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dc.contributor.advisorNepomuceno, Arlete Ribeiro-
dc.contributor.authorSantos, Vanessa Luciana dos-
dc.date.accessioned2021-11-05T14:51:46Z-
dc.date.issued2015-08-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/485-
dc.description.abstractThis study aims to introduce intervention strategies in order to develop students' abilities to learn how to order and organize ideas in the written argumentative text with coherence and cohesion so that the text progresses thematically. Because of the need of social demand for competent readers and writers as well as to contribute to the introduction of students in the writing world, we investigated the thematic progression regarding the reasons why students fail to elaborate meaningful arguments in the genre opinion article. Based on the theoretical framework of Textual Linguistics (KOCH;TRAVAGLIA, 1995; KOCH;ELIAS, 2012; KOCH, 2013), of the theory of argumentation (PERELMAN;TYTECA, 2005) and semiolinguistics of Discourse Analysis (CHARAUDEAU, 2009) in this qualitative action research, at first, we use the textual record of students from the 6th. grade of a public elementary school in Montes Claros , MG, collected in the second semester of 2013 to compose the corpus I. Later, in the second semester of 2014, there was another collection for the corpus II in which after the completion of the intervention proposal, we intended to detect changes and aimed progress. In this bias, the texts produced in these two moments of collection were confronted; therefore, we worked with two corpora. In light of the analyzed corpora after the intervention activities, the results prove the hypothesis outlined that the teaching of interventional strategies leads to proper use of coherence mechanisms and discourse markers, causing students to produce more coherent argumentative texts complying with the thematic progression in a more discursive perspective of language use. As a more general conclusion, we evidenced the need for the argumentation study all through the year of schooling and the practice of reading as the foundation of the act of arguing as well.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectTextualidadept_BR
dc.subjectProgressão temáticapt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.titleA progressão temática em textos argumentativos de alunos do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoO estudo empreendido objetiva apresentar estratégias de intervenção, com o propósito de desenvolver habilidades dos alunos para buscar sanar dificuldades em ordenar e organizar ideias no texto argumentativo escrito, obedecendo à coerência/coesão, de modo que o texto progrida tematicamente. Em função da necessidade da demanda social por leitores e escritores competentes, assim como com o intuito de contribuir para a inserção do aluno no mundo da escrita, investigamos a progressão temática, no tocante as razões pelas quais os alunos não conseguem construir sentido entre os argumentos utilizados no gênero artigo de opinião. Partindo do aporte teórico da Linguística Textual (KOCH;TRAVAGLIA, 1995; KOCH;ELIAS, 2012; KOCH, 2013), da Teoria da Argumentação (PERELMAN;TYTECA, 2005) e da Semiolinguística da Análise do Discurso (CHARAUDEAU, 2009), nesta pesquisa-ação, de expediente qualitativo, num primeiro momento, valemo-nos do registro textual de alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Montes Claros/MG, coletados no segundo semestre de 2013 para constituir o corpus I. Posteriormente, no segundo semestre de 2014, houve nova coleta para constituição do corpus II, na qual, após a realização da proposta de intervenção, buscou-se detectar mudanças e progressos almejados e alcançados. Nesse viés, foram confrontados os textos produzidos nesses dois momentos de coleta. Assim sendo, trabalhamos com dois corpora. À luz dos corpora analisados, após aplicação das atividades interventivas, os resultados comprovam a hipótese aventada de que o ensino de estratégias interventivas leva ao uso adequado dos mecanismos de coerência e dos marcadores do discurso, fazendo com que os alunos produzam textos argumentativos mais coerentes, que obedeçam à progressão temática numa perspectiva mais discursiva do uso da língua. Como conclusão mais geral, evidenciamos a necessidade do estudo da argumentação em todo ano de escolaridade, tendo a prática de leitura como fundamento do ato de argumentar.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-06T14:51:46Z-
dc.contributor.refereeMuniz, Maria Ieda Almeida-
dc.contributor.refereeRibeiro, Maria Clara Maciel de Araújo-
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