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dc.contributor.advisorMota, Maria Alice-
dc.contributor.authorRocha, Cassilmara Rejane da-
dc.date.accessioned2021-11-04T15:54:40Z-
dc.date.issued2018-03-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/470-
dc.description.abstractThis research seeks to reflect on the mother tongue teaching aiming to reduce perceived difficulties on the process of reading in a specific way, taking into account the adverbs in the construction of meaning by the students of the 8th grade of the Elementary School II, class 82 of the Mestra Bezinha Gandra State School. The hypothesis is that the students’ difficulty to recognize certain discursive strategies used in the production of discourse, among which being the use of adverbs one of the factors that prevent students from reading a text effectively. As theoretical basis, we chose the conception of textual genres by Bakhtin (1992, 2003); through reading strategies by Koch e Elias (2009, 2015) and Solé (1998, 2012); Kleiman (1995, 2016), Castilho and Castilho (1992, 1996); conceptions of reading adopted by Freire (1902) and Antunes (2003, 2009); cognitive aspects of reading, Cagliari (1997) and Fulgêncio e Liberato (2004), in the understanding of reading as a process in which individuals of society convey linguistic messages in order to recover the thought of the other. Rojo (2012) and Lemke (2010) who represent the theoretical currents regarding literacy and multiliteracy; Bechara (2009), with the system of symbolic signs; Marcuschi (2008), with linguistic postulations; Smith (2003) and Foucambert (1994), with postulations about reading, understanding, relating it to relevant aspects of the world around us claiming that reading means being questioned by the world and by oneself; Ilari (1992) and Bronckart (1999), aspects on thematic modifications; Neves (2015, 2016) who advocates the good use of language; and the National Curriculum Parameters of the Portuguese Language (PCN, 1998) which contribute to linguistic elements in a punctual way: language, language in the communication process. This research was motivated by a situation which happened in the classroom, in relation to the level of reading presented by the students of the researched class. When analyzing the performance of these students in the day to day classroom great difficulty to read texts was found. Thus, through the action research we intended to use the theoretical and methodological assumptions of Textual Linguistics and ethnographic research to verify the semantic value of adverbs in the construction of the text meaning and also to contribute to the process of textual understanding and interpretation, applying the Pedagogical Intervention Proposal. In this way, it aims to minimize the difficulties found in the process of teaching and learning Portuguese in the reading classes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectAdvérbiospt_BR
dc.subjectSentidopt_BR
dc.titleProdução de leitura: os valores semânticos dos advérbios na construção de sentido do textopt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou refletir sobre o ensino de língua materna, almejando diminuir as dificuldades apresentadas pelos alunos do 8.º ano do Ensino Fundamental II, turma 82 da Escola Estadual Mestra Bezinha Gandra, localizada em Itamarandiba, MG, Vale do Jequitinhonha, atentando-se especificamente ao reconhecimento dos advérbios e seu valor semântico na construção de sentido do texto. As perguntas científicas que conduziram esta pesquisa foram: ―Quais são as dificuldades apresentadas pelos alunos do 8.º Ano do EF II, da Escola Estadual Mestra Bezinha Gandra, para mobilizar as estratégias linguísticas e cognitivo-discursivas adverbiais necessárias para se ler um texto com competência?‖ e ―Quais os tipos de ações metodológicas possibilitariam o desenvolvimento de habilidades que permitam a esses alunos a mobilização dessas estratégias linguísticas e cognitivo-discursivas, para que se tornem leitores competentes?‖ A hipótese que levantamos para o estudo é a de que a dificuldade dos alunos em reconhecer determinadas estratégias discursivas usadas na produção do discurso, entre as quais se encontra o emprego dos advérbios, constitui um dos fatores que impedem os alunos de ler um texto de modo eficaz. Como fundamentação teórica, optou-se pela concepção de gêneros textuais em Bakhtin (1992, 2003); pelas estratégias de leitura de Koch e Elias (2009, 2015) e Solé (1998, 2012); Kleiman (1995, 2016),Castilho e Castilho (1992, 1996, 2006); concepções de leitura adotadas por Freire (1992) e Antunes (2003, 2009); aspectos cognitivos da leitura, Cagliari (1997) e Fulgêncio e Liberato (2004), na compreensão da leitura como processo em que os indivíduos da sociedade realizam manifestações linguísticas na tentativa de recuperar o pensamento de outro; Rojo (2012) e Lemke (2010), que representam as correntes teóricas a respeito de letramentos e multiletramentos; Bechara (2009), com o sistema de signos simbólicos; Marcuschi (2008), com postulações linguísticas; Smith (2003) e Foucambert (1994), e suas contribuições teóricas com relação a leitura, a compreensão; relacionando-as aos aspectos relevantes do mundo à nossa volta, afirmando que: ler significa ser questionado pelo mundo e por si mesmo; Ilari (1992) e Bronckart (1999), aspectos sobre modalizações temáticas; Neves (2015, 2016), que defende o bom uso da linguagem. O que motivou esta pesquisa foram as dificuldades percebidas em sala de aula quanto ao processo de leiturização por alunos do 8.º ano do Ensino Fundamental II. Atentou-se para a colaboração dos advérbios na construção de sentido do texto, uma vez que a não percepção desses advérbios enquanto recursos linguísticos na construção de sentido dos textos constitui um dos fatores que impedem os alunos de ler de modo eficaz. Assim, pretendeu-se, por meio da pesquisa-ação, lançando mão dos pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Textual e da pesquisa etnográfica, verificar o valor semântico dos advérbios na construção de sentido do texto e contribuir para o processo de compreensão e interpretação textual, aplicando Proposta de Intervenção Pedagógica. Desse modo, objetiva-se minimizar as dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem de leitura.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-05T15:54:41Z-
dc.contributor.refereePeixoto, Ana Cristina Santos-
dc.contributor.refereeBarbosa, Liliane Pereira-
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