Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/462
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Maria de Lourdes Guimarães de-
dc.contributor.authorMaia, Monádia Alves Santana e-
dc.date.accessioned2021-11-04T13:08:53Z-
dc.date.issued2020-08-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/462-
dc.description.abstractResearch carried out with the purpose of answering the effects of the development of reading activities of the genre news for the literacy, in the journalistic sphere, of students of the 7th year of Ensino Fundamental II of the Tiburtino Pena State School, in the city of Francisco Sá, in Minas Gerais. The starting point was the hypothesis that a theoretical and methodologically based intervention, which provides students with knowledge of the concepts, objectives and informative character of updated news, generates greater interest and better effects on the actions of reading this genre and the consequent journalistic literacy. Its general objective is to contribute to the formation of students-readers of news able to position themselves critically before the facts reported, from reading practices that have journalistic literacy as the guiding axis. It is an investigation justified by the interest of providing the development of critical positions, through the reading of updated news, published in print support or in a digital environment, in order to meet the proposed in the National Common Curriculum Base and motivated by the unproductive experiences as a teacher of Língua Portuguesa in basic education. Its theoretical support is the understanding of reading from the sociointeractive point of view from the perspective proposed by Koch and Elias (2010) and Solé (1998); on critical reading and literacy in the perspectives of Freire (1997), Silva (1985), Kuenzer (2002), Rojo (2009) and Soares (2017), Bakhtin (1997), Charaudeau (2015), Marcuschi (2008), as well as the postulations of Solé (1998), Temer (2007), among others. The method was the action research since there was intervention and the methodology for both data collection and data analysis was qualitative. The results indicate that a theoretically reasoned and planned intervention is capable of arousing greater interest and changing the reality of the reading of students from the final years of Fundamental Education, especially if the reading of news is supported, leading them to seek information from the society where they live and providing maturity as consistently opinionated and critical citizen.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectGênero notíciapt_BR
dc.titleLetramento jornalístico: a notícia na formação do aluno-cidadão críticopt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLetraspt_BR
dc.description.resumoInvestigação realizada com a finalidade de responder quais os efeitos do desenvolvimento de atividades de leitura do gênero notícia para o letramento, na esfera jornalística, de alunos do 7o ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Tiburtino Pena, na cidade de Francisco Sá, em Minas Gerais. O ponto de partida foi a hipótese de que uma intervenção teórica e metodologicamente fundamentada, que proporcionasse aos alunos o conhecimento dos conceitos, objetivos e o caráter informativo de notícias atualizadas, geraria maior interesse e melhores efeitos nas ações de leitura desse gênero e o consequente letramento jornalístico. Tem como objetivo geral contribuir para a formação de alunos-leitores de notícias capazes de se posicionarem criticamente ante os fatos noticiados, a partir de práticas de leitura que tenham o letramento jornalístico como eixo norteador. É uma investigação justificada pelo interesse de proporcionar o desenvolvimento de posicionamentos críticos, por meio da leitura de notícias atualizadas, veiculadas no suporte impresso ou em ambiente digital, de forma a atender o proposto na Base Nacional Comum Curricular e motivada pelas experiências pouco produtivas como professora de Língua Portuguesa na educação básica. Tem como sustentação teórica a compreensão da leitura do ponto de vista sociointerativo sob a perspectiva proposta por Koch e Elias (2010) e Solé (1998); sobre leitura crítica e letramento nas perspectivas de Freire (1997), Silva (1985), Kuenzer (2002), Rojo (2009) e Soares (2017), Bakhtin (1997), Charaudeau (2015), Marcuschi (2008), assim como as postulações de Solé (1998), Temer (2007), entre outros. O método foi a pesquisa-ação já que houve intervenção e a metodologia, tanto para coleta quanto para análise dos dados foi a qualitativa. Os resultados apontam que uma intervenção teoricamente fundamentada e planejada é capaz de despertar maior interesse e de mudar a realidade da leitura de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, principalmente se contemplar a leitura de notícias, levando-os a buscar informações da sociedade onde vivem e proporcionando o amadurecimento como cidadão coerentemente opinativo e crítico.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-05T13:08:53Z-
dc.contributor.refereeMota, Maria Alice-
dc.contributor.refereeQueiroz, Érica Karine Ramos-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONÁDIA ALVES SANTANA E MAIA.pdf6,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.