Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/445Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Moraes, Carla Roselma Athayde | - |
| dc.contributor.author | Macedo, Jucieny Maria | - |
| dc.date.accessioned | 2021-10-28T18:58:39Z | - |
| dc.date.issued | 2019-09-26 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/445 | - |
| dc.description.abstract | This thesis aims to investigate and apply effective strategies to solve reading difficulties and comprehension of the ironic mood effects by the 8th grade students linked to the comic strip and discourse genre. The work aims to propose reflections, development and application of reading strategies through workshops, in order to help students with their reading abilities and understanding of gender. Therefore, we developed an Intervention Educational Plan based on the development of the abilities to infer and educe the ironic humor into the comic strip genre. The initial hypothesis of the research is that the ability to understand the irony in comic strips can be developed by the proposition of didactic strategies mediated and systematized by the teacher. As theoretical and academic reference of this work, the research uses authors as Bakhtin (1997), Ducrot (1987), Maingueneau (2008), Isabel Solé (1998), Marcuschi (2005), Ramos (2017), Rojo (2015), Thiollent (2011) Vergueiro (2007), Koch (2010), Dolz; Noverraz; Schneuwly, (2004), Possenti (1998) among others. As methodology, we made a careful selection of the comic strip corpus, aiming the development of skills, using in part the S.D, with the purpose of teaching in the exploration and application of strategies for the perception of the irony on the mentioned genre. From this analysis and by diagnostic activities applied to the 8th grade students, we developed some workshops focusing on the development of the skills mentioned. The students made pre and post-intervention verification activities. It was possible to verify that some students demonstrated to understand well the construction of the irony in comic strips and presented this comprehension through questions (oral in class discussions or into written activities), realizing the interaction of the elements (verbal and visual) that constitute the gender and improvement of reading skills, comprehension and deduction of the students' irony. We will present a comparative analysis between the results obtained by the students in the diagnostic activity and the results obtained after the development of the workshops. The results show that the ability to understand humor in comic strips can be taught through activities systematically organized and developed in a mediated manner by teachers. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Estratégia | pt_BR |
| dc.subject | Ironia | pt_BR |
| dc.subject | Tirinhas | pt_BR |
| dc.title | Estratégias de leitura do gênero Tirinha no Ensino Fundamental: uma abordagem discursiva dos efeitos de sentido irônicos | pt_BR |
| dc.type | Dissertacao | pt_BR |
| dc.subject.area | Linguistica, Letras e Artes | pt_BR |
| dc.subject.subarea | Linguistica | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta Dissertação busca investigar e aplicar estratégias eficazes para sanar dificuldades de leitura e compreensão dos efeitos de sentido irônicos, veiculados no gênero discursivo/textual tirinha, em alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. O trabalho tem como objetivo propor reflexões, desenvolvimento e aplicação de estratégias de leitura, por meio de módulos, a fim de auxiliar os alunos, no que diz respeito à habilidade de leitura e compreensão do gênero. A hipótese inicial desta pesquisa é de que a habilidade de depreender a ironia em tirinhas pode ser desenvolvida com a proposição de estratégias didáticas mediadas e sistematizadas pelo professor. Assim, desenvolvemos um Plano Educacional de Intervenção, que tem como base o desenvolvimento das habilidades de inferir e depreender o efeito de sentido irônico no gênero tirinha. Como referencial teórico deste trabalho, a pesquisa utiliza autores como Bakhtin (1997), Ducrot (1987), Maingueneau (2008), Isabel Solé (1998), Marcuschi (2008), Ramos (2017), Rojo e Barbosa (2015), Thiollent (2011) Vergueiro (2007), Koch (2010), Dolz; Noverraz; Schneuwly, (2004), Possenti (1998), entre outros. Como metodologia, fizemos uma seleção cuidadosa do corpus de tirinhas, visando ao desenvolvimento das habilidades, utilizando, de forma adaptada, o dispositivo metodológico da Sequência Didática, com o propósito de ensino, exploração e aplicação de estratégias para percepção do efeito de sentido irônico no referido gênero. A partir dessa análise e de atividades diagnósticas aplicadas para os alunos do 8º ano, foram desenvolvidos módulos com foco no desenvolvimento das habilidades citadas. Os alunos fizeram atividades de verificação pré e pós-interventivas. Foi possível verificar que alguns alunos demonstraram compreender bem a construção do efeito de sentido irônico em tirinhas - e apresentaram essa compreensão através de perguntas (orais em discussões na sala ou escritas nas atividades), percebendo a interação dos elementos verbais e visuais que constituem o gênero e aprimoramento de habilidades de leitura. Por fim, apresentamos uma análise comparativa entre os resultados obtidos pelos alunos na atividade diagnóstica e nas realizadas após o desenvolvimento das oficinas. Os resultados evidenciam que a habilidade de depreender o efeito de sentido irônico em tirinhas é passível de ser ensinada por meio de atividades sistematicamente organizadas e desenvolvidas de maneira mediada pelos professores. | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| dc.embargo.lift | 2021-10-29T18:58:39Z | - |
| dc.contributor.referee | Tondinelli, Patrícia Goulart | - |
| dc.contributor.referee | Lima, Maria da penha Brandim de | - |
| Aparece nas coleções: | Dissertações | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Jucieny Macedo - estratégias de leitura, 2019.pdf | Estratégias de leitura do gênero Tirinha no Ensino Fundamental: uma abordagem discursiva dos efeitos de sentido irônicos | 4,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.