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dc.contributor.advisorBarbosa, Liliane Pereira-
dc.contributor.authorLopes, Clarice Nogueira-
dc.date.accessioned2021-11-04T16:12:32Z-
dc.date.issued2018-03-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/471-
dc.description.abstractThis research aimed to analyze the transposition of the phenomenon of monotongation to the writing of elementary school students. Therefore, we hypothesized that students' writing is influenced by monotongation and that an intervention can contribute to the student's orthographic writing development. Based on the hypotheses raised, the objective was to analyze the transposition of the phonetic-phonological phenomenon of monotongation in the writing of the seventh-7rd grade students from São Luiz Rotary Municipal School, located in the urban area of the city of Montes Claros (MG). An intervention was developed that minimized this speech interference in your writing. In the development of the work, the methodology used was the action research, in addition to the quantitative and qualitative analysis, which enabled the researcher to reflect on the linguistic phenomena used by the students during the learning process. As regards the observation of the phenomenon of the transposition of monotongation, the following linguistic variables were considered: a) diphthong <ou> inside and at the end of the word; b) diphthong <ei> before ; c) diphthong <ai> before ; d) grammatical category (nouns, verbs, pronouns and adjectives). Non-linguistic variables were also considered, namely: e) the sex of the participants; f) age group; g) schooling; h) geographical area. Two diagnostic activities were applied to the students of the X 7rd , and it was possible to verify the occurrence of the transposition of monotongation of the diphthong <ou> in the final tonic syllables, as in atiro, rather than "atirou"; and within the words, as in robo, written in the place of "roubo". It was also verified the deletion of the glide of the diphthongs <ai> and <ei>, as in caxa and coquero, instead of "caixa" and "coqueiro". From the diagnosis, an intervention plan was developed to be applied, based on Morais's (2000) postulations on the teaching of spelling. The results obtained in the post-intervention phase allowed to verify the reduction of the transposition of monotongation in the written texts by the students. Therefore, this work is justified, since, by allying theory and practice, it made possible a concrete action within the researched universe.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMonotongaçãopt_BR
dc.subjectOrtografiapt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.titleA monotongação na escrita dos alunos do Ensino Fundamental IIpt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa pretendeu analisar a transposição do fenômeno da monotongação para a escrita dos alunos do Ensino Fundamental. Para tanto, hipotetizamos que a escrita dos estudantes é influenciada pela monotongação e que uma intervenção pode contribuir para o desenvolvimento da escrita ortográfica dos alunos. Tomando por base as hipóteses levantadas, objetivamos analisar a transposição do fenômeno fonético-fonológico da monotongação para a escrita dos estudantes do 7.º Ano X da Escola Municipal Rotary São Luiz, localizada na zona urbana da cidade de Montes Claros (MG), para que fosse desenvolvida uma intervenção que minimizasse essa interferência da fala em sua escrita. Para tanto, buscou-se ancoragem na Sociolinguística, que considera a língua em uso na sociedade, em seus diversos contextos comunicativos, e em reflexões teóricas sobre o ensino da ortografia. No desenvolvimento do trabalho, a metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, além da análise quantitativa e qualitativa, que possibilitou que o pesquisador refletisse acerca dos fenômenos linguísticos utilizados pelos alunos durante a aprendizagem. No que concerne à observação do fenômeno da transposição da monotongação, foram consideradas as seguintes variáveis linguísticas: a) ditongo <ou> no interior e no final de palavra; b) ditongo <ei> antes de ; c) ditongo <ai> antes de; d) categoria gramatical (substantivos, verbos, pronomes e adjetivos). Considerou-se, também, variáveis não linguísticas, a saber: e) sexo dos participantes; f) faixa etária; g) escolaridade; h) área geográfica. Foram aplicadas duas atividades diagnósticas para os alunos do 7.º Ano X, sendo possível verificar a ocorrência da transposição da monotongação do ditongo <ou> em sílabas tônicas finais, como em atiro, em vez de “atirou”; e no interior das palavras, como em robo, grafada no lugar de “roubo”. Verificou-se, ainda, o apagamento do glide dos ditongos <ai> e <ei>, como em caxa e coquero, em vez de “caixa” e “coqueiro”. A partir do diagnóstico, foi elaborado um plano de intervenção para ser aplicado, tomando como base as postulações de Morais (2000) acerca do ensino da ortografia. Os resultados obtidos na fase pós-intervenção permitiram verificar a redução da transposição da monotongação nos textos escritos dos alunos. Sendo assim, este trabalho justifica-se, uma vez que, ao aliar teoria e prática, possibilitou uma ação concreta dentro do universo pesquisado.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-05T16:12:32Z-
dc.contributor.refereePeixoto, Ana Cristina Santos-
dc.contributor.refereeMota, Maria Alice-
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