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dc.contributor.advisorLima, Maria da Penha Brandim de-
dc.contributor.authorMartins, Hérica Tosta Bastos-
dc.date.accessioned2021-10-26T18:58:00Z-
dc.date.issued2021-05-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/421-
dc.description.abstractAnalyzing the lack of motivation of 9th grade students at Joaquim Felício dos Santos State School, located in the city of Diamantina, Minas Gerais, for writing at school, and that this practice is linked to socially relevant communication goals, we proposed a pedagogical intervention that in this study, it describes actions and analyzes the results of a proposal that intends to contribute to develop written skill and motivation at school. Activities will be applied with the purpose of producing a magazine, with the probable discursive genres: reader’s letter, chronicle, opinion article, advertisements, culinary recipes, in addition to multimodal texts. Inductive and collaborative methods will be used in this ethnographic research. At the end, the result of this process will be inserted, which we intend, through registration, to ascertain, prove and explain. We believe that, by stimulating writing, we encourage the autonomy of our students in the creation, understanding to your training as a citizen, since you will be able to make your discursive choices and argue your ideas, also collaborating in your exercise as a citizen. The theoretical framework was preponderant for the survey of studies already carried out by renowned authors, such as: Antunes (2009), Bakhtin (1992), Cagliari (1989), Faraco (1996), Gil (2006), Koch (2018), Rojo (2009), Solé (2009), among others. We believe in the relevance of this research to education, as it may encourage discussions and methodological changes in the teaching-learning processpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectescritapt_BR
dc.subjectleiturapt_BR
dc.subjectrevistapt_BR
dc.subjectmultimodalidadept_BR
dc.titleA escrita do 9º ano do Ensino Fundamental: elaboração de revista como motivação para o exercício da multimodalidade textualpt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoAnalisando a falta de motivação dos alunos do 9º ano da Escola Estadual Joaquim Felício dos Santos, localizada na cidade de Diamantina, Minas Gerais, para a produção escrita na escola, e considerando que tal prática está ligada a objetivos de comunicação socialmente relevantes, propusemos uma intervenção pedagógica nessa realidade. Assim, este estudo descreve ações e analisa os resultados de uma proposta que pretende contribuir para desenvolver a habilidade e a motivação para a prática de produção de textos na escola. Foram aplicadas atividades com o propósito de produzir uma revista como suporte para os gêneros discursivos: carta do leitor, crônica, artigo de opinião, anúncios, memórias, resenha crítica, além de textos multimodais, todos produzidos pelos alunos. Foram utilizados os métodos indutivo e colaborativo nesta pesquisa de cunho etnográfico. Ao término foram inseridos os resultados desse processo, os quais pretendemos, por meio de registro, averiguar, comprovar e explicar. Acreditamos que, estimulando a escrita, incentivaremos a autonomia de nossos alunos na criação, compreensão e criticidade dos textos. Além disso, estaremos contribuindo para a formação crítica do aluno como cidadão, visto que esse poderá fazer suas escolhas discursivas e argumentar sobre seus pontos de vista, colaborando também para uma participação social mais ativa. O referencial teórico foi preponderante para a compreensão da realidade e para a análise dos resultados a partir de estudos já realizados por autores renomados, tais como: Antunes (2009), Bakhtin (1992), Cagliari (1989), Faraco (1996), Gil (2006), Koch e Elias (2018), Rojo (2009), Solé (2009), dentre outros. Acreditamos na relevância desta pesquisa à educação, pois poderá fomentar discussões e mudanças metodológicas no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-10-27T18:58:00Z-
dc.contributor.refereeLima, Maria da Penha Brandim de-
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