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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPenido, Luiz Henrique Carvalho-
dc.contributor.authorBorges, Josilene Rodrigues.-
dc.date.accessioned2021-11-03T18:25:20Z-
dc.date.issued2021-03-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/459-
dc.description.abstractThis study aims to investigate the comic books language applied for verbal-visual literacy in a class of elementary school II. Its general purpose is to analyze, through theoretical and practical investigation, the difficulty of students in reading and interpreting texts that involve comic books language as well as the development of pedagogical intervention in the problem, in order to minimize it. Specifically, it aims to: a) research and study authors who approach knowledge related to comics language and literacy; b) elaborate didactic-pedagogical activities with the purpose of collect material for analysis; c) apply the didactic-pedagogical activities; d) elaborate an action plan to be developed in the group participating in the research; e) promote pedagogical intervention, intending to minimize the difficulties of reading and interpreting texts that involve comics language; f) compare the results obtained in the diagnostic phase with those of the postintervention phase to assess them; g) at the end of the research, contribute satisfactorily to the achievement of students reading proficiency, specifically regarding to texts that involve comics language. The hypotheses were as follows: a) from efficient strategies and practice of pedagogical intervention, the problems detected regarding to the difficulties in reading and interpretation of texts related to comics language would be softened, so that the reading competence of the research participants would be improved; b) the work with comic books language could provide favorable conditions for a possible interest in other comics besides Turma da Mônica, such as classic books adapted for comics. In order to carry out this study, we sought foundation in Linguistics and Semiotics and in researchers that deal with knowledge related to comics‟ language, like: Daniele Barbieri (2017), Cagnin (2014) Vergueiro (2009, 2010, 2014), Ramos Postema (2018). Luyeten and Lovetro (2017) and Santos Neto and Silva (2015), who approach comics and the possibilities they provide to the students in the pedagogical plan; Magda Soares (2009) and Rildo Cosson (2014a; 2014b), who deal with literacy practices and, among others, support this research. As for the methodological procedures adopted, we used action research to combine theoretical knowledge with practice, intervening in the problem detected and the quantitative-qualitative analysis for the evaluation of the data collected. At the end of the study, we understood that there was a significant advance in the posture of many students regarding comic books reading. Thus, through the use of comics, we believe we have contributed to the visual literacy of the participating students.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectletramento verbo-visualpt_BR
dc.subjectquadrinhospt_BR
dc.subjectlinguagem quadrinhísticapt_BR
dc.titleQuadrinhos em sala de aula: a linguagem quadrinhística aplicada ao letramento verbo-visual em uma turma de Ensino Fundamental IIpt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objeto de investigação a linguagem quadrinhística aplicada ao letramento verbo-visual em uma turma de Ensino Fundamental II. Seu objetivo geral é analisar, através de investigação teórico-prática, a dificuldade dos alunos participantes da pesquisa em ler e interpretar bem textos que envolvam a linguagem quadrinhística, bem como o desenvolvimento de intervenção pedagógica junto ao problema, a fim de minimizá-lo. Especificamente, objetiva: a) pesquisar e estudar autores que abordem conhecimentos referentes à linguagem dos quadrinhos e ao letramento; b) elaborar atividades didático-pedagógicas com o propósito de coletar material para análise; c) aplicar as atividades didático-pedagógicas; d) elaborar um plano de ação a ser desenvolvido na turma participante da pesquisa; e) promover a intervenção pedagógica, objetivando minimizar as dificuldades de leitura e interpretação de textos que envolvem a linguagem quadrinhística; f) comparar os resultados da fase diagnóstica com os da fase pós-intervenção para avaliação dos mesmos; g) ao término da pesquisa, contribuir satisfatoriamente para o alcance de melhor proficiência leitora dos alunos, especificamente no que se refere à leitura e à interpretação de textos que envolvam a linguagem quadrinhística. As hipóteses foram as seguintes: a) a partir de estratégias eficientes e da prática de intervenção pedagógica, os problemas detectados relativos às dificuldades de leitura e interpretação de textos que envolvam recursos da linguagem dos quadrinhos seriam amenizados, de modo que a competência leitora dos participantes da pesquisa seria aprimorada; b) o trabalho com a linguagem das HQs poderia oportunizar condições favoráveis a um possível interesse pela leitura de outros quadrinhos que não só Turma da Mônica, mas outras narrativas, inclusive clássicos adaptados em quadrinhos. Para a realização deste estudo, buscamos fundamentação na Linguística e Semiótica e em pesquisadores que abordassem conhecimentos referentes à linguagem dos quadrinhos, como: Daniele Barbieri (2017), Cagnin (2014) Vergueiro (2009; 2010; 2014), Ramos (2014), Postema (2018). Luyeten e Lovetro (2017) e Santos Neto e Silva (2015), que abordam os quadrinhos no plano pedagógico e as possibilidades que estes proporcionam aos alunos; Magda Soares (2009) e Rildo Cosson (2014a; 2014b), que tratam das práticas de letramento, entre outros, fundamentam esta pesquisa. Quanto aos procedimentos metodológicos adotados, utilizamos a pesquisa-ação para aliar os conhecimentos teóricos adquiridos à prática, intervindo no problema detectado e a análise quanti-qualitativa para a avaliação dos dados coletados. Ao final do estudo, entendemos que houve um avanço significativo na postura de muitos alunos com relação à leitura de quadrinhos. Desse modo, através da utilização das histórias em quadrinhos, acreditamos ter contribuído para o letramento visual dos alunos participantes.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-04T18:25:20Z-
dc.contributor.refereeLacerda, Priscila Brasil Gonçalves-
dc.contributor.refereeLima, Maria da penha Brandim de-
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