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dc.contributor.advisorCoelho, Maria do Socorro Vieira-
dc.contributor.authorReis, Zenilda Mendes dos-
dc.date.accessioned2021-10-28T13:52:38Z-
dc.date.issued2019-03-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/439-
dc.description.abstractThe main thesis of this dissertation is the unusual use of pronouns “tu” and “você”, a linguistic phenomenon occurring in the written and spoken Portuguese by the community of Lontra city, North of Minas Gerais state represented by the subjects of this research, the students of the 8th year of the elementary state school Guimarães Rosa. Its objective was to investigate, in various interlocutions, the alternating use of ´tu´ and você´ detected in the oral and written languages of those students, as well as the negative beliefs and attitudes resulting from such variations. Research was oriented by theories such as the Labovian Sociolinguistics, Dialectology, Linguistic Geography, Educational Sociolinguistics and by the postulates of theories on Beliefs and Attitudes. The following hypotheses were raised: a) the linguistic phenomenon in Lontra city is a case of linguistic variation, and linguistic and extralinguistic factors may be influencing such alternations; b) updating teaching practices based upon linguistic education theories will lead students to learn prestige pattern linguistic norms and expand their lexicon. As to methodology, in what concerns the problemapproach, researcher used the Labovian approach; as to technical procedures the researchaction was used. Results revealed the occurrence of variation in the use of pronouns ´tu´ and ´você in dispute and in its variants 'ocê' and 'cê' both in the oral and written modalities; evidenced the influence of structural and nonstructural factors in the use of the pronouns in question and the existence of mistaken beliefs and attitudes that create linguistic prejudice mainly in relation to the use of the variant ´tu´, in which the level of intimacy reveals closeness among people who know each other. Results still showed the interference of orality in the use of ‘tu’ and ‘você’ in the students´ writing. Based upon such results, a teaching proposal was elaborated and implemented aiming at promoting linguistic education and the effective learning of the standard language through the teaching of pronouns ‘tu’ and ‘você’ according to BP (PB)´s standard verb agreement rules.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFormas de tratamento ‘tu’ e ‘você’pt_BR
dc.subjectPortuguês mineiropt_BR
dc.subjectVariedades linguísticaspt_BR
dc.subjectEducação linguísticapt_BR
dc.subjectProposta de Ensinopt_BR
dc.titleA variação de ‘Tu’ e ‘Você’ no português falado e escrito em Lontra - MGpt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoO objeto de estudo desta dissertação é o uso diferente dos pronomes de tratamento ‘tu’ e ‘você’, fenômeno linguístico do português falado e escrito pelos moradores da cidade de Lontra, norte de Minas Gerais, representados pelos sujeitos desta pesquisa, os alunos do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Guimarães Rosa, Lontra/MG. Seu objetivo foi pesquisar a alternância de uso do ‘tu’ e do ‘você’ em contextos variados de interlocução identificados na oralidade e na escrita daqueles alunos, bem como as crenças e atitudes negativas consequentes do uso dessa variação. A investigação norteou-se pelas teorias da Sociolinguística laboviana, da Dialetologia, da Geografia Linguística, da vertente Sociolinguística Educacional e pelos postulados sobre Crenças e Atitudes Linguísticas. Foram levantadas as seguintes hipóteses: a) o que acontece na cidade de Lontra é um caso de variação linguística e pressupõe-se que fatores estruturais e não estruturais influenciam essa alternância; b) atualizar as práticas de ensino voltadas para a educação linguística levará os discentes à aquisição de normas linguísticas de prestígio e à ampliação de seu repertório linguístico. Quanto à metodologia, do ponto de vista da abordagem ao problema, utilizou-se a proposta laboviana e, quanto aos procedimentos técnicos, a pesquisa-ação. Os resultados apontaram variação no uso das formas de tratamento, tu versus você e suas variantes ocê e cê, tanto nos dados da modalidade oral, quanto nos da escrita; evidenciaram a influência de fatores estruturais e não estruturais no uso das formas linguísticas em estudo e a existência de crenças equivocadas e atitudes que geram preconceito linguístico, principalmente, em relação ao uso da variante ‘tu’ em que o grau de intimidade revela proximidade entre pessoas conhecidas; comprovaram, ainda, a interferência da oralidade sobre uso das formas ‘tu’ e ‘você’ na escrita dos alunos. A partir desses resultados, elaborou-se e implementou-se uma proposta de ensino cujo objetivo foi promover a educação linguística e uma aprendizagem condizente da variedade culta da língua, por meio do ensino do ‘tu’ e do ‘você’ segundo a norma padrão de concordância verbal do Português Brasileiro.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-10-29T13:52:38Z-
dc.contributor.refereeBarbosa, Liliane Pereira-
dc.contributor.refereeAlmeida, Manoel Mourivaldo Santiago-
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