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dc.contributor.advisorMoraes, Carla Roselma Athayde-
dc.contributor.authorSá, Edna Gomes de-
dc.date.accessioned2021-10-28T13:28:00Z-
dc.date.issued2020-06-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/438-
dc.description.abstractThis research was realized with the objective of answering if the work based on lecture and (re) writing strategies with the short story genre contributes to the acquisition of writing skills, and has as main purpose analyzing the pedagogic practice turned to the development of the reading proficiency and writing skills of the short story genre of 7th grade elementary school students. Specifically, we sought to (i) explore the theorical knowledges, inherent to the acquisition process of proficiency reading skills and (re)writing of literary tales; (ii) diagnosed problems in the lecture comprehension and provide a targeting in the production of short story texts of 7th grade elementary school; (iii) explore cognitive and metacognitive lecture strategies; (iv) analyze the short story genre characteristics and the textual elements involved in the enunciation of the activities of its production; (v) elaborate an interventional action in the parameters of the Didactic Sequence (SD), proposal by Dolz and Schnewly (2004); (vi) propose activities to the development of proficiency reading skills and the (re)writing of literacy tales and, (vii) evaluate the results of the interventional action with the application of written text production. The theoretical foundation was based on studies of Bakhtin (1981), (2000) and (2011), Gerhardt (2012), Koch (2006), Kato (1999), Kleiman (2002-2013), Dolz and Schenewly (2004), and more. The method was an action research approached in qualitative way with grounded activities in the parameters of the Didactic Sequence. The results allowed to achieve the hypothesis of an experience mediated by strategies with reading and (re) writing of a literacy tale as a pedagogical practice can contribute to the consolidation of students writing skills through a systematized and well planned work, aiming to the integral development of the student and that the reality reflection, as part of the pedagogical practice, enables work capable of promoting the full insertion of the student in the globalized world.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectGênero Contopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.titleReinventando o conto literário: uma estratégia para formação de leitores e escritores proficientespt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLetraspt_BR
dc.description.resumoPesquisa realizada com a finalidade de responder se o trabalho fundamentado em estratégias de leitura e (re) escrita com o gênero conto contribui para a aquisição de habilidades de escrita e com o objetivo geral de analisar a prática pedagógica voltada para o desenvolvimento da proficiência leitora e habilidades de escrita do gênero conto de alunos do 7° Ano do Ensino Fundamental II. De modo específico buscou-se (i) explorar conhecimentos teóricos, inerentes ao processo de aquisição das habilidades de leitura proficiente e (re) escrita de contos literários; (ii) diagnosticar problemas na compreensão leitora e proporcionar um direcionamento da produção de textos do gênero conto, de alunos do 7° ano do (EF); (iii) explorar estratégias cognitivas e metacognitivas de leitura; (iv) analisar as características do gênero conto e os elementos textuais envolvidos na enunciação das atividades de sua produção; (v) elaborar uma ação interventiva nos moldes da Sequência Didática (SD), proposta por Dolz e Schnewly (2004); (vi) propor atividades para o desenvolvimento de habilidades de leitura proficiente e (re) escrita de contos literários e, (vii) avaliar os resultados da ação interventiva com a aplicação de produção de texto escrito. A fundamentação teórica teve como base os estudos de Bakhtin (1981), (2000) e (2011), Gerhardt (2012), Koch (2006), Kato (1999), Kleiman (2002-2013), Dolz e Schnewly (2004), entre outros. O método foi a pesquisa-ação, numa perspectiva de abordagem qualitativa, com atividades embasadas nos moldes da Sequência Didática. Os resultados permitiram a alcançar a hipótese de uma experiência mediada por estratégias com leitura e (re) escrita de conto literário, como prática pedagógica, pode contribuir para a consolidação de habilidades de escrita dos alunos, através de um trabalho sistematizado e bem planejado, visando ao desenvolvimento integral do educando e que a reflexão sobre a realidade, como parte da prática pedagógica, possibilita um trabalho capaz de promover a inserção plena do aluno no mundo globalizado.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-10-29T13:28:00Z-
dc.contributor.refereeMoraes, Carla Roselma Athayde-
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