Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/428
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Maria de Lourdes Guimarães de-
dc.contributor.authorAlmeida, Jucélia Bastos de-
dc.date.accessioned2021-10-27T13:26:10Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/428-
dc.description.abstractResearch carried out with the general objective of "Presenting contributions to the training of Portuguese language teachers through a Course on Conceptual Maps as a significant didactic strategy for classes in basic education" and with the specific objectives of (i) "Exploring the historical-cultural theory of Vygotsky (1989) and the theory of meaningful learning of Ausubel (1980 It aimed to answer "What contributions of the use of concept maps, related to the theory of meaningful learning, are possible for the training of Portuguese language teachers in basic education?" It is a proposal motivated by the empirical analysis of practice as a Portuguese language teacher and by the verification of unsatisfactory results evidenced by elementary school students in external tests. Justified by the desire and interest to interfere with teachers in an attempt to change reality. It's a bibliographical and qualitative research. The contributions are presented through the planning of a course, based on the proposed theories, to be developed in the research format.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectMapas conceituaispt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.titleMapas conceituais na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa: contribuições teórico-metodológicas para a formação de professores de Língua Portuguesapt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoInvestigação realizada com o objetivo geral de “Apresentar contribuições para a formação de professores de Língua Portuguesa por meio de um Curso sobre Mapas Conceituais como estratégia didática significativa para as aulas na educação básica” e com os objetivos específicos de (i) “Explorar a teoria histórico-cultural de Vigotski (1989) e a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel (1980), como embasamento para o uso de mapas conceituais de acordo com Joseph Novak (1984)” e (ii) “Apresentar um curso de mapas conceituais como ferramentas metodológicas a serem utilizadas em aulas de Língua Portuguesa.” Teve como finalidade responder “Quais contribuições do uso de mapas conceituais, relacionado à teoria da aprendizagem significativa, são possíveis para a formação de professores de Língua Portuguesa na educação básica?”. É uma proposta motivada pela análise empírica da prática como professora de Língua Portuguesa e pela verificação dos resultados insatisfatórios evidenciados por alunos do ensino fundamental nas provas externas. Justificada pelo desejo e o interesse de interferir, junto aos docentes, para uma tentativa de mudança da realidade. É uma pesquisa bibliográfica e qualitativa. As contribuições estão apresentadas por meio do planejamento de um curso, fundamentado nas teorias propostas, a ser desenvolvido no formato de pesquisa.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-10-28T13:26:10Z-
dc.contributor.refereeCarvalho, Maria de Lourdes Guimarães de-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_JUCELIA_BASTOS (1).pdf9,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.