Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/444
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Nepomuceno, Arlete Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Lopes, Daniele Maciel | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-28T18:30:14Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/444 | - |
dc.description.abstract | This research aims to present proposals to develop the reading and interpretation skills of the genre, published on the social network Facebook. To achieve this purpose, it is based on the theoretical constructs of Textual Linguistics, with emphasis on its third phase, from on the perspectives of Koch (2009), Koch and Elias (2012), Bakhtin (1992, 2003); Marcuschi (2008), Cosson (2018), Solé (2008), among others. It is justified by the need to seek contribute to ease difficulties of reading the news genre of students of an eighth grade class of Elementary School, by means of an interventional proposal, so to make them apt to understand how news are built. We start from the hypothesis that the student can improve his reading competence if he can recognize the compositional structure of the news. Linked to this, we hypothesize further that Facebook can act as a facilitator in the process of understanding how this genre is built. As a methodological expedient, we propose a quantitative-qualitative action research. Initially, was applied a diagnostic activity (Corpus I) with the objective of ascertaining students' knowledge about news. After applying this activity, with the results obtained, we use other news from different thematic; having as support Facebook, for the intervention activity (Corpus II). Subsequently, the data collection (CorpusII), we applied a new post-intervention activity, with the intention of detecting possible advances. In the light of the analyzed corpora, the results confirm the hypothesis suggested that the reading competence of the students can be improved through the exposition and the way the news genre is constructed in the chosen publication support: Facebook | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Notícia | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | pt_BR | |
dc.title | A leitura no gênero notícia no facebook | pt_BR |
dc.type | Dissertacao | pt_BR |
dc.subject.area | Linguistica, Letras e Artes | pt_BR |
dc.subject.subarea | Linguistica | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa objetiva apresentar propostas para desenvolver as habilidades de leitura, compreensão e interpretação do gênero notícia, veiculado na rede social Facebook. Para atingir tal propósito, fundamenta-se nos construtos teóricos da Linguística Textual, com ênfase em sua terceira fase, a partir das perspectivas de Koch (2009), Koch e Elias (2012), Bakhtin (1992, 2003), Marcuschi (2008), Cosson (2018), Solé (2008), entre outros. Justifica-se pela necessidade de buscar contribuir para amenizar dificuldades de leitura do gênero notícia, de alunos de uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental, por meio de uma proposta interventiva, de forma a torná-los aptos ao entendimento do modo como as notícias são construídas. Partimos da hipótese de que o aluno poderá melhorar sua competência leitora se conseguir reconhecer a estrutura composicional das notícias. Atrelado a isso, hipotetizamos, ainda, que o Facebook poderá funcionar como recurso facilitador no processo de entendimento de como esse gênero se constrói. Como expediente metodológico, propomos uma pesquisa-ação de cunho quanti-qualitativo. Inicialmente, foi aplicada uma atividade diagnóstica (Corpus I) com o objetivo de averiguar os conhecimentos dos alunos sobre notícias. Após a aplicação dessa atividade, com os resultados obtidos, utilizamos outras notícias de temáticas diferentes, tendo como suporte o Facebook, para a atividade de intervenção (Corpus II). Posteriormente à coleta de dados (Corpus II), aplicamos uma nova atividade pós-interventiva, com intuito de detectar possíveis avanços. À luz dos corpora analisados, os resultados comprovam a hipótese aventada de que a competência leitora dos alunos possa ser melhorada por meio da exposição e do modo como o gênero notícia se constrói no suporte de publicação escolhido: Facebook. | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2021-10-29T18:30:14Z | - |
dc.contributor.referee | Meira, Ana Clara Gonçalves Alves de | - |
dc.contributor.referee | Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães de | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Daniele Maciel - leitura - 2019.pdf | A leitura no gênero notícia no facebook | 7,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.