qual sustenta as linhas maleáveis ou flexíveis, que possibilitam o afetamento da subjetividade. Essa interrelação entre os planos caracteriza o agenciamento gerado, a partir do qual emergiram os modos de interação disciplinar como linha de fuga. Esses modos de interação, por sua vez, foram afetados por linhas de forças relacionadas às questões subjetivas e metodológicas do presente estudo, que desencadeiam novo processo de agenciamento, responsável pelo surgimento da linha de fuga consecutiva formada pelas perspectivas e proposições levantadas pelos sujeitos do estudo. Posteriormente, foi possível discutir as três categorias emergidas da análise realizada: A insignificante confusão conceitual dos modos de interação disciplinar; As linhas de força e seus efeitos no plano de forma da APS; e Perspectivas e proposições elaboradas pela influência da micropolítica, possibilitadas pelo método caertográfico. Foi possível concluir, então, a importância dos modos de interação disciplinar na prática das eSF como resposta à micropolítica do trabalho vivo em saúde, centralizado nas tecnologias leves. Foi identificado ainda que, apesar da confusão, pelos profissionais, dos termos e conceitos da multi, inter e transdisciplinaridade, a atuação das equipes são pautadas nesses atributos, excetuando-se a transdisciplinaridade.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2025-09-27T18:06:12Z-
dc.contributor.refereeCamargo, Climene Laura de-
dc.contributor.refereeCaldeira, Antônio Prates-
dc.contributor.refereeDias, Orlene Veloso-
dc.contributor.refereeMartelli, Daniella Reis Barbosa-
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