Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/2008
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCaldeira, Antônio Prates-
dc.contributor.advisorSampaio, Cristina Andrade-
dc.contributor.authorReis, Gustavo Valadares Labanca-
dc.date.accessioned2025-09-26T19:12:55Z-
dc.date.issued2019-05-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/2008-
dc.description.abstractIn a scenario of a great availability of information, the production of scientific knowledge in medicine has been more and more accelerated. The way the medical professional perceives and directs his acquisition of knowledge still lacks national studies, particularly in times of easily accessible internet. The guiding question of this research was: which social representations of the physicians working in the Family Health Strategy (ESF) on self-directed learning? The objective of this study was to understand the social representations of self-directed learning among physicians working in Family Health Strategy (FHS) teams. This is a descriptive, field study with transversal and quanti-qualitative approach with the theoretical methodological reference in Social Representation Theory in the structural approach. The research was carried out with FHS doctors, in the Minas Gerais municipalities of Viçosa, Ouro Preto and Mariana. At the time of the survey, these municipalities had a total of 73 doctors in the National Registry of Health Establishments (CNES). Data collection was approached in a census form, seeking to include all the professionals that fit the study proposal. Physicians enrolled in the CNES in the FHS of the study municipalities, working for at least 6 months and filled in rural and / or urban areas, were considered as inclusion criteria. Teachers or preceptors were excluded and those removed from work for any reason at the time of data collection. A semi-structured questionnaire was used by the researchers themselves. There were interviews with free evocations on the subject, which were recorded and transcribed. The quantitative analysis was performed through the Statistical Package for Social Science (SPSS), version 23.0 for MAC. The evocations were analyzed by means of the structural approach with the four houses frame with the help of the software Ensemble de Programs Permettant l'Analyze des Evocations (EVOC®) version 2005 and analysis of similarity and implication with the aid of the software Classification Hiérarchique Classificatoire et Cohésitive - CHIC® (Version 4.1). Fifty interviews were conducted and the freely evoked words that possibly make up the core of the representations were "knowledge", "dedication", "study", "reading", "need", contrasting "research" and "book". The meaning in these expressions showed that the learner's characteristics, the practice as a place of learning as opposed to theory, associated with time barrier define the core content of social representation of participating physicians and indicate a change in the same with the advent of technology in the search for information.pt_BR
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAtenção primária à Saúdept_BR
dc.titleRepresentações sociais da aprendizagem autodirigida entre médicos da Estratégia Saúde da Famíliapt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias da Saudept_BR
dc.subject.subareaSaude Coletivapt_BR
dc.description.resumoEm um cenário de uma grande disponibilidade de informações, a produção de conhecimento científico em medicina tem sido cada dia mais acelerada. A forma como o profissional médico percebe e dirige sua aquisição de conhecimento ainda carece de estudos nacionais, particularmente em tempos de internet de fácil acesso. A questão norteadora desta pesquisa foi: quais as representações sociais dos médicos atuantes na Estratégia de Saúde da Família (ESF) sobre a aprendizagem autodirigida? O objetivo deste trabalho foi compreender as representações sociais de aprendizagem autodirigida entre médicos atuantes em equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). Trata-se de estudo descritivo, de campo com abordagem transversal e quanti-qualitativa com o referencial teórico metodológico na Teoria das Representações Sociais na abordagem estrutural. A pesquisa foi realizada com médicos das ESF, nos municípios mineiros de Viçosa, Ouro Preto e Mariana. Na ocasião da pesquisa esses municípios contavam com um total de 73 médicos no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). A coleta de dados foi abordada de forma censitária, buscando incluir todos os profissionais que se adequassem à proposta do estudo. Foram considerados como critérios de inclusão os médicos cadastrados no CNES em ESF dos municípios do estudo, atuantes há pelo menos 6 meses e lotados em zonas rurais e/ou urbanas. Foram excluídos docentes ou preceptores e aqueles afastados do trabalho por qualquer motivo na ocasião da coleta de dados. Utilizou-se questionário semiestruturado laborado pelos próprios pesquisadores. Foram realizadas entrevistas com evocações livres sobre o tema, que foram gravadas e transcritas. A análise quantitativa foi realizada por meio do Programa Statistical Package for the Social Science (SPSS), versão 23.0 for MAC. As evocações foram analisadas por meio da abordagem estrutural com o quadro de quatro casas com auxílio dos softwares Ensemble de Programmes Permettant l’Analyse des Evocations (EVOC®) versão 2005 e análise de similaridade e implicação com o auxílio do software Classification Hiérarchique Classificatoire et Cohésitive - CHIC® (Versão 4.1). Para análise das falas, foi utilizada a análise de conteúdo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com o tema “autoaprendizagem médica”. Foram realizadas 50 entrevistas e as palavras evocadas livremente que possivelmente compõem o núcleo central das representações foram "conhecimento”, “dedicação”, “estudo”, “leitura”, “necessidade”, tendo como contraste “pesquisa” e “livro”. O sentido nessas expressões demonstrou que as características do aprendiz, a prática como local de aprendizagem em contraposição a teoria, associado a barreira do tempo definem o conteúdo central da representação social dos médicos participantes e apontam uma mudança na mesma com o advento tecnológico na busca de informações.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2025-09-27T19:12:55Z-
dc.contributor.refereeSavassi, Leonardo Cançado Monteiro-
dc.contributor.refereePinho, Lucinéia de-
dc.contributor.refereeCosta, Simone de Melo-
dc.contributor.refereeRossi-Barbosa, Luiza Augusta Rosa-
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reis, Gustavo Valadares Labanca_Representações sociais da aprendizagem autodirigida_2019.pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.