Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/452
Título: | Escrita ortográfica: uma proposta para o ensino da representação das formas verbais flexionadas terminadas em -U, -AM e -ÃO |
Autor(es): | Oliveira, Maria Aparecida da Silva |
Orientador(ra): | Barbosa, Liliane Pereira |
Membro(s) Banca: | Barbosa, Liliane Pereira |
Palavras-chave: | Ortografia – Língua Portuguesa;Regularidade e irregularidade morfossintáticas;Letramento;Alfabetização |
Área: | Linguistica, Letras e Artes |
Subárea: | Linguistica |
Data do documento: | 28-Jul-2020 |
Resumo: | Esta pesquisa avaliou uma proposta de ensino sistematizada e reflexiva da escrita ortográfica da Língua Portuguesa referente às formas verbais flexionadas em 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo, cuja desinência verbal é -U; em 3ª pessoa do plural do futuro do presente do indicativo, cuja desinência verbal é -ÃO; e em 3ª pessoa do plural dos demais tempos verbais do indicativo terminadas em -AM dos alunos do 3° ano do Ensino Fundamental I da Escola Estadual Zoé Machado, no município de Jaíba, Minas Gerais. A partir da identificação do objeto, foi hipotetizado que os alunos desconheciam as regularidades morfossintáticas da ortografia da Língua Portuguesa relativas aos verbos flexionados terminados em -U, -ÃO e -AM e que o trabalho consciente e reflexivo do professor sobre elas, sistematicamente planejado, auxiliaria na compreensão das regras de representação gráfica e contribuiria para a apropriação da escrita ortográfica. Para responder quais estratégias de ensino e aprendizagem auxiliam os alunos na compreensão das regras ortográficas do sistema de escrita alfabética relativas à representação das formas verbais flexionadas terminadas em -U, - AM e -ÃO de modo que possam utilizá-las em seus textos, objetivou especificamente: 1) demonstrar, através de produção textual diagnóstica, os “erros” ortográficos da Língua Portuguesa mais recorrentes na escrita dos alunos; 2) investigar as propostas linguísticas que auxiliam no ensino e na aprendizagem do sistema de escrita alfabética e da escrita ortográfica; 3) elaborar uma proposta de ensino da ortografia baseada na pesquisa-ação, com atividades específicas para a reflexão sobre essas regularidades morfossintáticas da ortografia da Língua Portuguesa; 4) avaliar a eficácia da proposta para o ensino da ortografia da Língua Portuguesa e 5) contribuir com a pesquisa de experiências bem-sucedidas de ensino da ortografia sistemática e reflexiva. O estudo foi baseado em teorias linguísticas, a partir das considerações de pesquisadores como Fiorin (2019), Moita Lopes (2015), Orlandi (2013), Adams et al (2006), Ferreiro e Teberosky (1985), Soares (2017), Martins e Marsiglia (2015), Oliveira (2005), Cagliari (2010), Faraco (2012), Morais (2007, 2010, 2012) e Zorzi (2003); e teorias sobre gamificação a partir de autores como Bizzoto, Aroeira e Porto (2010), Smole, Diniz e Cândido (2007), Santos (2011) e Fuchs (2018). O método utilizado foi a pesquisa-ação participante e a metodologia quanti-qualitativa e exploratória. Para a coleta de dados foram utilizadas produções de texto dos alunos na fase diagnóstica e após a proposta de ensino, além de questionário sociocultural da turma, cujas análises serviram para a definição das ações e a avaliação da proposta de ensino. A proposta de ensino compreendeu a aplicação de atividades que envolveram a ortografia dos verbos terminados em -U, -ÃO e -AM, através da observação, reflexão, explicitação oral e escrita das hipóteses dos alunos sobre o funcionamento da norma ortográfica da Língua Portuguesa no que diz respeito ao objeto em questão, além da aplicação de um jogo. Os “erros” ortográficos coletados nas duas etapas da pesquisa foram categorizados de acordo com Morais (2010) tanto para seleção do objeto de estudo como para a análise e comparação dos resultados. Os resultados da pesquisa apontaram a diminuição dos “erros” ortográficos dos verbos em 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo, 3ª pessoa do plural do futuro do presente do indicativo e 3ª pessoa do plural dos demais tempos verbais do indicativo. Concluiu-se que o ensino sistematizado das regras para o uso das terminações - U, -ÃO e -AM, através da reflexão e explicitação das hipóteses dos alunos, contribuiu para o aprendizado da ortografia dessas formas verbais flexionadas. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/452 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA APARECIDA DA SILVA OLIVEIRA.pdf | 3,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.