Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/465
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Rita de Cássia Silva Dionísio-
dc.contributor.authorFonseca, Aderilson Pereira-
dc.date.accessioned2021-11-04T13:53:59Z-
dc.date.issued2018-04-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/465-
dc.description.abstractThis paper aims to promte the literary literacy in 9th grade students of a public elementary school in Pirapora, a city in the north of Minas Gerais state. It was proposed, based on the storytelling allied to performance and orality, to give the students opportunities to acquire the habit of reading cordel poetry, chronicles, tales and novels. Different strategies of literary texts reading were used; the analysis of literary texts of different genres and, also, activities of literary reading with emphasis on texts that represent the worlds and experiences of teenagers. Regarding the methodology, action-research was adopted since the investigation looked for the achievment of a practical result in the classroom, which would generate direct effects on the social environment of the students adressed. For this, a classroom intervention was applied. The results of the application of the intervention process were observed in two ways: first, through the observation of the student participation during project development; second, with application of a post-intervention questionaire, in which students answered about the work accomplished.It was found that the intervention process offered a greater interest of students in literary texts and also reinforced the desire of reading in those that already had it. Based on these reasons, we have found that the present research brought significant contributions to our students lives, generated literary literacy in many, awakened them to literature, introduced them to the possibility of expanding their reading formation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectFormação do leitorpt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.titleMeninos contadores de Histórias: da tradição à modernidadept_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetivou promover o letramento literário em alunos do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Pirapora, situada no Norte de Minas Gerais. Propôs-se, a partir da contação de histórias, aliada à performance e à oralidade, possibilitar aos discentes oportunidades de adquirirem o hábito de leitura de poesias de cordel, crônicas, contos e romances. Foram utilizadas diversas estratégias de leitura dos textos literários; a análise de textos literários de diferentes gêneros e, também, atividades de leitura literária com ênfase em textos que representam os mundos e experiências dos adolescentes. Como metodologia, foi adotada a pesquisa-ação, pois o trabalho visou alcançar um resultado prático em sala de aula, que gera efeitos diretos no meio social em que vivem os estudantes abordados. Para isso, foi aplicada uma intervenção em sala de aula. Os resultados da aplicação do processo de intervenção foram observados de duas formas: primeiro, através da observação da participação dos alunos durante o desenvolvimento do projeto; segundo, com a aplicação de um questionário pós-intervenção, em que os estudantes responderam sobre o trabalho realizado. Constatou-se que o processo de intervenção gerou em muitos alunos um maior interesse pelo texto literário, e reforçou o desejo de ler naqueles que já o tinham. Por esses motivos, constatamos que a pesquisa realizada trouxe contribuições significativas para a vida de nossos alunos, gerou o letramento literário em muitos, despertou-os para a literatura, apresentou-lhes possibilidades para a ampliação de sua formação leitora.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-05T13:53:59Z-
dc.contributor.refereeSilva, Evaldo Balbino da-
dc.contributor.refereeOliveira, Ilca Vieira de-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aderilson Pereira Fonseca.pdf4,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.