Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/423
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Maria de Lourdes Guimarães de-
dc.contributor.authorFonseca, Maristela Gomes Coelho-
dc.date.accessioned2021-10-26T19:49:00Z-
dc.date.issued2021-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/423-
dc.description.abstractResearch carried out within the scope of the Professional Master´s Degree in Languages at the State University of Montes Claros motivated by empirical observation during my professional practice as a Portuguese Language Teacher at the Monsenhor Gustavo State School from which elementary school students II reach this level of education presenting difficulties in interpretation and comprehension of texts, commonly read in the classroom, since they do not show critical-understanding reading skills, and due to the results of systemic evaluations that also show unsatisfactory results regarding the reading skills of students at this level. The general objective was to develop and disseminate a Book of Theoretical Assumptions and Practical Activities for Critical-Comprehensive Reading of Chronicles. The specific objectives: (I) to explore theories on reading in the discursive perspective of Discourse Analysis, on the theoretical methodological assumptions of reading present in the BNCC, on the Chronicle genre and referring to chronicle reading in elementary school and, (II) to present contributions to the dynamics of chronicle reading classes in basic education and with these objectives, to answer which are the strategic possibilities for reading the chronicle genre in elementary school II. It had as theoretical and methodological foundation the studies of Solé (1998), Soares (2001), Orlandi (2008), Koch e Elias (2008), Bakthin (2003) and Marcuschi (2008), and, the theoretical approach of the chronicle genre, from the perspective of Moisés (1988), Coutinho (1986), Melo (2003) and Candido (1992). The book was developed and it presents the strategic possibilities for reading five chronicles.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLeitura compreensivapt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectGênero crônicapt_BR
dc.titlePropostas de leitura crítica e compreensiva de crônicas para o Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoInvestigação realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual de Montes Claros motivada pela observação empírica durante a minha prática profissional como Professora de Língua Portuguesa na Escola Estadual Monsenhor Gustavo, motivada pela constatação de que alunos do ensino fundamental II, chegam a esse nível de ensino apresentando dificuldades de interpretação e de compreensão de textos, comumente lidos na sala de aula, já que não evidenciam habilidades de leitura crítico-compreensiva, e pelos resultados das avaliações sistêmicas que também evidenciam resultados não satisfatórios quanto às habilidades de leitura de alunos desse nível de ensino. O objetivo geral foi elaborar e divulgar um Caderno de Pressupostos Teóricos e Atividades Práticas de Leitura CríticoCompreensiva de Crônicas. Os objetivos específicos: (i) explorar teorias sobre a leitura na perspectiva discursiva da Análise do Discurso, sobre os pressupostos teórico metodológicos de leitura presentes na BNCC, sobre o gênero crônica e referentes às estratégias de leitura de crônicas no ensino fundamental e, (ii) apresentar contribuições para a dinamização das aulas de leitura de crônicas na educação básica e, com esses objetivos, responder quais as possibilidades estratégicas para leitura do gênero crônica no ensino fundamental II. Teve como fundamentos teóricos e metodológicos os estudos de Solé (1998), Soares (2001), Orlandi (2008), Koch e Elias (2008), Bakthin (2003) e Marcuschi (2008), e, a abordagem teórica do gênero crônica, na perspectiva de Moisés (1988), Coutinho (1986), Melo (2003) e Candido (1992). A metodologia foi qualitativa. O caderno foi escrito e nele foram apresentadas possibilidades estratégicas para a leitura de cinco crônicas.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-10-27T19:49:00Z-
dc.contributor.refereeCarvalho, Maria de Lourdes Guimarães de-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Maristela.pdf24,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.