Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/2068
Título: Avaliação da assistência prestada aos diabéticos pelas equipes de Saúde da Família em Montes Claros - MG
Autor(es): Nascimento, Tatiana Fróes do
Orientador(ra): Botelho, Ana Cristina de Carvalho
Membro(s) Banca: Caldeira, Antônio Prates
Araújo, Maria Rizoneide Negreiros de
Rodrigues Neto, João Felício
Leite, Maisa Tavares de Souza
Palavras-chave: Saúde da Família - Montes Claros (MG);Avaliação dos serviços de saúde – Montes Claros (MG);Diabetes mellitus;Atenção Primária à Saúde
Área: Ciencias da Saude
Subárea: Saude Coletiva
Data do documento: Fev-2009
Resumo: Avaliar o desempenho dos serviços de atenção primária à saúde no atendimento aos pacientes diabéticos é uma importante necessidade para as proposições que buscam aprimorar a qualidade da atenção prestada a esses pacientes. Diante disso, foi realizado estudo transversal, quantitativo, com o objetivo de avaliar as condições da estrutura, do processo e do resultado do cuidado prestado aos pacientes diabéticos pelas Equipes de Saúde da Família em Montes Claros – MG. Foram pesquisados em 31 equipes da Estratégia Saúde da Família os profissionais médicos que atendiam pacientes diabéticos e uma amostra aleatória simples de 313 pacientes diabéticos cadastrados nas equipes. Os componentes da estrutura e do processo de atendimento foram comparados às recomendações para o manejo de pacientes diabéticos. Os pacientes foram entrevistados em seus domicílios e tiveram sua glicemia capilar, pressão arterial, circunferência abdominal e IMC avaliados e comparados a padrões. Os resultados mostraram que o controle glicêmico insatisfatório esteve presente em 45% dos pacientes entrevistados. Apesar dos resultados referentes à estrutura e ao processo apresentarem alguns itens que fugiram aos padrões preconizados, não ficou evidente nenhuma associação desses fatores com o não controle glicêmico. Após análise multivariada, observou-se associação do controle insatisfatório da glicemia com as características do paciente: analfabetismo, uso de insulina, não realização de dieta e IMC maior ou igual a 30. O estudo concluiu que a associação do não controle glicêmico esteve presente apenas nas características do próprio paciente e mostra, principalmente, uma necessidade de aperfeiçoamento do manejo dos pacientes usuários de insulina e intensificação nas ações que incentivem a realização da dieta e o controle do peso.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/2068
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nascimento, Tatiana Fróes do_Avaliação da assistência prestada aos diabéticos_2009.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.