Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/420
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Maria Clara Maciel de Araújo-
dc.contributor.authorSilva, Edimilson Albino da-
dc.date.accessioned2021-10-26T18:08:40Z-
dc.date.issued2021-05-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/420-
dc.description.abstractWe live in a scenario that demands, more and more, from contemporary man, essential skills and competences for understanding and interaction with reality. In view of this context, it is essential that the process of teaching and learning the Portuguese language at school aims at the development and expansion of linguistic-discursive skills, considering, in school practice, the needs, demands, skills and potential of the student in their social practices. In view of this situation, this research work proposed to address discursive heterogeneity, as an essential strategy for the construction of meanings in the text. Our objective was to propose a discussion regarding the teaching of Portuguese language at school from a discursive perspective, with a specific focus on aspects of the heterogeneity of the language and, in this sense, to develop, as support for teachers in the area, didactic material with proposals activities to be developed in the classroom, which may enhance the reading ability of apprentices in the 8th grade of elementary school. Therefore, based on the principle that the language is updated in use / discourse, we present in this research considerations about the teaching of Portuguese language in Brazil, through a brief review of the literature of a representative part of what we can call a discursive perspective of language, presenting important notions about discursive heterogeneity, enunciation, polyphony and dialogism, thus explaining the interactionist and sociodiscursive character of language. Thus, we start, above all, from the studies of four authors, which we consider essential for the proposed discussions and reflections: Antunes (2003 and 2010), Authier-Revuz (1990, 1998 and 2004), Bakhtin (1979, 1997 and 2011) , and Maingueneau (1997, 2005 and 2011). In addition to these scholars, we also highlight the National Curriculum Parameters (PCN 1997) and the National Common Curricular Base (BNCC 2018), highlighting what these documents postulate about the teaching of the Portuguese language in the final years of Elementary School. As an educational product, we have also developed teaching material entitled Pedagogical Notebook from teacher to teacher as support and suggestion for Portuguese teachers of elementary school, whose proposal is to suggest pedagogical practices that explore discursive heterogeneity in line with a critical panorama of language teaching. in Brazil. Finally, at the end of this work, it was possible to conclude that, in fact, teaching the Portuguese language through a discursive perspective, with a focus on discursive heterogeneity, can increase students' reading competence, since, in this way, they are led to think about discursive aspects in the text that are not always referenced by the school.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino da língua portuguesapt_BR
dc.subjectHeterogeneidade discursivapt_BR
dc.subjectDialogismopt_BR
dc.subjectPolifoniapt_BR
dc.subjectInteração verbalpt_BR
dc.titleHeterogeneidade discursiva e ensino de Língua Portuguesa: proposta de um caderno pedagógico de professor para professorpt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoVivemos em um cenário que exige, cada vez mais, do homem contemporâneo, habilidades e competências essenciais para a compreensão e interação com a realidade. Tendo em vista esse contexto, é fundamental que o processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa na escola objetive o desenvolvimento e a ampliação de competências linguístico-discursivas, considerando, na prática escolar, as necessidades, demandas, habilidades e potencialidades do aluno em suas práticas sociais. Diante desse quadro, este trabalho de pesquisa propôs abordar a heterogeneidade discursiva, como estratégia essencial para construção de sentidos no texto. Nosso objetivo foi propor uma discussão a respeito do ensino de língua portuguesa na escola a partir da perspectiva discursiva, com foco específico em aspectos da heterogeneidade da língua e, nesse sentido, desenvolver, como apoio aos docentes da área, um material didático com propostas de atividades a serem desenvolvidas em sala de aula, as quais poderão potencializar a capacidade leitora de aprendizes do 8º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, pautados no princípio de que a língua se atualiza no uso/discurso, apresentamos nesta pesquisa considerações a respeito do ensino de língua portuguesa no Brasil, por meio de uma breve revisão de literatura de uma parte representante daquilo que podemos chamar de perspectiva discursiva da linguagem, apresentando noções importantes sobre a heterogeneidade discursiva, a enunciação, a polifonia e o dialogismo, explicitando, assim, o caráter interacionista e sociodiscursivo da língua. Dessa forma, partimos, sobretudo, dos estudos de quatro autores, os quais julgamos essenciais para as discussões e reflexões propostas: Antunes (2003 e 2010), Authier-Revuz (1990, 1998 e 2004), Bakhtin (1979, 1997 e 2011), e Maingueneau (1997, 2005 e 2011). Além desses estudiosos, destacamos também os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN 1997) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC 2018), salientando o que esses documentos postulam a respeito do ensino de língua portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental. Como produto educacional, desenvolvemos ainda um material didático intitulado Caderno Pedagógico de professor para professor como apoio e sugestão aos professores de língua portuguesa do Ensino Fundamental, cuja proposta é sugerir práticas pedagógicas que explorem a heterogeneidade discursiva em consonância com um panorama crítico do ensino de língua no Brasil. Por fim, ao finalizar este trabalho, foi possível concluir que, de fato, ensinar a língua portuguesa por meio da perspectiva discursiva, com foco na heterogeneidade discursiva, pode ampliar a competência leitora dos estudantes, uma vez que, dessa forma, são levados a pensar em aspectos discursivos no texto que nem sempre são referenciados pela escola.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-10-27T18:08:40Z-
dc.contributor.refereeRibeiro, Maria Clara Maciel de Araújo-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao final Edimilson.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.