Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/440
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Maria da Penha Brandim de-
dc.contributor.authorMilo, Janine Ferreira Pinto-
dc.date.accessioned2021-10-28T14:37:38Z-
dc.date.issued2019-09-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/440-
dc.description.abstractThe new information and communication technologies produced revolutionary devices that contributed to globalization and technological expansion and generated new forms of social interaction, especially in the virtual universe, also called cyberspace. In this universe of infinite communication possibilities, fake news emerges, influencing cyberspace and affecting cyberculture. They spread very quickly on social networks like WhatsApp and Facebook, causing misinformation, reputational destruction and even lives. The impact of fake news has been so strong that socially responsible sectors of the mainstream media are developing ways - including the use of artificial intelligence - to mitigate its effects. In this sense, the present research sought, from the unveiling of the production chain and dissemination of fake news in the virtual environment, to stimulate and develop digital literacy and the increase of reading proficiency of students of the 9th grade of the Secondary School of E.E. Dona Quita Pereira in Montes Claros - MG, school where the researcher teaches. The intervention implemented from the research project, which aimed at literacy resulted in critical and citizen development of the students involved in the research, since the debates, workshops and other teaching-learning strategies proposed highlighted the importance of a responsible positioning towards to the fake news phenomenon.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLeitura críticapt_BR
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleLeitura crítica no ensino fundamental: um trabalho de leitura a partir das notícias falsas no meio virtualpt_BR
dc.typePresentationpt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi de analisar de que forma a leitura crítica e o letramento digital no ensino fundamental poderia desenvolver a proficiência leitora dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Visando assim, responder como as notícias falsas que circulam no meio digital contribuem para o desenvolvimento da proficiência leitora dos alunos do 9º verde do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Dona Quita Pereira da cidade de Montes Claros/MG. Destarte, o ponto de partida deste trabalho é a reflexão de notícias falsas, ou também denominadas de Fake News (termo em inglês, popularmente utilizado para definir esse tipo de notícia), compartilhadas nas redes sociais, notadamente via WhatsApp, analisando o seu conteúdo, características e modos de produção e circulação a fim de contribuir para a redução das dificuldades em relação à compreensão, interpretação e elaboração de opinião crítica. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e quantitativa. E, quanto a análise de dados estes foram coletados através de dois questionários: um para conhecer o perfil dos alunos participantes da pesquisa, e o outro, diagnosticar a habilidade de leitura crítica de textos que circulam nas redes sociais. Fundamentando-se no aporte teórico de Thiollent (1995); Coscarelli (2007); Koch (2010); Freire (1988); Martins (1996); Silva (2014); dentre outros. Como conclusão, a partir da análise de dados, observamos que apesar da falta de hábito de leitura dos alunos da turma verde em específico em decorrência dessa ser considerada a turma de intervenção da escola podemos constatar que o trabalho com a leitura crítica de notícias falsas proporcionou o engajamento dos discentes de forma tal que foi possível perceber a mudança de postura deles, após a aplicação desta pesquisa.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-10-29T14:37:38Z-
dc.contributor.refereeMartins, Antônio Carlos Soares-
dc.contributor.refereeRibeiro, Maria Clara Maciel de Araújo-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Janine Ferreira, Leitura crítica, 2019.pdfLeitura crítica no ensino fundamental: Um trabalho de leitura a partir das notícias falsas no meio virtual3,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.