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dc.contributor.advisorLima, Maria da Penha Brandim de-
dc.contributor.authorCarmo, Sonália Eliana Silva do-
dc.date.accessioned2021-10-26T17:27:20Z-
dc.date.issued2021-04-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/418-
dc.description.abstractThis research has as theme "The process of construction of the narrative sequence for students of the 8th year of elementary school", and aims to provide the improvement of the articulation of linguistic resources in the students' textual production, contributing to their writing competence through strategies of textual production that makes them capable of writing coherent and cohesive texts in order to organize their ideas according to their communicative purpose. To this end, we seek to understand students' difficulties in writing production and understand how teachers develop textual production activities in the classroom. We deepened the theoretical study on the writing process and the procedures and skills necessary for the production of coherent and cohesive texts, we organized a Didactic Sequence. The theme of the research emerged empirically, from the observation related to the difficulties that students of the final grades of elementary school have in organizing their ideas in a coherent way in writing and stems from the researcher's teaching practice. Thus, we conducted the research with students from the Santos Dumont Municipal School, using qualitative methodology, according to the ideas of Chueke & Lima (2012). The research techniques adopted were exploratory, descriptive and explanatory, punctuated by Gil (2006). As data collection techniques we used the focus group and questionnaire, for analysis we used the content analysis technique. The theoretical framework was built based on the ideas of Koch and Elias (2018), Antunes (2005), the Common National Curricular Base, BRAZIL (2017), Marcuschi (2008), Costa Val, (2004), Koch and Travaglia, (2005 ), Sartori (2019), Passarelli (2012) and Adam (2008), among others. We concluded by the manifestations of students and teachers that students do not feel safe or motivated to produce texts at school, they feel unprepared, they need more readings, more real experiences of writing and more guidance from the teacher. Teaching practice is not providing the support and follow-up necessary for the student to acquire writing competence, specifically coherent and cohesive. In this sense, we present, as contribution and product of the dissertation, a Didactic Sequence with suggestions of activities aimed at improving the students' text.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectProdução de texto – Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subjectcoerênciapt_BR
dc.subjectCoesãopt_BR
dc.subjectNarrativopt_BR
dc.titleO processo de construção da sequência narrativa para alunos do 8º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como tema ―O processo de construção da sequência narrativa para alunos do 8° ano do ensino fundamental‖, e objetivou ―Proporcionar o aprimoramento da articulação dos recursos linguísticos na produção textual dos alunos, contribuindo para sua competência escritora por meio de estratégias de produção textual que os tornem capazes de escrever textos coerentes e coesos a fim de que organizem suas ideias conforme seu propósito comunicativo.‖ Para isso, buscamos compreender as dificuldades dos alunos em produção escrita e perceber como os professores desenvolvem atividades de produção textual em sala. Aprofundamos o estudo teórico sobre o processo de escrita e os procedimentos e habilidades necessários para a produção de textos coerentes e coesos, como também organizamos uma Sequência Didática. O tema da pesquisa surgiu empiricamente, a partir da observação relativa às dificuldades que os alunos das séries finais do ensino fundamental apresentam em organizar suas ideias de maneira coerente na escrita e decorre do cotidiano da prática docente da pesquisadora. Dessa forma, realizamos a pesquisa com alunos da Escola Municipal Santos Dumont e professores de Língua Portuguesa, por meio de metodologia qualitativa, conforme Chueke & Lima (2012). As técnicas de pesquisa adotadas foram a exploratória, descritiva e explicativa, pontuadas por Gil (2006). Como técnicas de coleta de dados recorremos ao grupo focal com estudantes e aplicação de questionário para professores. Para análise dos dados utilizamos a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). O referencial teórico foi construído a partir de Koch e Elias (2018), Antunes (2005), Base Nacional Curricular Comum (BRASIL 2017), Marcuschi (2008), Costa Val, (2004), Koch e Travaglia, (2005), Sartori (2019), Passarelli (2012) e Adam (2008), dentre outros. Concluímos pelas manifestações de discentes e docentes que os alunos não sentem segurança nem motivação para produzir textos na escola, sentem-se despreparados, carecem de mais leituras, mais experiências reais de escrita e mais orientações específicas do professor e que a prática docente não está dando o suporte e acompanhamento necessários para que o aluno adquira a competência escritora, especificamente coerente e coesa. Nesse sentido, apresentamos, como contribuição e produto da dissertação, uma Sequência Didática com sugestões de atividades visando a melhoria dos textos dos alunos.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-10-27T17:27:20Z-
dc.contributor.refereeLima, Maria da Penha Brandim de-
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