Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/430
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Coelho, Maria do Socorro Vieira | - |
dc.contributor.advisor | Lima, Bruno de Assis Freire de | - |
dc.contributor.author | Santos, Daniele Soares Ribeiro dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-27T14:41:15Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/430 | - |
dc.description.abstract | The main theme of this Thesis is the lexical specificity of the statements in the school tests commands. Because of that the investigation aimed at offering teachers at a given State School in Montes Claros Minas Gerais information to the elaboration of items and questions with clear and accessible commands at the minimum expected vocabulary level of students. The theme is justified by the fact that students are often mistaken when misinterpreting terms in the commands of school assessments, what leads them to errors that result in negative grades in their assessments. To achieve the desired purposes, the methodology used included bibliographic, documentary, qualitative research and action research. These last two were developed through the application of semi-structured questionnaires and the realization of short courses with theoretical-practical procedures to fill the gap left by undergraduate courses in relation to the knowledge of the léxicon specialized language used in the commands of evaluative activities. It is also suggested the use of dictionaries during classes. In bibliographic research, among others, the theories of Terminology and specialized language, the Lexicon, its possibilities and semantic-discursive values, Lexicography and pedagogical Lexicography were investigated, in addition to discussing the scenario of one of the six elements of Didactics, the Evaluation process, both systematic, applied at school, and systemic, governamental national tests also called “large scale” or “external evaluation”, the latter approached through documentary research. As academic productions, besides offering short courses to the professors participating in the research, this work extended those courses to the M.A students of PPGMPLetras and to the undergraduate students of the Letters Course at the State University of Montes Claros/Januária. The research results pointed to the participants´ solid success in elaborating the items and the evaluation questions, and also in adapting their structure as well as the specific linguistic aspects that make up these evaluation tools. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Léxico | pt_BR |
dc.subject | Item | pt_BR |
dc.subject | Questão | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Lexicografia pedagógica | pt_BR |
dc.title | A especificidade lexical nos comandos avaliativos: uma proposta para ampliação vocabula | pt_BR |
dc.type | Dissertacao | pt_BR |
dc.subject.area | Linguistica, Letras e Artes | pt_BR |
dc.subject.subarea | Linguistica | pt_BR |
dc.description.resumo | O objeto de estudo desta Dissertação é a especificidade lexical dos enunciados nos comandos das provas escolares. Nesse sentido, a investigação objetivou, precipuamente, oferecer aos professores de uma Escola Estadual de Montes Claros, Minas Gerais, informações para a elaboração de itens e questões com comandos claros e acessíveis e no nível mínimo de conhecimento de vocabulário esperado dos alunos. O tema justifica-se pelo fato de que os alunos, muitas vezes, se equivocam ao interpretar os termos dos comandos das avaliações escolares, o que os induz a erros que resultam em notas negativas em suas avaliações. Para atingir os objetivos desejados, a metodologia utilizada incluiu as pesquisas bibliográfica, documental, qualitativa e pesquisa-ação. As duas últimas foram desenvolvidas por meio da aplicação de questionários semiestruturados e da realização de minicursos com procedimentos teórico-práticos para preencher a lacuna deixada pelos cursos de graduação em relação ao conhecimento do léxico especializado utilizado nos comandos de atividades avaliativas. A metodologia sugere, também, a técnica do uso de dicionários durante as aulas. Na pesquisa bibliográfica, entre outras, foram investigadas as teorias da Terminologia e da linguagem especializada, o Léxico, suas possibilidades e seus valores semântico-discursivos, da Lexicografia e da Lexicografia pedagógica, além de discutir o cenário de um dos seis elementos da Didática, a Avaliação, processo tanto sistemático, aplicado na escola, quanto sistêmico, com exames governamentais nacionais também chamados de “larga escala” ou “avaliação externa”, e abordados por meio de pesquisa documental. Como produções acadêmicas, além de oferecer minicursos aos docentes participantes da pesquisa, este trabalho estendeu esses cursos aos alunos de Mestrado do PPGMPLetras e aos alunos de graduação do Curso de Letras da Universidade Estadual de Montes Claros/Januária. Os resultados da pesquisa apontaram para o sucesso sólido dos participantes na elaboração de itens e questões de avaliação, e também na adaptação de sua estrutura, bem como dos aspectos linguísticos específicos que compõem esses instrumentos de avaliação. | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2021-10-28T14:41:15Z | - |
dc.contributor.referee | Coelho, Maria do Socorro Vieira | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Final.PósDefesa_11.08.2021_DissertaçãoDanieleS.RibeiroSantos.pdf | 14,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.