Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/454
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Ilca Vieira de-
dc.contributor.authorFerreira, Maria Juliana Correa-
dc.date.accessioned2021-11-03T15:32:41Z-
dc.date.issued2020-08-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/454-
dc.description.abstractThis master’s thesis consists of an investigation on the process of training literary readers in Elementary School and had as main purpose to promote, through the tale genre, the literary literacy of ninth grade students of the Augusta Valle State School, in the city of Montes Claros, north of Minas Gerais. In order to carry out this research, the action-research method was used with an intervention project composed of workshops in which were studied the tales “A princesa mar a mar”, “Eram três, e um precipício”, “Um cantar de mar e vento”, “Longe como o meu querer”, “Rio abaixo, rio acima” and “Com sua voz de mulher” from the collection Longe como o meu querer, by Marina Colasanti, published in 2002. These workshops foundation were in the Basic Sequence proposed by Rildo Cosson: motivation, introduction, reading and interpretation. The aim of this work was to offer a relevant discussion on the theme, based on authors such as Ângela Kleiman (2004), Rildo Cosson (2009 and 2018), who discuss the practice of literary literacy at school, the expansion and encouragement of reading; Graça Paulino (2010), among other authors who reinforce the need for literary literacy practices as a necessary tool for the effective formation of the reader. The results showed that the majority of students showed no interest in the literary text, which revealed the need for an intervention work focused on reading education. Finally, it was proved that, through a motivating approach, it is possible to enable students to have a pleasant relationship with the literary text, which, in this case, resulted in students more attracted to tale genre.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectFormação do leitorpt_BR
dc.subjectConto – Gênero literáriopt_BR
dc.subjectColasanti, Marina, 1937-pt_BR
dc.title“Com sua voz de mulher”: o letramento literário pelo contar de Marina Colasantipt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLetraspt_BR
dc.description.resumoEste trabalho, que consiste em uma investigação sobre o processo de formação de leitores literários no ensino fundamental, teve como principal objetivo promover, por meio do gênero conto, o letramento literário de alunos do 9º ano da Escola Estadual Augusta Valle, na cidade de Montes Claros, norte de Minas Gerais. Para a realização desta pesquisa, foi utilizado o método de pesquisa-ação, com um projeto interventivo composto por oficinas nas quais foram trabalhados os contos “A princesa mar a mar”, “Eram três, e um precipício”, “Um cantar de mar e vento”, “Longe como o meu querer”, “Rio abaixo, rio acima” e “Com sua voz de mulher” presentes na coletânea Longe como o meu querer, de Marina Colasanti, publicada em 2002. Essas oficinas foram ancoradas na Sequência Básica proposta por Rildo Cosson, com a motivação, introdução, a leitura e a interpretação. Pretendeu-se, com este trabalho, oferecer uma discussão relevante sobre o tema, pautada em autores como Ângela Kleiman (2004), Rildo Cosson (2009 e 2018), que discutem a prática do letramento literário na escola, a ampliação e o estímulo da leitura; Graça Paulino (2010), entre outros autores que reforçam a necessidade das práticas de letramento literário como ferramenta necessária para a efetiva formação do leitor. Os resultados apontaram que a grande maioria dos alunos não demonstrava interesse pelo texto literário, o que revelou a necessidade de um trabalho de intervenção voltado à formação leitora. Comprovou-se, por fim, que, por meio de proposições motivadoras, é possível favorecer aos estudantes uma relação prazerosa com o texto literário, o que, no nosso caso, resultou em discentes mais atraídos por esse tipo de leitura.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-04T15:32:41Z-
dc.contributor.refereeOliveira, Ilca Vieira de-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA JULIANA CORREA FERREIRA.pdf3,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.