Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/453
Título: | Análise dos “erros” ortográficos de natureza contextual e morfológico- gramatical na escrita de alunos do Ensino Fundamental I: uma proposta de ensino sistemática e reflexiva |
Autor(es): | Rodrigues, Maria de Oliveira |
Orientador(ra): | Barbosa, Liliane Pereira |
Membro(s) Banca: | Barbosa, Liliane Pereira |
Palavras-chave: | Linguística;Ortografia;Erros ortográficos;Ensino;Aprendizagem |
Área: | Linguistica, Letras e Artes |
Subárea: | Linguistica |
Data do documento: | 26-Jul-2020 |
Resumo: | Esta pesquisa investigou os “erros” ortográficos na escrita dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Alípio Maciel de Oliveira localizada na cidade de Sete Lagoas/MG. Especificamente, seu objeto de estudo foi os “erros” ortográficos de natureza contextual decorrentes da não representação convencional das vogais nasais da Língua Portuguesa quando representadas pelas letras –M e –N em final de sílaba, seguidas de consoante na sílaba seguinte (por exemplo, “canpo” para “campo” e “camto” para “canto”), e também os “erros” ortográficos de natureza morfológico-gramatical, no caso, as representações gráficas não convencionais das flexões verbais de 3ª pessoa do plural do futuro do presente do indicativo (por exemplo, “amaram” para “amarão”) e das demais flexões verbais de 3ª pessoa do plural de outros tempos verbais do indicativo (por exemplo, “amarão” para “amaram” e “amão” para “amam). Partiu-se da hipótese de que a efetivação de um trabalho dinâmico, sistemático e reflexivo focado na aprendizagem da ortografia da Língua Portuguesa, e pautado pela constante contribuição do aprendiz, pode redundar em resultados satisfatórios. Com base nesta hipótese, objetivou-se analisar os “erros” ortográficos de natureza contextual e morfológico-gramatical na escrita de alunos do Ensino Fundamental I para elaboração e aplicação de uma proposta de ensino sistemática e reflexiva. Para tal, buscou-se ancoragem em estudos linguísticos orientados para a estrutura da língua e para o ensino da escrita e ortografia da Língua Portuguesa, para a alfabetização e o letramento, a gamificação e os jogos digitais, áreas de investigação que auxiliam na resolução dos problemas de escrita que se pretendeu investigar. Para o desenvolvimento deste trabalho, as metodologias adotadas foram a pesquisa-ação e a análise quanti-qualitativa que possibilitaram ao pesquisador conduzir a pesquisa em direção à reflexão sobre a natureza desses “erros” cometidos pelos alunos investigados. A partir dessa análise dos “erros” nos textos escritos (fase diagnóstica), elaborou-se uma proposta de ensino de ortografia. Após a aplicação da proposta de ensino, compararam-se seus resultados aos da fase diagnóstica, procedimento que permitiu verificar a eficácia da proposta, visto que, após sua aplicação, os textos produzidos pelo público-alvo desta pesquisa não mais apresentaram “erros” ortográficos. Concluiu-se, então que, ao se aliar a teoria à pratica, ações pontuais para o ensino e a aprendizagem da escrita ortográfica da Língua Portuguesa emergem e são eficazes dentro do universo investigado. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/453 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA DE OLIVEIRA RODRIGUES.pdf | 10,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.