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dc.contributor.advisorMoraes, Carla Roselma Athayde-
dc.contributor.authorLeite, Marilene de Souza Araújo Marilene de Souza Araújo-
dc.date.accessioned2021-10-28T19:19:07Z-
dc.date.issued2019-09-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/446-
dc.description.abstractThis research is a proposal of the Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) that considers the development of problem-based investigations diagnosed in the elementary school classroom as fundamental, and we develop an intervention proposal in an attempt to positively interfere with problems presented. From this perspective, from the experiences as a Portuguese Language teacher in a public school, and through the results of the systemic assessments, we find that many students have difficulties in reading. Therefore, this paper aimed to verify the contributions of the development of an intervention proposal, with pedagogical intervention activities, through metacognitive and sociocognitive strategies associated with reading strategies. The hypothesis was that one of the students' difficulties in understanding the text is related to the lack of knowledge of some reading strategies, or even not knowing how to use them when they encounter some problems in this processing. We assume that activities of intertextual reading of classic children's stories, worked consciously and reflexively in the interactional process of teaching and learning, can provide subjects with the acquisition of the ability to use their linguistic and extralinguistic knowledge during text comprehension. For the development of these activities, we elaborate reflection and awareness questions to help the learners to know themselves; questions that spell out “how” to use strategies and “why” help in reading; and intertexts aimed at the activation of prior knowledge. The methodology was based on the methodological procedures of qualitative action research that, based on reflective practice, interferes with the diagnosed problems and collaboratively enhances the reality of the subjects involved in the research. To support the proposal, studies were conducted based on Solé (1998), Koch and Elias (2014), Coscarelli (2002), Kato (1999), Koch (2016), Portilho (2011, 2012), Smith (2003), Van Dijk (2017), Vigotski (2008) and others. The analysis of the results showed that this pedagogical practice used effectively contributed for the research subjects to improve their reading results. We hope that this work will contribute not only to improve students' reading skills, but also to provide teachers with more reflection and recognition that we need to constantly improve our theoretical and methodological knowledge in order to intervene positively in the current reality we work with.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMetacogniçãopt_BR
dc.subjectSociocogniçãopt_BR
dc.subjectEstratégia de leiturapt_BR
dc.subjectLeitura intertextualpt_BR
dc.titleEstratégias metacognitivas e sociocognitivas no processo de ensinoaprendizagem da leitura intertextualpt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa é uma proposta do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) que considera fundamentais o desenvolvimento de investigações baseadas em problemas diagnosticado na sala de aula do Ensino Fundamental, e desenvolvermos proposta de intervenção na tentativa de interferir, positivamente, nos problemas apresentados. Nessa perspectiva, a partir das experiências como professora de Língua Portuguesa em escola pública, e por meio dos resultados das avaliações sistêmicas, verificamos que muitos alunos apresentam dificuldades no quesito leitura. Diante disso, este trabalho pretendeu verificar as contribuições do desenvolvimento de uma proposta interventiva, com atividades de intervenção pedagógica, via estratégias metacognitivas e sociocognitivas associadas às estratégias de leitura. A hipótese foi de que uma das dificuldades dos alunos na compreensão do texto está relacionada à falta de conhecimento de algumas estratégias de leitura, ou ainda, por não saber usá-las quando deparam com alguns problemas nesse processamento. Partimos do pressuposto de que atividades de leitura intertextual de contos clássicos infantis, trabalhadas de forma consciente e reflexiva no processo interacional de ensino-aprendizagem, podem propiciar aos sujeitos a aquisição da habilidade em utilizar os seus conhecimentos linguísticos e extralinguísticos durante a compreensão de texto. Para o desenvolvimento dessas atividades, elaboramos perguntas de reflexão e conscientização para ajudar os aprendizes a se autoconhecerem; questões que explicitam “como” utilizar as estratégias e o “porquê” elas ajudam na leitura; e intertextos que visam à ativação dos conhecimentos prévios. A metodologia foi embasada nos procedimentos metodológicos da pesquisa-ação de cunho qualitativo que, a partir da prática reflexiva, interfere nos problemas diagnosticados e aprimora de forma colaborativa a realidade dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Para fundamentar a proposta, foram realizados estudos com base em Solé (1998), Koch e Elias (2014), Coscarelli (2002), Kato (1999), Koch (2016), Portilho (2011, 2012), Smith (2003), Van Dijk (2017), Vigotski (2008) e outros. A análise dos resultados mostrou que essa prática pedagógica utilizada contribuiu de forma eficaz para que os sujeitos pesquisados melhorassem seus resultados em leitura. Esperamos que este trabalho venha contribuir não só com a melhoria da habilidade de leitura dos alunos, mas também, proporcione aos docentes mais reflexão e reconhecimento de que necessitamos, constantemente, aprimorar nossos conhecimentos teóricos e metodológicos, a fim de intervirmos positivamente na realidade em que atuamos.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-10-29T19:19:07Z-
dc.contributor.refereeTondinelli, Patrícia Goulart-
dc.contributor.refereeLima, Maria da penha Brandim de-
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