Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/433
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Maria Clara Maciel de Araújo-
dc.contributor.authorLopes, Dileide Ferreira Silva-
dc.date.accessioned2021-10-27T16:02:38Z-
dc.date.issued2020-05-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/433-
dc.description.abstractThis research was carried out within the scope of the Professional Master's Degree Program in languages (Profletras) of Montes Claros State University - (MG) and presents results of an action-research developed with students of Elementary School II. We sought to assess the extent to which a work focusing on language actions developed through the teaching of the production of chronicles and collages, aiming to stimulate reflection and citizen participation, can contribute to expand the critical communicative competence of the participants. For data collection, an initial production was applied in order to diagnose the skills and weaknesses of the participants / students of the 9th grade of Elementary School at school Venceslau Brás. Based on this production, an interventive proposal was elaborated, focused on multimodal critical expression, as a means to enhance the students' skills in using written language to position with autonomy and criticality as enunciators of themselves texts. The classes were distributed in 6 modules in a total of 24 h / a, whose theoretical foundation was guided by the considerations of textual / discursive genres brought by Bakhtin (2011) and Marcuschi (2008). This study was based, too, on Sociodiscursive Interactionism (ISD) by Bronckart (2012), from the analysis of the procedures for the construction of the didactic sequence by Schneuwly and Dolz (2004), from the considerations that support the written production with ISD contributions made by Dolz, Gagnon and Decândio (2010). In addition to studies on multimodality from Kress and Van Leewen, presented by Natividade and Pimenta (2009). The results show that the reading of multimodal texts associated with the constant practices of production / rewriting are some of the effective strategies that allow the student to use the functionality of reading and writing in a more conscious and critical way. It is also worth mentioning the use of different environments for the circulation of text as a necessity for working with textual production, as it allows the expansion of probable readers, in addition to giving a new meaning to the task of writing production.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectCrônicaspt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectPerspectiva críticapt_BR
dc.titleEntre a imagem e a prosa: caminhos para a produção de crônicas numa abordagem crítica e multimodalpt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLetraspt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa foi realizada no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da Universidade Estadual de Montes Claros – (MG) e apresenta resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida com alunos do Ensino Fundamental II. Buscou-se avaliar em que medida um trabalho com foco em ações de linguagem desenvolvido por meio do ensino da produção de crônicas e de colagens, visando estimular a reflexão e a participação cidadã, poderá contribuir para ampliar a competência comunicativa crítica dos participantes da pesquisa. Como instrumento de coleta de dados, aplicou-se uma produção inicial a fim de diagnosticar as habilidades e fragilidades dos participantes/alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da escola estadual Venceslau Brás. Partindo dessa produção, foi elaborada uma proposta educacional de intervenção, cujo foco foi a expressão crítica multimodal, como meio a potencializar as habilidades dos alunos em usar a linguagem escrita para posicionarem-se com autonomia e criticidade como enunciadores dos textos que escrevem. As aulas foram distribuídas em 6 módulos em um total de 24 h/a, cuja fundamentação teórica foi norteada pelas considerações de gêneros textuais/discursivos trazidas por Bakhtin (2011) e Marcuschi (2008). Também usamos as contribuições da corrente teórica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) de Bronckart (2012), da análise dos procedimentos para construção da sequência didática de Schneuwly e Dolz (2004), das considerações que fundamentam a produção escrita com as contribuições do ISD realizadas por Dolz, Gagnon e Decândio (2010). Além de estudos sobre multimodalidade a partir de Kress e Van Leewen, apresentados por Natividade e Pimenta (2009). Os resultados apontam que a leitura de textos multimodais associada às práticas constantes de produção/reescrita são algumas das estratégias eficazes que possibilitam ao aluno usar a funcionalidade da leitura e da escrita de forma mais consciente e crítica. Destaca-se, também, a utilização de diferentes ambientes de circulação do texto como uma necessidade ao trabalho com produção textual, pois permite a ampliação dos prováveis leitores, além de ressignificar a tarefa de produção escrita.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-10-28T16:02:38Z-
dc.contributor.refereeRibeiro, Maria Clara Maciel de Araújo-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DILEIDE FERREIRA SILVA LOPES.pdfEntre a imagem e a prosa: caminhos para a produção de crônicas numa abordagem crítica e multimodal4,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.