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dc.contributor.advisorNepomuceno, Arlete Ribeiro-
dc.contributor.authorSouza, Maria Thereza Santos Ferreira e-
dc.date.accessioned2021-11-03T15:49:49Z-
dc.date.issued2020-07-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/455-
dc.description.abstractThis work aims to show that the study of referencing, instanced in indirect anaphors, as a reading strategy through the genre of suspense, can contribute to the development of reading skills for students in the 8th grade of elementary school in a public school in Montes Claros / MG. Therefore, we are based on the theoretical framework of Textual Linguistics with a socio-cognitive-interactionist basis, in studies prepared by Koch and Elias (2012), Koch (2005; 2009), Bakhtin (1997), Marcuschi (1998; 2005), Solé (1998), Kleiman (2014), Soares (2003), Cavalcante, Custódio Filho, Brito (2014), Cavalcante (2005), Mondada e Dubois (2003), among others. This research is justified, primarily, due to the unsatisfactory levels of reading proficiency measured by systemic governmental evaluations and from that, considering the importance of satisfactory work with reading in the classroom, we verified the need for proposing new strategies, aiming at transformation of that reality. A priori, we start from the following question: does the study of referencing, based on indirect pronominal and nominal anaphors, as a reading strategy, through the short story genre, contribute to the development of the reading comprehension of the 8th grade student? Methodologically, through a qualitative expedient action research, we composed two corpora, which comprise textual comprehension activities, composed of discursive questions (Diagnostic activity - corpus I - and post-intervention test - corpus II). In the light of the completed analyzes, after application of the interventional activities, we verify the hypothesis suggested in this study that, from an instigating and challenging study, of the referential processes in a sociocognitive-interactive perspective, in particular of the indirect anaphors, through the genre suspense tale, due to its instigating narrative, it is possible to develop, proficiently, the reading competence of students. As a general conclusion, the results demonstrate that the work with referencing, in a discursive perspective, contributes for the development of textual comprehension skills at the implicit level.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectConto de suspensept_BR
dc.subjectReferenciaçãopt_BR
dc.subjectAnáfora indiretapt_BR
dc.titleA referenciação em contos de suspense: uma estratégia de leitura para o ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetivou intervir na realidade linguística de uma turma de oitavo ano da rede estadual de ensino, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de habilidades de leitura e compreensão textual, por meio do estudo da referenciação, anáfora indireta, numa perspectiva discursiva, direcionada para além da simples retomada de elementos na superfície textual. Para tanto, fundamentamo-nos no quadro teórico da Linguística Textual de base sociocognitivo-interacionista, em estudos elaborados por Koch e Elias (2012), Koch (2005; 2009), Bakhtin (1997), Marcuschi (1998; 2005), Solé (1998), Kleiman (2014), Soares (2003), Cavalcante, Custódio Filho, Brito (2014), Cavalcante (2005), Mondada e Dubois (2003), entre outros. Esta pesquisa justificou-se, primordialmente, em função dos níveis insatisfatórios de proficiência em leitura aferidos por avaliações governamentais sistêmicas, e, diante disso, considerando a importância do trabalho satisfatório com leitura em sala de aula, verificamos a necessidade da proposição de novas estratégias, visando à transformação dessa realidade. A priori, partimos do seguinte questionamento: o estudo da referenciação, instanciado em anáforas indiretas pronominais e nominais, como estratégia de leitura, através do gênero conto de suspense, contribui para o desenvolvimento de habilidades leitoras do aluno do 8º ano do ensino fundamental? Metodologicamente, por meio de uma pesquisa-ação de expediente qualitativo, compusemos dois corpora, os quais constituem atividades de compreensão, interpretação textual, compostas por questões discursivas (Atividade diagnóstica – corpus I – e teste pós-intervenção – corpus II). À luz das análises concluídas, após aplicação das atividades interventivas, comprovamos a hipótese aventada neste estudo de que a partir de um estudo instigante e desafiador, dos processos referenciais numa perspectiva sociocognitivo- interativa, em específico das anáforas indiretas, com o gênero conto de suspense, devido à sua narrativa instigadora, é possível desenvolver a competência leitora dos alunos. Como conclusão geral, os resultados demonstram que o trabalho com a referenciação, numa perspectiva discursiva, contribui para o desenvolvimento proficiente de habilidades de compreensão leitora, uma vez que possibilita ao aluno o estudo do texto em sua completude, como produto inacabado, atentando-se aos explícitos, implícitos, produções de sentido a partir das escolhas lexicais e referenciais presentes nos gêneros, propicia, assim, a formação de um leitor coautor, crítico e autônomo diante dos recursos linguísticos inerentes a sua língua materna.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-04T15:49:49Z-
dc.contributor.refereeNepomuceno, Arlete Ribeiro-
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