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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPenido, Luiz Henrique Carvalho-
dc.contributor.authorConceição, Marcone Mendes da-
dc.date.accessioned2021-11-03T13:24:41Z-
dc.date.issued2020-07-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/451-
dc.description.abstractThis research shows the problem of literary literacy regarding to the lack of works with portry and the genre poem as an artistic and aesthetic manifestation in the final years of elementary school. In order to make the poetry in the school space, the research proposal aimed to instigate the 6th graders students of Lauro Machado State School, Turmalina – MG, to the literary reading of poems and the poetic exercise, promoting the human formation of the peers and the socio-community bonds among the ones through acts of performance of the poetic text. The research study sought to build on the proposals and concepts of Base Nacional Comum Curricular (2016) for Elementary Education II. Therefore, its refinement was operated on the assumptions of Literacy and Literary Literacy researches, considering the theoretical postulates of Magda Soares and Rildo Cosson. Antonio Cândido contributed as a theoretical contribution by his reflections on the humaniser aspect of literature. On the particularity of literature and literary and poetic reading, it was worked on the reflections of Michèlle Petit, Marisa Lajolo, Octavio Paz and Vicent Jouve. Others theories were also used to reinforce the study considering Paul Válery, Alfredo Bosi, Ítalo Moriconi, Roland Barthes, Jorge Glusber and Décio Pignatari. The theoretical reflections of Paul Zumthor support the research as for the aspects of performance. Given the empirical character of this work, the research-action was used to diagnose the problem, exposing the qualitative analyses. The methodological course of action was taken with the practice of poetic reading based on reflections on the Aesthetic of Reception by Hans Robert Jauss. The activities, in the action plan, were designed to make students enjoy poetic reading in a dynamic and systemic path, and applied in workshops. The results showed that the written plan used could be an important ally for literary literacy, whereas it enabled students to acquire and enjoy the benefits of the poetic experience. Thus, this work hopes to collaborate in the improvement of the pedagogical practice with literary and poetic reading in the school space, disseminating the formative and humaniser role of the literary experience.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.titlePoesia. Presente!: a leitura literária nos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLetraspt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta a problemática do letramento literário no que tange à ausência dos trabalhos com a poesia e o gênero poema como manifestação artística e estética nos anos finais do ensino fundamental. Para fazer a poesia presente no espaço escolar, a proposta da pesquisa objetivou instigar os alunos do 6º ano da Escola Estadual Lauro Machado, Turmalina – MG, à leitura literária de poemas e ao exercício poético, promovendo a formação humana dos alunos e os vínculos sociocomunitários entre os sujeitos mediante os atos de performance do texto poético. O estudo buscou alicerçar-se nas propostas e concepções da Base Nacional Comum Curricular (2016) para o Ensino Fundamental II. Para tanto, seu refinamento foi operado pelos pressupostos das pesquisas em Letramento e Letramento Literário, considerando os postulados teóricos de Magda Soares e Rildo Cosson. Antonio Cândido contribuiu como aporte teórico pelas suas reflexões a respeito do aspecto humanizador da literatura. Sobre a especificidade da literatura e da leitura literária e poética, lançamos mão das reflexões de Michèlle Petit, Marisa Lajolo, Octavio Paz e Vicent Jouve. Outras teorias ainda deram sustentação ao trabalho, a considerar Paul Válery, Alfredo Bosi, Ítalo Moriconi, Roland Barthes, Jorge Glusber e Décio Pignatari. As reflexões teóricas de Paul Zumthor sustentam a pesquisa quanto aos aspectos da performance. Dado o caráter empírico do trabalho, empregou-se o procedimento da pesquisa-ação para diagnosticar o problema, expondo as análises de natureza qualitativa. Já os rumos metodológicos tomados com a prática da leitura poética foram traçados com base nas reflexões da Estética da Recepção, de Hans Robert Jauss. Cumpre esclarecer que as atividades do plano de ação foram elaboradas visando à fruição e ao prazer pela leitura poética, de maneira dinâmica e sistêmica, e aplicadas em oficinas. Os resultados obtidos constataram que a proposta utilizada pode ser um importante aliado para o letramento literário, pois possibilitou aos alunos adquirir e desfrutar dos benefícios da experiência poética. Desta forma, este trabalho espera colaborar para o aprimoramento da prática pedagógica, por meio da leitura literária e poética no espaço escolar, difundindo o papel formador e humanizador da experiência literária.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-04T13:24:41Z-
dc.contributor.refereePenido, Luiz Henrique Carvalho-
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