Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/447
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Maria Clara Maciel de Araújo-
dc.contributor.authorSilva, Rute Rodrigues da-
dc.date.accessioned2021-10-28T19:50:28Z-
dc.date.issued2019-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/447-
dc.description.abstractO baixo desempenho em leitura tem sido palco de diversos estudos. A situação se mostra tão alarmante que alunos com habilidades intermediárias em leitura são considerados leitores proficientes. Diante disso, este trabalho é fruto de uma pesquisa interventiva cuja finalidade pautou-se em ensinar estratégias metacognitivas capazes de favorecer o desenvolvimento da competência leitora de alunos do 8º ano de uma escola estadual da rede pública do Norte de Minas Gerais. Testes de leitura indicaram que a maioria dos alunos ainda não consolidou as habilidades de leitura adequadas para o referente nível de ensino. Dessa maneira, agindo em consonância com as propostas do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras), propusemos o ensino de estratégias metacognitivas de leitura, pois como comprovam as pesquisas, a metacognição é um construto importante para uma formação leitora eficiente. Diante disso, o objetivo central desta pesquisa foi diagnosticar o desempenho leitor de alunos do Ensino Fundamental II e construir uma Proposta de Intervenção Educacional pautada na aprendizagem de estratégias metacognitivas capazes de favorecer o desenvolvimento da competência leitora dos sujeitos, de forma a se analisar o alcance dessa contribuição. De posse de alguns gêneros textuais, as atividades de leitura foram planejadas para a aprendizagem de algumas estratégias como: levantar hipóteses sobre o texto; verificar se as hipóteses feitas estão certas ou erradas; consultar o dicionário; aferir o significado de acordo com o contexto; grifar o texto para destacar as informações mais importantes; resumir, dentre outras. A realização do projeto consumiu 30h/a. Os resultados revelaram que a aprendizagem sobre o uso das estratégias metacognitivas possibilitou aos participantes frente às suas dificuldades.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEstratégias metacognitivaspt_BR
dc.subjectcompreensãopt_BR
dc.titleLer para compreender: Estratégias metacognitivas para a aprendizagem de leitura no ensino fundamental IIpt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoEl bajo éxito de lectura ha sido palco de estudios diversos. La situación se muestra tan alarmante que los alumnos con habilidades intermediarias en lectura son considerados lectores proficientes. Frente a eso, este trabajo es fruto de una investigación de intervención cuya finalidad se pautó en enseñar estrategias meta cognitivas capaces de favorecer el desarrollo de la competencia de lectura de los alumnos del 8º año de una escuela estadual de la red pública del Norte de Minas Gerais. Testes de lectura indicaron que la mayoría de los alumnos aún no consolidó las habilidades de lectura adecuadas para el referente nivel de enseñanza. De esa forma, actuando de acuerdo con las propuestas del Programa de Lectura, pues, como comprueban las investigaciones, la meta cognición es un constructo importante para la formación lectora eficiente. Realizamos esta investigación con el reto central de diagnosticar el desempeño de lectura de alumnos de Enseñanza Fundamental II y construir una Propuesta de Intervención Educacional pautada en la enseñanza de estrategias meta cognitivas capaces de favorecer el desarrollo de la capacidad lectora de los sujetos, de forma a analizar el alcance de esa contribución. Con la posesión de algunos géneros textuales, las actividades de lectura fueron planeadas para la enseñanza de algunas estrategias tales como: levantar hipótesis sobre el texto; verificar si las hipótesis hechas están ciertas o erradas; consultar el diccionario; comprobar el significado de acuerdo con el contexto; subrayar el texto para destacar informaciones más importantes; resumir, entre otras. La realización del proyecto consumió 30h/c (horas/clase). Los resultados revelaron que la enseñanza de las estrategias meta cognitivas instrumentalizó los participantes frente a sus dificultades.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-10-29T19:50:28Z-
dc.contributor.refereeRibeiro, Maria Clara Maciel de Araújo-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rute Rodrigues - Ler para compreender, 2019.pdfLer para compreender: estratégias metacognitivas para a aprendizagem de leitura no ensino fundamental II5,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.