Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/472
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartins, Antônio Carlos Soares-
dc.contributor.authorLemos, Cleunice da Silva-
dc.date.accessioned2021-11-04T16:34:19Z-
dc.date.issued2018-03-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/472-
dc.description.abstractThis study analyzes how the work with short stories in Portuguese Language classes in the final years of elementary school with the objective of promoting critical education through the development of skills in understanding, interpreting and elaborating opinions about the themes addressed in the texts. It is justified by the need to present to the students of a school in the state education network, from the Northern region of Minas Gerais, strategies that enable understanding, interpretation and production of opinion texts. To that end, an action research was developed, according to Michel Thiollent (1998), in Action Research Methodology. The short story is pointed out as a guiding textual genre because it belongs to the literary field and because it collaborates with the literary, critical and social formation of the students. For this reason, we sought to contribute to the preparation of students to act with autonomy and criticality in the contexts and uses of the language, considering it as a cultural, historical and social phenomenon. The intervention was carried out based on the theoretical and methodological basis of the TEP strategy (Text, Stimulus and Practice), based on the contributions of Ernani Terra and Jéssyca Pacheco (2017), in O conto na sala de aula (The short story in the classroom). The activities culminated in presentations to the school community of the afternoon shift, with literary exposition, presentation of sketchbooks of the researched, dramatizations and a debate the author of three short stories worked on the intervention. It reflects on the level and process of text-sense building, based on the students' responses to the final activity of the intervention. Initially, the students' understanding and interpretation was limited to the identification of elementary utterances, that is, minimal meaning of narratives, according to Terra and Pacheco (2017). The sharing of reading, individual and team work contributed to the construction of meaning and critical training of students and to the development of reading ability, especially in aspects related to linguistic, thematic construction and narrative sub-understandings. In the end, they pointed out performance in the plane of meaning of the abstractions of the speeches, they showed appreciation in texts literary and criticality in the elaboration of opinions.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectContopt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectFormação do leitorpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleContribuições do conto para a formação crítica de adolescentes: uma experiência com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLetraspt_BR
dc.description.resumoEste estudo analisa o trabalho com contos, nas aulas de Língua Portuguesa, nos anos finais do ensino fundamental, com o objetivo de promover uma educação crítica a partir do desenvolvimento de habilidades em compreensão, interpretação e elaboração de opinião, acerca das temáticas abordadas nos textos. Justifica-se pela necessidade de apresentar aos estudantes de uma escola da rede estadual de ensino, da região Norte de Minas Gerais, estratégias que possibilitem compreensão, interpretação e produção de textos de opinião. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa-ação, conforme Michel Thiollent (1998), em Metodologia da pesquisa-ação. Aponta-se o conto como gênero textual norteador, por pertencer ao campo literário e por colaborar com a formação literária, crítica e social. Por essa razão, buscou-se contribuir com a preparação dos participantes para atuarem com autonomia e criticidade nos contextos e usos da língua, considerando-a como fenômeno cultural, histórico e social. A intervenção foi realizada tendo como base teórica e metodológica o percurso gerativo de sentido pela estratégia Texto, Estímulo e Prática (TEP), a partir das contribuições de Ernani Terra e Jéssyca Pacheco (2017), em O conto na sala de aula. As atividades culminaram em apresentações à comunidade escolar do turno vespertino, com exposição literária, apresentação de cadernos de produção dos participantes, dramatizações e um debate com o autor dos três contos trabalhados na intervenção. Reflete-se acerca do nível e do processo de construção de sentido de textos, com base em respostas dos participantes nas atividades finais da intervenção. Inicialmente, a compreensão e interpretação feitas pelos estudantes limitavam-se à identificação de enunciados elementares, ou seja, significação mínima das narrativas, conforme Terra e Pacheco (2017). O compartilhamento da leitura, trabalhos individuais e em equipes contribuíram para a construção de sentidos, para a formação crítica, para o desenvolvimento de habilidades de leitura, especialmente em aspectos ligados à construção linguística, temática e aos subentendidos das narrativas. Ao final, os participantes apresentaram avanço no desempenho de construir o plano de sentido das abstrações dos discursos, demonstraram apreço aos textos literários e criticidade na elaboração de opiniões.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-05T16:34:19Z-
dc.contributor.refereeSantos, Rita de Cássia Silva Dionísio-
dc.contributor.refereeTeixeira, Gustavo Leal-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLEUNICE DA SILVA LEMOS.pdf7,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.